Esse serviço quer te impedir de mandar GIFs sem sentido

1 min de leitura
Imagem de: Esse serviço quer te impedir de mandar GIFs sem sentido

Várias redes sociais e serviços de mensagens já estão se preparando para o futuro inevitável em que toda a comunicação do planeta será feita através de GIFs. No Messenger e no Telegram, por exemplo, há uma busca pelas imagens implementada por padrão nos aplicativos.

No entanto, não faltam casos em que o sentido da mensagem simplesmente se perde ao chegar no receptor. É exatamente nesses momentos que você pode usar o Guggy, um buscador de GIFs nos mesmos moldes do Giphy, mas que contextualiza a imagem com os termos utilizados na hora da busca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona

Buscar no Guggy é tão fácil quanto em qualquer outro serviço desse tipo. Os desenvolvedores oferecem extensão para Chrome, teclado para Android, aplicativo para iOS e bots para Slack, Kik e Telegram. Em todos os casos, basta digitar alguma coisa que um GIF com a mensagem animada na tela será enviado.

No caso do Android, você precisa instalar o teclado do serviço. Depois disso, o ícone do Guggy vai aparecer ao lado do botão de enviar mensagem. Para criar o GIF, digite o texto normalmente e, na hora de enviar, clique no símbolo do Guggy. O app vai escolher uma imagem e criar o GIF. No caso do WhatsApp, os arquivos são enviados como vídeo.

O que os criadores não quiseram remover foi o fator surpresa que essas conversas costumam ter. O usuário não tem uma lista de opções para escolher exatamente a imagem que expressa o que ele quer dizer, restando apenas o poder de buscar e enviar o que quer que seja oferecido pelo aplicativo.

É uma pena que o acervo de onde vêm as imagens pareça ser limitado para quem pretende utilizar o serviço no Brasil. Em vários casos, a busca resultou em GIFs sem nenhuma relação aparente com o texto digitado. Embora essa possa ser a graça em mandar essas imagens, os melhores resultados ainda acontecem quando as duas coisas casam perfeitamente.

De qualquer forma, o Guggy é uma boa opção para quem não quer arriscar ser mal interpretado em uma conversa. Como o serviço é novo, a quantidade de imagens disponíveis deve crescer com o tempo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.