Cidade holandesa vai usar estradas de plástico reciclado estilo LEGO

1 min de leitura
Imagem de: Cidade holandesa vai usar estradas de plástico reciclado estilo LEGO
Imagem: VolkerWessels

Via de regra, é comum vermos estradas de asfalto, mas o governo de uma cidade holandesa decidiu fazer algo um pouco diferente: criar caminhos feitos com plástico reciclado em um projeto conceito que recebeu o nome PlasticRoad.

Construída pela empresa VolkerWessels, a estrada em questão utiliza apenas plástico reciclado jogado no oceano e em plantas de incineração. Esse conceito foi apresentado em julho e atraiu a atenção da cidade de Rotterdam, que ofereceu uma área para que eles testem o projeto.

Segundo o site The Guardian, a primeira proposta é de construir uma ciclovia em um projeto que deve levar três anos para ser concluído. Como é possível ver nas imagens apresentadas nesta notícia, as partes dessa área vão funcionar de maneira parecida com peças de LEGO, facilitando inclusive a adição de cabos e encanamentos nesses locais caso o governo local queira.

Se o coneito funcionar, a ideia pode se espalhar para outros países

Será que funciona?

A essa altura algumas pessoas podem estar pensando que uma estrada de plástico pode não ser muito boa em períodos mais quentes, mas os responsáveis pelo projeto revelaram que ele pode suportar temperaturas que variem entre -40°C e 80°C sem grandes problemas. Além disso, há chances de que ela sobreviva três vezes mais tempo que uma via comum, com a vantagem de que, uma vez inutilizada, é possível reciclar o material mais uma vez para construir outra via.

Uma vez inutilizada, é possível reciclar o material mais uma vez para construir outra via

Caso o projeto funcione, é bem provável que ele acabe atraindo a atenção de governos de outros países. Será que o Brasil também entraria nessa brincadeira? Deixe a sua opinião no espaço destinado aos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.