SIEVE: conheça o algoritmo que promete deixar a navegação na internet mais veloz

2 min de leitura
Imagem de: SIEVE: conheça o algoritmo que promete deixar a navegação na internet mais veloz
Imagem: GettyImages

Pesquisadores divulgaram recentemente um pré-print (artigo enviado para uma revista científica) sobre o algoritmo SIEVE, que promete tornar a navegação na internet muito mais rápida. A invenção pode reformular o atual sistema de cache, que registra arquivos pequenos dos sites para deixar mais veloz o acesso aos sites.

Apresentado em dezembro de 2023, o artigo falando sobre o SIEVE explica que o novo sistema propõe uma forma de reorganizar os caches para tornar mais ágil a experiência em sites.

Caches de site ficarão nos dispositivos para carregamento otimizadoCaches de site ficarão nos dispositivos para carregamento otimizado (Imagem: Getty Images)
Fonte:  GettyImages 

"A principal razão pela qual os computadores e a Internet são rápidos é o cache. Sentimos que os caches de software são esse pilar onipresente, mas subestimado, que permite o funcionamento da web moderna e, portanto, trabalhar neles pode ter um impacto descomunal", defendeu Yazhuo Zhang, que é doutorando na Emory University de Atlanta e co-autor da pesquisa do SIEVE, em entrevista ao site Live Science.

O artigo completo sobre a descoberta será apresentado no  21º Simpósio USENIX sobre Projeto e Implementação de Sistemas em Rede, que acontece em abril deste ano.

Como funciona o algoritmo SIEVE?

O algoritmo SIEVE tem sistemas como o FIFO (First-in, first-out), que adiciona objetos em uma espécie de esteira de prioridade. Quando os objetos chegam ao final,  eles são descartados.

Outra ferramenta utilizada pelo novo algoritmo é o LRU (Less Recently Used), que opera de forma semelhante ao FIFO. Só que no caso do LRU, quando os dados de um site são solicitado por um navegador, ele volta para o começo da fila.

Na prática, o SIEVE funciona a partir do modelo binário, elegendo os elementos do site em uma "esteira de prioridade". Os elementos do site são caracterizados primeiro como "zero, no primeiro acesso, e depois como "um", quando são reacessados.

SIEVEO SIEVE promete revolucionar a experiência de acessar a internet (Imagem: 07_av/Getty Images)

Dito isso, cache de sites utilizados mais de uma vez ficam mais fáceis de serem solicitados. Entretanto, quando um objeto é caracterizado como "zero", ele sai da fila para não prejudicar o carregamento do site.

Os criadores também ressaltam que a possibilidade dos bugs também é menor, já que o novo algoritmo foi criado com menos de 20 linhas de código.

Quando o SIEVE estará disponível?

Dados iniciais mostram que o algoritmo de carregamento de páginas foi implementado em 10 bibliotecas que alocam sites famosos. De olho nisso, a Meta e o Google estudam formas de colocar isso em seus produtos web.

Grandes empresas estão de olho em novo algoritmoGrandes empresas estão de olho em novo algoritmoFonte:  GettyImages 

Testes iniciais mostraram que, quando colocado à prova contra os nove algoritmos mais famosos, o SIEVE teve um melhor desempenho em 45% das análises.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.