Samsung anuncia monitor gamer curvo com tecnologia Quantum Dot

2 min de leitura
Imagem de: Samsung anuncia monitor gamer curvo com tecnologia Quantum Dot

Durante a IFA 2016, um dos maiores eventos de tecnologia no ano, a Samsung vai apresentar oficialmente os seus novos monitores com tecnologia Quantum Dot. Essa técnica de exibição já está presente nos televisores UHD da marca, mas agora chega a outro segmento: o de monitores gamer.

A Samsung anunciou através de seu site dois novos modelos, o CFG70 e o CFG91, os primeiros monitores gamer a virem com a tecnologia Quantum Dot. Além do aprimoramento na qualidade das imagens, os dispositivos dessa série também terão um design curvo, favorecendo a imersão durante a jogatina.

CFG70

Oferecendo modelos com tamanhos de 24 e 27 polegadas, a série CFG70 apresentará um design batizado de "Super Arena" com uma curvatura de 1800R. O som interativo será acompanhado por iluminação LED, que promete proporcionar uma experiência incrível. O tempo de resposta será de 1 m/s e a taxa de atualização poderá chegar a até 144 Hz.

O monitores CFG70 virão com o que é chamado de Gaming UX OSD, uma interface para interagir com as configurações do modelo. Através desse menu, os jogadores poderão alterar todas as opções, ajustando a taxa de atualização, resolução e outras características.

CFG70

CF791

O outro monitor gamer apresentado pela Samsung é considerado o display com a maior curvatura do mercado. O modelo CF791, de 34 polegadas, tem 1500R, o que indica um raio de curvatura de 1,5 mm.

Esse monitor gamer possui uma taxa de atualização máxima mais baixa – 100 Hz –, mas já vem integrado com a tecnologia AMD FreeSync. Essa é uma estratégia eficiente para atrair o público gamer que possui uma placa de vídeo compatível com essa tecnologia da AMD.

CF791

Quantum Dot

Para gerar as cores vermelha, azul e verde, as televisões de LCD usam filtros especiais que ajudam a colorizar, polarizar e difundir a luz recebida pelos cristais. Porém, há alguns detalhes desse processo que poderiam ser otimizados.

Para começar, esses filtros deixam passar um espectro bastante largo de cores. Dessa forma, ao criar a cor vermelha, por exemplo, os filtros também exibem diversas outras cores avermelhadas. Como se não bastasse, 90% da luz emitida pelos LEDs brancos — que são LEDs azuis revestidos por fósforo amarelo — acaba sendo perdida ao passar pelos filtros ópticos.

No caso dos Quantum Dots, não é necessário usar LEDs brancos, já que a tecnologia é capaz de usar a luz dos LEDs azuis diretamente, transformando-a de maneira mais eficiente que o fósforo do modelo antigo e convertendo-a para cores vermelhas e verdes puras, ou seja, com um controle maior na passagem do espectro de luz.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.