Google Chrome aprimora gerenciamento de dados em nova versão

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome aprimora gerenciamento de dados em nova versão
Imagem: Google Chrome

Após testes, o Chrome 97 chegou oficialmente para todos os usuários. A atualização traz um importante recurso relacionado à segurança de dados dos usuários e suporte para mais funções, além das habituais correções e melhorias cumulativas. Nesse contexto, em mais detalhes, o destaque fica para a simplificação do gerenciamento de informações coletadas pelos sites visitados.

Aprimorado, o recurso permite que os usuários deletem os dados armazenados por um site em apenas um clique, facilitando um demorado processo que anteriormente exigia a manutenção individual de cada cookie. A novidade pode ser testada na aba "Privacidade e segurança", nas configurações do navegador — que pode ser acessada através do caminho: "Configurações > Privacidade e segurança > Ver permissões e dados armazenados em sites."

Atualização do Chrome permite gerenciamento de dados coletados por sites em apenas um clique. (Fonte: Android Police, Google Chrome / Reprodução)Atualização do Chrome permite gerenciamento de dados coletados por sites em apenas um clique. (Fonte: Android Police, Google Chrome / Reprodução)Fonte:  Android Police, Google Chrome 

Suporte para HDR, melhorias para web apps e mais

Complementando, o Chrome 97 também aprimora os web apps e possibilita que os desenvolvedores utilizem o espaço da barra superior, anteriormente desperdiçado, para exibir ferramentas como botões de navegação e temas coloridos. Ainda tratando de sua apresentação e funcionalidade, o navegador recebeu suporte para o recurso HDR em códigos CSS, que estava em fase de testes desde a versão 94.

Nos celulares, o Chrome 97 finalmente possibilitará o ajuste individual de zoom para cada site — uma função que já está disponível na versão para computadores do navegador, mas muito bem-vinda na navegação móvel.

Disponibilidade

Embora seja atualizado automaticamente na maioria dos dispositivos, também é possível buscar pela versão mais nova do Chrome na aba "Sobre o Google Chrome", nas configurações do navegador para PC. Nos celulares, a versão 97 já está sendo distribuída nas principais lojas de aplicativos, como a Google Play Store.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.