Quais critérios tornam desbloqueios e senhas mais seguros?

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Quais critérios tornam desbloqueios e senhas mais seguros?

Utilizamos senhas, códigos para desbloqueios e outros artifícios tecnológicos relativos à segurança digital no nosso dia a dia com muita frequência. É comum, inclusive, ser a primeira coisa que fazemos quando compramos um novo dispositivo: cadastrar nossa digital, nossa identificação facial e definir uma senha forte. 

Mas será que essas medidas são suficientes? Quais critérios que devemos levar em consideração ao criar desbloqueios e senhas para que eles sejam mais seguros? Venha conferir mais detalhes sobre esse assunto logo abaixo! 

(GettyImages/Reprodução)Qual é o melhor formato de bloqueio e desbloqueio para o seu smartphone? (GettyImages/Reprodução)

Segurança digital: o que ter em mente para se proteger de forma efetiva 

É comum, nos tempos atuais, fazermos até mesmo transações bancárias por meio de celulares, certo? Pois aí está um dos principais motivos para termos mais cuidado na hora de construir senhas e definir mecanismos de desbloqueio, visto que nosso dinheiro pode estar desprotegido. 

É comum, nos tempos atuais, fazermos até mesmo transações bancárias por meio de celulares, certo? Pois aí está um dos principais motivos para termos mais cuidado na hora de construir senhas e definir mecanismos de desbloqueio, visto que nosso dinheiro pode estar desprotegido. 

Você sabia, por exemplo, que aquele desenho padrão, muito utilizado em alguns smartphones com sistema operacional Android, não é tão seguro quanto imaginamos?  

Padrões 

Alguns especialistas garantem que a maioria das pessoas utiliza esse formato de forma inadequada, criando desenhos muito simples, como formas geométricas facilmente replicáveis, incluindo estrelas e triângulos.  

Alguns especialistas garantem que a maioria das pessoas utiliza esse formato de forma inadequada, criando desenhos muito simples, como formas geométricas facilmente replicáveis, incluindo estrelas e triângulos.  

Dessa maneira, apesar de existirem quase 400 mil possibilidades diferentes de reprodução, seu celular pode correr risco de ser invadido com algumas tentativas.  

E, de acordo com uma análise da Itera Consultoria, boa parte dos usuários inicia o padrão do canto superior esquerdo, deixando tudo ainda mais fácil para pessoas mal-intencionadas. 

Portanto, uma boa dica é definir padrões mais elaborados. Mas tente treinar seu cérebro a lembrar-se dele, pois não adianta nada se munir de um mecanismo de segurança complexo e não conseguir utilizar seu próprio smartphone. 

Caso esse formato padrão não seja seu preferido ou você não consiga lidar com a complexidade de um desenho que seja realmente difícil de se decifrar, utilize a leitura biométrica ou o reconhecimento facial para garantir que ninguém irá invadir seus dados e sua privacidade. 

Biometria 

Nos últimos anos, esses desbloqueios se tornaram ainda mais eficientes. A maioria das empresas de tecnologia segue em busca de melhorias para que se tornem cada vez mais potentes, tanto em smartphones quanto tablets, computadores e até mesmo na portaria de alguns edifícios residenciais e comerciais. 

(GettyImages/Reprodução)É preciso ser cuidadoso ao escolher um formato de desbloqueio para seus dispositivos. (GettyImages/Reprodução)

Esses recursos são interessantes justamente por se tornarem mais difíceis de serem fraudados ou burlados. Além do mais, você não precisa memorizar nada para acessar seus dispositivos, visto que só precisará habilitar o desbloqueio diante de sua digital ou seu rosto. 

Entretanto, alguns aparelhos com sistema operacional Android ainda enfrentam problemas com relação ao reconhecimento facial. Em contrapartida, a Face ID dos iPhones, que utiliza a câmera frontal no desbloqueio, possui um hardware específico para essa função, que ainda traz um projetor de pontos infravermelhos para a verificação do usuário. 

Por mais que seja muito eficaz, esse mecanismo não é tão recomendado para confirmação de segurança de aplicativos de banco ou compras, visto que há uma certa fragilidade em determinados dispositivos que apenas utilizam a câmera frontal para verificação do reconhecimento facial. 

Pin e Senha 

Além dessas opções, há também a possibilidade de desbloqueio com Pin. No entanto, ele é um pouco mais limitado, justamente por fazer com que o usuário tenha que escolher entre seis e oito dígitos numerais. Assim, muitas datas de aniversário são utilizadas nesse contexto, deixando o código mais fácil. 

Pensando em tudo isso, o uso de uma senha livre de amarras em termos de números, letras e símbolos pode ser a melhor opção para o desbloqueio dos seus dispositivos. Mas você sabe como torná-las mais seguras? 

Como tornar uma senha mais segura sem se esquecer dela?  

Sabemos que, para termos mais segurança digital, é preciso adotar algumas práticas em nosso cotidiano. Desse modo, há algumas questões para se levar em consideração no momento de criar uma senha para se proteger. A primeira dica é não repeti-la. Se você usa uma senha em determinada rede social ou e-mail, tente pensar em uma nova para outros locais. 

Junto disso, tente ser o mais aleatório possível, misturando letras, números e símbolos que, em um primeiro momento, podem não fazer tanto sentido, mas que irão garantir a força da sua senha. E quanto mais caracteres você inserir nesse processo, mais difícil será para alguém adivinhar a sequência de possibilidades. 

E talvez aqui esteja a parte mais difícil: se lembrar de todos esses códigos, não é mesmo? Porém, você não está sozinho nessa jornada! A Kaspersky possui algumas ferramentas extremamente eficientes que irão te ajudar a ter mais segurança no ambiente digital e guardar suas senhas a sete chaves. 

 (GettyImages/Reprodução)Gerenciador de senhas da Kaspersky poderá te ajudar a não se esquecer de uma senha complexa e mais segura. (GettyImages/Reprodução)

O Kaspersky Password Manager é um gerenciador de senhas que faz parte dos pacotes de produtos e serviços Plus e Premium. Com ele, é possível armazenar e sincronizar suas senhas com rapidez e tranquilidade, além de utilizar o espaço para guardar seus dados de cartão de crédito e documentos importantes. O melhor de tudo é que o gerenciador pode ser acessado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. 

A Kaspersky é a empresa líder global de cibersegurança e trabalha arduamente para oferecer os melhores recursos aos consumidores. Ao contratar um de seus pacotes, é possível ter mais proteção, privacidade e segurança em diferentes níveis e em vários aparelhos. 

Para saber mais, acesse agora mesmo o site da companhia e descubra tudo o que ela tem a oferecer para você, sua família ou a sua empresa. Aproveite! 

Você prefere conteúdo em vídeo?

Assista ao vídeo publicado no nosso canal e entenda quais critérios tornam desbloqueios e senhas ainda mais seguras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.