Black Friday: é mais seguro fazer compra online com cartão virtual?

2 min de leitura
Imagem de: Black Friday: é mais seguro fazer compra online com cartão virtual?
Imagem: Shutterstock

Se você está acostumado a fazer compras pela internet, é provável que você já tenha-se perguntado se é realmente seguro fazer compras online. Embora existam diversos mecanismos para garantir a confiabilidade dessas transações, muitos desconhecem um método eficiente de proteger os dados do seu cartão.

Estamos falando do cartão virtual, um tipo de cartão que é usado apenas para compras online, garantindo mais proteção e praticidade no dia a dia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e de que maneira o cartão virtual aumenta a segurança das suas compras, especialmente em um período como o da Black Friday.

O que é um cartão virtual?

O cartão virtual é usado para fazer compras pela internet.O cartão virtual é usado para fazer compras pela internet.Fonte:  Shutterstock 

Como o nome pode sugerir, o cartão virtual é um método de pagamento que só existe virtualmente e serve para ser usado em transações online. Ele é o meio preferencial para fazer compras em lojas de e-commerce, comprar em aplicativos de serviço (como Uber, 99, Spotify e Netflix, por exemplo) e até pagamento de contas.

O cartão virtual geralmente é gerado a partir do aplicativo do banco ou instituição financeira em que você tem conta. Ele funciona exatamente da mesma forma que o cartão físico, com a praticidade de ele estar sempre presente no app e não necessitar de uma contraparte física para funcionar.

Alguns cartões virtuais têm validade por tempo limitado e outros funcionam para uma única compra. Dependendo do seu banco, sua instituição financeira ou o tipo de conta, o cartão virtual pode ser usado tanto para compras nacionais como internacionais.

Vantagens do cartão virtual

Além da segurança, um cartão virtual oferece muita praticidade.Além da segurança, um cartão virtual oferece muita praticidade.Fonte:  Shutterstock 

As principais vantagens desse método de pagamento estão associadas à segurança. Afinal, se o seu cartão virtual só pode ser usado uma única vez ou possui um limite controlado, os cibercriminosos não podem tirar muito proveito dele caso roubem suas informações. Isso é especialmente importante para períodos de compras como a Black Friday.

Além da proteção, o cartão virtual também oferece praticidade. Por mais que você não esteja com o seu cartão físico por perto, pode fazer suas compras na internet usando esse método de pagamento online. Vale ressaltar que os clientes não pagam taxa de manutenção ou outros encargos para usá-lo.

Portanto, o cartão virtual não veio para substituir o cartão físico, mas sim servir de um complemento importante, especialmente nas compras online. Nesta Black Friday, procure verificar se você tem direito a uma cartão virtual e dê preferência a esse método de pagamento em suas transações pela internet.

Este conteúdo é um oferecimento de Motorola

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.