Sinais, símbolos e figuras: aprenda a usá-los para incrementar seus textos

3 min de leitura
Imagem de: Sinais, símbolos e figuras: aprenda a usá-los para incrementar seus textos

Você certamente já deve ter se deparado com a seguinte situação: precisa, por algum motivo, usar algum caractere especial — como “©”, “±”, “Ø”, “?”ou “?” — e não acha o dito cujo de maneira alguma no teclado. Aperta o Shift, tenta o Alt, segura o Ctrl... Combina até o Caps Lock com o Scroll Lock na esperança de sair alguma coisa. E nada.

Outra situação comum acontece quando aquele(a) seu amigo(a) coloca o nome todo incrementado no MSN ou Orkut. Cheio de letras estranhas, acentos de outros idiomas, notas musicais e coisas que estão muito além do mísero teclado que você vê em sua frente. E o pior é que ele insiste em não contar como fez!

O que muitos não sabem é que, além do Shift e do Caps Lock, o Alt também é uma tecla usada para se conseguir vários símbolos extras. Comecemos pelo Alt da direita, também conhecido como Alt Gr. Ele é responsável pela terceira linha de caracteres que, muitas vezes, já aparece escrita no teclado. É só segurá-lo e testar os números e acentos para conseguir algumas opções diferentes para inserir em seus textos.

Mas o grande segredo vem de uma combinação mágica entre o Alt da esquerda e o teclado numérico, o Num Lock. Juntos, ambos são capazes de dar vida a símbolos estranhos e engraçados, além de alguns caracteres realmente úteis para determinadas áreas de trabalho. Acompanhe abaixo como se faz para inserir esses sinais e, em seguida, veja a tabela com alguns exemplos de atalhos.

Procedimento para criar os caracteres

1.   Tenha certeza de que o “Num Lock” está ativado. A tecla fica à direita do teclado, próxima aos caracteres numéricos e, quando pressionada, acende uma luz indicando seu funcionamento.
2.    Aperte e segure o ALT da esquerda.
3.   Enquanto o ALT está apertado, digite a sequência numérica no teclado da direita. Lembre-se de que cada código da tabela abaixo resulta em uma figura diferente.
4.    Solte a tecla ALT e o símbolo ou caractere irá aparecer.

Exemplos de atalhos:

Detalhe do código.

Alt+1 = ?
Alt+3 = ♥
Alt+14 = ?
Alt+11 = ?
Alt+12 = ?
Alt+16 = ?
Alt+177 = ¦
Alt+0137 = ‰
Alt+0169 = ©
Alt+0216 = Ø

Mapa de caracteres do Windows

Fora os caracteres inseridos através dos códigos junto ao Alt, o Windows permite ainda uma variedade imensa de ideogramas separados por alguns subgrupos. Muitos deles são aceitos em nicknames, YouTube, Orkut, Facebook, chats e outros, além de serem capazes de compor nomes de arquivos e pastas no PC.

Para chegar até o mapa de caracteres, vá ao Menu Iniciar e clique em “Todos os programas”. Na sequência, clique na pasta “Acessórios”, siga em “Ferramentas do Sistema” e finalize em “Mapa de Caracteres”. Procure o que você quer, clique em “selecionar” (ou dê dois cliques) e logo após vá em “copiar”. Os caracteres escolhidos podem ser colados onde você quiser.

Contudo, ao contrário do que possa parecer, o Windows permite salvar nomes de arquivos e pastas com esses tipos de símbolos. As únicas restrições de caracteres são: \ / : * ? “ < > |. Fora isso, tudo é válido. O único outro limite a ser respeito é o de total de caracteres, cujo curioso saldo soma 222.

Portanto, agora é só usar a criatividade para personalizar suas pastas favoritas!

Pastas personalizadas.

Acessando pelo Word

Para acessá-los via Word, e só seguir em Inserir > Símbolos > Mais Símbolos. Agora, basta escolher qual dos símbolos você quer usar e clicar em “Inserir”. Lembrando que, depois de incluídos, esses caracteres podem ser copiados e colados em outras localidades sem problema algum.

Notebooks e outras ressalvas

Normalmente, em laptops não há teclado numérico.  No entanto, existe uma forma bem simples de acessar comandos equivalentes. Basta segurar a tecla “Fn” e depois o “Alt” para tornar o meio do teclado um correspondente ao Num Lock.

Feito isso, a correspondência segue a seguinte regra: M=0, J=1, K=2, L=3, U=4, I=5, O=6, 7=7, 8=8, e 9=9. Então, para fazer o símbolo “¤” (Alt + 15) em um notebook, será preciso manter pressionados o “Fn” e o “Alt”, digitar “J” e “I” e depois soltar todas as teclas.

Importante: certos aplicativos e jogos não reconhecem alguns dos caracteres feitos através do Alt. Isso se deve ao tipo de programação utilizada em seus códigos. Nesses casos, ao digitar uma sequência numérica do Alt, o que pode aparecer é uma duplicação de outro caractere qualquer ou um quadrado de erro.

Agora que você já sabe como funciona, divirta-se ?? → ♥ ← ??!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.