Smartphone com holograma está mais perto com novo chip

1 min de leitura
Imagem de: Smartphone com holograma está mais perto com novo chip
Imagem: The Wall Street Journal

A ficção sempre foi mais do que só um meio de entretenimento e, de fato, inspirou muito dos avanços tecnológicos que desfrutamos hoje – até os jogos estão colaborando com isso. Infelizmente, ainda não possuímos no mundo real tudo o que já foi imaginado para uma era tecnologicamente utópica, como os hoverboards do filme “De Volta para o Futuro” ou o teletransporte de “Star Trek”.

Porém, ao menos uma dessas tecnologias a tanto tempo esperada pelos fãs de ficção científica está mais perto de se tornar realidade – o holograma! E quem promete trazer esse recurso para os gadgets atuais é a Ostendo Technologies, uma startup americana que passou quase uma década desenvolvendo um sistema holográfico pequeno o suficiente para caber em um smartphone (que sequer existia quando eles começaram o projeto).

O chip desenvolvido pela empresa é tão pequeno quanto um sensor de câmera usada hoje em todos os smartphones. Com ele, será possível projetar uma imagem holográfica sobre a tela dos aparelhos. O Quantam Photonic Imager, como é conhecido o protótipo, é capaz de gerar uma imagem tridimensional que pode ser vista de qualquer ângulo e manter cor e contraste inalterados, sem necessidade de uso de óculos especiais.

Chip minúsculo da Ostendo Technologies projeta imagem holográfica tridimensional

Tecnologia está quase disponível para o consumo

O primeiro protótipo desenvolvido é capaz de projetar uma imagem bidimensional em uma superfície de até 48 polegadas com resolução de 5 mil DPI – para comparação, a tela Retina Display da Apple que equipa iPhones e iPads possui 320 DPI. A empresa trabalha agora para reduzir o tamanho dos pixels e gerar imagens com resoluções mais altas.

A promessa da Ostendo Technologies é a de que o chip tenha suas limitações resolvidas até o segundo semestre de 2015 cobrando cerca de U$ 30 por chip holográfico, um preço acessível para a massificação. Aparentemente, a disputa de quem possui a melhor (e maior) tela parece estar com os dias contados e será substituída pela de melhor qualidade holográfica. Esperamos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.