No ano passado, um site da Microsoft ficou muito famoso ao trazer uma possibilidade bem divertida: mostrar qual é a idade que você parece ter — a partir de uma foto, cruzando informações e fazendo cálculos e resultados divertidos para a grande maioria das pessoas! Agora, a mesma empresa traz um serviço bem parecido para dizer com qual raça de cachorro você se parece mais. Exatamente isso: raça de cachorro.

Com base em um algoritmo bem similar, o serviço analisa as fotografias dos usuários e faz o cruzamento com uma base de dados de cachorros dos mais diversos tipos. Em nossos testes, fizemos simulações com várias fotos das mesmas pessoas, e os resultados se mostraram bem coesos. Ou seja: se você utilizar várias fotos suas, é provável que todos os resultados mostrem o mesmo cão — apesar de alguns não concordarem com as raças escolhidas, os resultados estão bem longe de ser aleatórios.

Para utilizar o serviço, é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é clicar sobre este link para acessar a API. Depois é só clicar sobre "Use your own photo" e escolher o arquivo que estiver em seu computador. Em instantes, o resultado será carregado e você verá algumas informações bem legais — além do nome e de uma foto da raça, ainda são mostradas algumas das principais características dela (em inglês).

Com qual raça de cachorro você acha que se parece? Comente no Fórum do TecMundo