Google decide abandonar clássico recurso de buscas; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Google decide abandonar clássico recurso de buscas; entenda
Imagem: GettyImages

O Google aposentou os links de visualização de páginas salvas em cache. A antiga função, útil principalmente para conexões lentas, permitia que usuários carregassem uma página web no formato em que o buscador as reconhecia.

O fim da função foi divulgado no X, antigo Twitter, em 1° de fevereiro. "Sim, foi removido", confirmou um porta-voz do Google. "O objetivo era ajudar as pessoas a acessar páginas quando, no passado, muitas vezes você não podia confiar no carregamento de uma página. Hoje em dia, as coisas melhoraram muito, então decidimos aposentá-lo", complementou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, em vez de ajudar a carregar páginas de forma mais rápida, o recurso era utilizado frequentemente como backup de páginas web. A função servia para validar um site, checar erros de SEO, ou conferir se uma página foi modificada.

Antes de ser removido, o link para a página salva em cache estava disponível no menu de três pontos posicionado ao lado de cada link. Agora, a seção apresenta apenas informações da Wikipédia sobre o site em questão.

Novo recurso de busca a caminho

No lugar do link para página salva em cache, o Google pretende incluir um atalho para o Internet Archive. A empresa não mencionou quando isso vai acontecer.

Contudo, as páginas do Internet Archive não atendem a mesma proposta. Além disso, a adição aumentaria significativamente o fluxo de pessoas pelo projeto.

Por enquanto, a proposta ainda precisa passar por aprovação. "Para ser claro, é algo [a adição do link para o Internet Archive] que pessoalmente acho que seria uma coisa boa de fazer, mas não algo que faríamos sem um acordo que eles também considerassem valioso de alguma forma", disse o porta-voz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.