Pagar com cartão nos EUA não vai mais precisar de assinatura, nem de senha

1 min de leitura
Imagem de: Pagar com cartão nos EUA não vai mais precisar de assinatura, nem de senha
Imagem: veja

Ao mesmo tempo que os EUA podem ser um país que incentiva o avanço da tecnologia no mundo, eles também conseguem ser absurdamente retrógrados. Só o fato de eles não utilizarem o sistema métrico — como o resto do mundo — já diz muito, mas o fato de não ser obrigatório usar chip e senha para fazer pagamentos com cartão por lá é o que realmente nos faz pensar o que tem na cabeça das autoridades por lá. De acordo com informações do New York Times e do The Verge, consumidores não precisarão mais assinar recibos de pagamentos com cartão de crédito nos EUA. Um avanço, certo?

Nenhum tipo de rastro, nem mesmo um rabisco em um recibo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nem tanto. Parece que, apesar de assinatura estar sendo considerada inútil e totalmente insegura, ela não será substituída por uma senha ou qualquer coisa do tipo. Ou seja, a única forma de autenticação foi eliminada, e nenhuma outra foi colocada no lugar. Dessa forma, se você estiver passeando pelos EUA e alguma pessoa mal-intencionada encontrar um cartão que você perdeu ou esqueceu no caixa, ela pode comprar o que quiser sem deixar nenhum tipo de rastro, nem mesmo um rabisco em um recibo.

O fim da assinatura já vinha sendo anunciado nos EUA desde 2010, quando pequenas transações passaram a não requerer mais esse tipo de autenticação que ninguém acabava conferindo. Agora, ela não é mais obrigatória para qualquer valor de compra. É só mostrar o cartão e pronto.

A mudança será implementada por empresas como MasterCard, American Express e Discover já no dia 13 de abril. A Visa também entrará nessa onda ainda neste mês, mas não tem uma data marcada para tal. Segundo o The Verge, a oportunidade de implementar a senha nos EUA foi perdida pelo simples fato de os estabelecimentos comerciais não estarem a fim de exigir isso dos clientes em nome da comodidade.

Cartões de crédito e débito no Brasil são obrigados a operar com senha e chip há muitos anos, assim como na maior parte do mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.