Como tirar mais proveito da página inicial do Google Chrome [vídeo]

Saiba como organizar melhor as páginas mais visitadas e aplicativos instalados em seu navegador.
  • Visualizações27.337 visualizações
Por Lucas Karasinski em 9 de Janeiro de 2012

O Google Chrome conta com aproximadamente 30 milhões de downloads no Baixaki e caminha de forma bastante convicta em direção ao trono de navegador mais utilizado em todo o mundo.

Para isso acontecer, a gigante de Mountain View não mede esforços e tem conseguido manter um alto padrão de qualidade, além de trazer também muitos recursos novos que acabam se tornando muito úteis para quem curte o Chrome.

Uma das principais novidades da última versão é a nova maneira de se distribuir os sites mais visitados e aplicativos na sua página inicial. Pois saiba que essa nova função permite algumas personalizações muito interessantes, como poderemos ver a seguir.

Páginas X programas

Desde a última atualização do Google Chrome, você passou a encontrar uma página inicial diferenciada. Agora é possível visualizar pequenos campos mais bem organizados, além de botões que permitem uma navegação melhorada - e que tornam possível praticamente folhear entre seções do navegador.

Como tirar mais proveito da página inicial do Google Chrome [vídeo]

Fazer isso é muito fácil: basta posicionar a seta do mouse nos lados da tela, indo de um menu com os sites mais visitados para outro com todos os seus aplicativos instalados no navegador da Google.

Os ícones de programas podem inclusive ser reposicionados da maneira que você achar melhor. E caso você queira, tanto páginas como aplicativos podem ter os seus atalhos excluídos.

Como tirar mais proveito da página inicial do Google Chrome [vídeo]

Para isso, tudo o que você precisa fazer é segurar o botão que deseja remover. Ao fazer isso, perceba que um ícone com o nome “Remover do Chrome” surgiu no canto direito da tela. Basta arrastá-lo para lá e o atalho será eliminado.

No menu de aplicativos, você encontra também um atalho para a Chrome Web Store, lugar onde é possível buscar novos recursos para instalar em seu navegador.

Como tirar mais proveito da página inicial do Google Chrome [vídeo]

Além disso, na parte inferior da tela há uma barra com botões de atalho identificando cada seção. Para acessar alguma, tudo o que você precisa fazer é apertar no ícone daquela que você deseja abrir.

Já no canto direito dessa barra, há também um botão que dá acesso a um histórico de navegação resumido, trazendo todos os últimos sites que foram visitados e tiveram a página fechada.

Como tirar mais proveito da página inicial do Google Chrome [vídeo]

Novos menus

Falando em divisão por menus diferenciados, saiba que também é possível criar novas seções totalmente customizadas. E fazer isso é extremamente fácil: selecione a página ou programa que deve "iniciar" esse novo local.

Em seguida, simplesmente o arraste para a barra inferior. Perceba que um novo ícone surgiu ao lado dos já existentes. Basta soltar o item nesse campo para que o menu seja criado.

Como tirar mais proveito da página inicial do Google Chrome [vídeo]Nova seção surge com o nome "Aplicativos" (Fonte da imagem: )

Depois, tudo o que você precisa fazer é clicar duas vezes sobre o botão dessa nova seção para conseguir renomeá-la com a alcunha que você quiser. Dessa forma, você é capaz de agrupar páginas ou aplicativos do mesmo gênero, criando menus como "Tecnologia", "Jogos" ou "Páginas da NZN", por exemplo.

Como tirar mais proveito da página inicial do Google Chrome [vídeo]

E como fazer para distribuir os atalhos para sites e aplicativos por estas seções? Basta selecionar o desejado e arrastar para os lados direito ou esquerdo da tela, navegando junto com ele pelas abas até chegar à escolhida. Depois, é só soltar o atalho e ele ficará no local correto.

 

Caso existam muitos menus no seu Google Chrome, há também outra forma ainda mais fácil: basta soltar o programa ou página a ser movida diretamente sobre o ícone do menu, ali na parte inferior da tela.

Como tirar mais proveito da página inicial do Google Chrome [vídeo]

Recursos vindos de terceiros

Algumas extensões, como o Speed Dial 2, permitem que você personalize a página inicial do Google Chorme. Com ela em funcionamento você ganha alguns novos recursos, como temas variados e a adição opções diferenciadas.

Então, não deixe de conferir todas as opções de complementos, além dos programas exclusivos para o navegador da Google analisados pela nossa redação – e disponíveis aqui mesmo no Baixaki.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!