Iniciativa Google Notícias chega para combater as fake news

1 min de leitura
Imagem de: Iniciativa Google Notícias chega para combater as fake news

O Google reforça seu compromisso no combate às fake news e lança nesta semana um novo projeto: a Iniciativa Google Notícias (ou Google News Initiative, no original), um programa que conta com a parceria de redes de mídia de várias partes do mundo. A ideia é reforçar o jornalismo de qualidade e, com isso, “espalhar conhecimento para que a vida seja melhor para todos”, nas palavras do presidente da empresa Sundar Pichai.

O objetivo para alcançar esse ideal é trabalhar em várias frentes, tanto na parte de criação quanto na de distribuição de conteúdo. A Iniciativa Google Notícias se divide em três grandes partes (produtos, parcerias e programas) e pretende criar mecanismos para facilitar a vida dos usuários na hora de encontrar notícias apuradas e fomentar o bom jornalismo junto aos parceiros.

“Nossa missão é garantir que os conteúdos de notícias de qualidade sejam reconhecidos em todas as nossas plataformas, que os usuários possam encontrá-los facilmente e que os parceiros de notícias possam se beneficiar da sua criação”, informa a empresa. “Queremos oferecer ferramentas e recursos de ponta aos parceiros de notícias para ajudá-los a entender e se conectar melhor com os usuários, melhorar os produtos e reforçar a infraestrutura tecnológica.”

Os princípios da iniciativa incluem ainda manter um ecossistema aberto de notícias digitais, usar novas tecnologias para criar novas oportunidades e também manter um ambiente colaborativo para o universo das notícias. “Buscamos parceiros inovadores para construir um futuro melhor para o jornalismo”, declara a gigante da web.

A Iniciativa Google Notícias envolve, também, uma central de treinamento com mais de 40 aulas sobre produtos e ferramentas da Google com foco no jornalismo, o Google News Lab, o laboratório de inovação jornalística da empresa, e programas de inovação, treinamento e insight.

Parceiros

Até o momento, a Google lista 21 parceiros na página oficial do novo projeto. Entre elas estão o Local Media Consrtium, a Coalition for Better Ads, a First Draft Coalition, o Journalism 360, o European Journalism Centre e os brasileiros Digital Premium Jornais e Impacto.jor. Todas as informações sobre iniciativa, com parceiros, programas e produtos, estão disponíveis em sua página oficial.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.