A Apple cancelou seu projeto de carro elétrico em fevereiro deste ano, mas pode não ter desistido totalmente de entrar no mercado automotivo. A Maçã estaria planejando uma parceria com a startup Rivian, especializada em veículos eletrificados, conforme revelou o DigiTimes nesta terça-feira (7).
Citando fontes da cadeia de abastecimento, a publicação afirma que a Apple avalia a possibilidade de se associar a uma montadora atuante no segmento. Sediada em Irvine, na Califórnia (Estados Unidos), a Rivian seria a principal candidata a parceira da marca.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: O que aconteceu para o carro da Apple dar errado?
Os sistemas da Apple podem ser integrados aos carros da Rivian, conforme a especulação.Fonte: Getty Images/Reprodução
O rumor sugere que os 10 anos de pesquisas da Apple em veículos elétricos e sistemas de condução autônoma poderiam ser aproveitados pela startup para o desenvolvimento de um novo carro. Neste caso, a companhia cederia apenas a tecnologia, enquanto a startup ficaria por conta da fabricação.
Vale lembrar que outras parcerias chegaram a ser cogitadas antes da descontinuidade do projeto do carro da Apple, mas nenhuma delas vingou. Entre as gigantes automotivas procuradas estavam a Hyundai e a Kia.
Outras possibilidades
Como a especulação não traz muitos detalhes sobre a suposta parceria entre a Apple e a Rivian, não está totalmente claro se o eventual acordo envolve realmente a reativação do projeto Apple Car. Outra possibilidade levantada é a adoção do CarPlay nos automóveis da startup.
O sistema operacional ainda não é suportado na central multimídia dos carros elétricos da Rivian, assim como o Android Auto. Diante disso, a parceria pode ter relação com uma futura disponibilidade do software nos automóveis fabricados pela montadora.
Também se especula a possibilidade de integração dos recursos de direção autônoma do Projeto Titan aos veículos da Rivian, otimizando suas capacidades de condução sem a intervenção do motorista. Até o momento, nenhuma das empresas comentou sobre esse rumor.
Fontes
Categorias