Fim de treta: Uber concorda em pagar USD 245 milhões para Alphabet

2 min de leitura
Imagem de: Fim de treta: Uber concorda em pagar USD 245 milhões para Alphabet
Imagem: Uber

Depois de momentos de tensão, a Uber chegou a um acordo com a Alphabet para encerrar a briga judicial. A empresa de compartilhamento de caronas concordou em pagar cerca de USD 245 milhões para a Waymo, braço do Google para pesquisa de carros autônomos.

A holding acusava a Uber de conspirar com um ex-funcionário, Anthony Levandowski para roubar segredos de desenvolvimento. Levandowski trabalhou no Google quando a Waymo era apenas um departamento do buscador e saiu da empresa para fundar a startup Otto, que seria adquirida pela Uber na sequência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os termos do acordo estipulam o pagamento de USD 245 milhões em participação na Uber. O que significa que a Alphabet passa a ter uma parte maior da empresa de compartilhamento de carros.

UberDa esquerda para direita: Travis Kalanick (ex-CEO), Dara Khosrowshahi (atual CEO) e Arianna Huffington (membro do conselho)

O valor foi decidido com base em 0,34% de sua última rodada de financiamentos. Fontes citadas pelo Recode aponta que foi tomada como base a avaliação de USD 72 bilhões do valor de mercado da Uber. A avaliação não leva em conta o valor fixado pela SoftBank em seu investimento anterior.

Amigas e rivais

Em comunicado, a Waymo afirma que o acordo vai proteger a propriedade intelectual da empresa.

Estamos comprometidos a trabalhar com o a Uber para ter certeza que cada companhia desenvolva sua própria tecnologia. Isso inclui um acordo para garantir que qualquer informação confidencial da Waymo não será incorporada pela Uber

No comunicado sobre o acordo, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi chama a Alphabet de parceira.

Para nossos amigos na Alphabet: somos parceiros, vocês são inivestidores importantes da Uber, e compartilhamos da mesma crença no poder que a tecnologia tem para mudar o mundo para melhor. Claro que também somos competidores

A verdade é que a pendenga judicial já estava ganhando tons de show de horror, com vídeos de YouTube, acusações de trapaça em joguinhos de celular e até o ex-CEO da Uber dizendo que assinava documentos sem ler o tempo todo. Pelo jeito, ficou bom para todo mundo, né?

Curtiu o texto? Saiba que isso é só um gostinho do que é publicado diariamente na newsletter do The BRIEF, que traz as principais notícias do mercado de tecnologia pra você, todas as manhãs. É serious, é business, mas com um jeitão bem descontraído (#mozão). Para assinar, é só clicar ali -> aqui

Fim de treta: Uber concorda em pagar USD 245 milhões para Alphabet via The Brief

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.