NASA divulga foto em que lua de Saturno parece cortada por anel do planeta

1 min de leitura
Imagem de: NASA divulga foto em que lua de Saturno parece cortada por anel do planeta
Imagem: Deviant Art/QAuZ

De tempos em tempos, enquanto usam suas espaçonaves e seus satélites para explorar o Sistema Solar, os cientistas da NASA acabam tirando algumas fotos realmente interessantes. Agora, o veículo espacial Cassini, que está orbitando Saturno desde 2004, capturou uma imagem em que a lua Dione aparenta estar sendo cortada ao meio por um dos anéis do planeta.

Embora a fotografia tenha sido tirada no dia de Natal do ano passado, a NASA só a divulgou na última terça-feira (16). A organização espacial revelou algumas informações sobre a cena, que foi capturada a partir de um ângulo apenas 0,02° superior ao plano do anel. No momento em que a foto foi tirada, Dione estava a uma distância de aproximadamente 2,3 milhões de quilômetros de Cassini, o que explica a aparência fina do círculo de rocha e gelo.

Imagem da lua Dione capturada pelo veículo espacial Cassini na órbita de Saturno

A escala da imagem em questão, que você vê logo acima, é de 13,8 km por pixel. Dione é somente uma das mais de 60 luas que orbitam Saturno. O corpo celeste fotografado tem um diâmetro de 1.122 km, o que significa que ela é mais do que três vezes menor do que a nossa Lua.

O que você achou da foto da lua de Saturno tirada pela NASA? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.