Teste de benchmark analisa as diferenças entre modelos de iPad Pro

2 min de leitura
Imagem de: Teste de benchmark analisa as diferenças entre modelos de iPad Pro
Imagem: PC Advisor

O mês de junho começou com a divulgação do review do iPad Pro com tela de 9,7 polegadas feito pelo site de benchmark AnandTech, e o resultado do processo mostrou coisas interessantes: mesmo com diferenças notáveis de especificação entre os modelos de diferentes tamanhos do tablet da Apple, a performance real de ambos chega a ser muito parecida em certos quesitos.

O iPod Pro de 9,7 polegadas foi comparado à versão maior do dispositivo, com 12,9 polegadas, e a uma diversidade de outros dispositivos similares tanto da Apple quanto de empresas concorrentes. Entre os dispositivos que passaram pelo teste de benchmark estão iPad Air 2iPad Mini 4iPhone 6sNexus 9 e Pixel C ,da GoogleSamsung Galaxy S6 e LG G5.

Alto desempenho

Apesar de o iPad Pro de 9,7 polegadas possuir a metade da memória RAM encontrada no modelo de 12,9 polegadas (2 GB contra 4 GB), a versão maior não apresenta uma performance duas vezes melhor. Na realidade, a diferença entre os dois dispositivos é mínima, com ambos se destacando bastante entre os concorrentes no teste.

Nos testes de navegador, realizados com o Google Chrome, o Safari e o Internet Explorer, o iPad Pro de 9,7 polegadas se aproximou muito do desempenho de seu irmão maior, com um tempo de resposta de 1.666,0 ms. Vale ressaltar que esse quesito é ordenado ao contrário, ou seja, valores menores são melhores. Confira o gráfico:

Gráfico do teste de navegador

No quesito de média de quadros por segundo, a diferença entre os tablets da Apple é um pouco maior, mais próxima do que se espera com a distinção de hardware entre ambos. Porém, na prática, Brandon Chester – o responsável pelo teste de benchmark – considera que não há muita diferença visível de performance.

Ambos os modelos de iPad Pro têm aproximadamente o mesmo desempenho em suas resoluções nativas nesse teste, o que poderia indicar que a Apple buscava a mesma performance em relação à resolução da tela

Segundo ele, “os tests ‘on screen’ contam uma história diferente. Ambos os modelos de iPad Pro têm aproximadamente o mesmo desempenho em suas resoluções nativas nesse teste, o que poderia indicar que a Apple buscava a mesma performance em relação à resolução da tela ao configurar o A9X e sua memória, a fim de gerenciar o aquecimento e o uso de energia em um iPad Pro menor”.

Gráfico com o teste de média de quadros por segundo

Outra diferença notável que o teste de benchmark mostrou foi no quesito gravação de dados em armazenamento. Apesar de os desempenhos em gravação sequencial serem muito parecidos, a velocidade apresentada pela versão de 12,9 polegadas é bem maior. Seja como for, a performance dos dispositivos da Apple, incluindo – além dos dois iPads Pro – o iPhone 6s e o iPad Air 2, é assustadoramente melhor do que a dos aparelhos de outras marcas.

Gráfico de velocidade de gravação de dados

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.