Todo mundo ama GIFs — esta é uma verdade universal e indiscutível quando o assunto é internet. É muito fácil encontrá-los em fóruns e em redes sociais famosas como Facebook ou Twitter. Acredite ou não, mas até mesmo aqui, na redação do TecMundo, usamos e abusamos das imagens animadas enquanto conversamos no Slack, nossa ferramenta oficial de comunicação corporativa.

Porém, diferente do que muita gente pensa, os GIFs não são apenas mais um elemento “de zueira” que se infesta com velocidade ao longo da web. Se utilizados corretamente, eles também podem se provar um excelente método de conseguir mais fãs para sua marca, conquistar seguidores, chamar atenção para uma postagem importante e construir um relacionamento mais íntimo entre uma empresa e seu público-alvo.

Para provar que os GIFs podem e devem ser empregados em qualquer estratégia de marketing digital e de social media, o pessoal do Buffer (plataforma de gerenciamento de mídias sociais) separou uma série de dicas importantes para que você possa usar tais imagens animadas da melhor forma possível. Confira este guia definitivo e aprenda a criar, encontrar e usar GIFs da melhor forma possível.

1ª Aula — Como criar seus GIFs

Criar um GIF não é um bicho de sete cabeças. Felizmente, hoje em dia, já é possível encontrar uma infinidade de serviços online que lhe permitem gerar suas próprias imagens animadas, seja combinando uma série de fotos sequenciais, gravando a atividade de sua tela ou extraindo um trecho de algum vídeo. Confira abaixo as melhores ferramentas para você criar seus próprios GIFs.

GIPHY: o famosinho

É difícil encontrar um internauta que não conheça o GIPHY. Trata-se de, provavelmente, do site mais completo que existe quando o assunto são os amados GIFs. Além de servir como um verdadeiro armazém para imagens animadas, o serviço também lhe permite criar suas próprias obras a partir de um vídeo (GIF Maker) ou de fotos sequenciais (Slideshow). Também dá para adicionar legends em GIFs prontos (GIF Caption) ou editar um arquivo (GIF Editor).

O criador de GIFs do GIPHY

Gifs.com: simples e completo

Embora não seja tão popular quanto o GIPHY, o Gifs.com é outra ferramenta excelente para quem deseja criar seus próprios GIFs. Ele consegue extrair vídeos de vários serviços (incluindo YouTube, Vine e Instagram), permitindo que o usuário adicione efeitos diversos e escreva suas próprias legendas. Também dá para cortar imagens animadas prontas. O site oferece tudo isso gratuitamente e sua interface é bastante simples.

Outra alternativa bacana

Imgflip: o mais intuitivo

O Imgflip vai direto ao ponto, e, no quesito facilidade de uso, é a ferramenta que mais se destaca nesta lista. Ele só oferece duas opções ao usuário: criar um GIF com base em um vídeo (que pode estar online ou ser enviado de seu desktop) ou criar uma sequência com imagens salvas no seu computador.

Com o Imgflip, é possível transformar vídeos em animações

Recordit: grave a sua tela

Está se perguntando como criamos os três últimos GIFs para esta matéria? Simples: usamos o Recordit, um software disponível tanto para Windows quanto para macOS. Com ele, você consegue gravar o que está acontecendo na tela do seu computador. Essa gravação pode ser salva tanto como um vídeo quanto como um GIF animado. Ele é gratuito e muito fácil de usar.

A forma mais fácil de gravar a sua tela e transformar o resultado em GIFs

Photoscape: o modo manual

O Photoscape é famoso como uma alternativa gratuita ao Adobe Photoshop. Trata-se de um editor de imagens com funcionalidades interessantes, usado sobretudo por quem deseja retocar fotografias e adicionar filtros de cor. Porém, muita gente se esquece que o programa também possui um gerador de GIFs. Com ele, basta selecionar as imagens sequenciais na ordem correta e alterar parâmetros como tamanho, velocidade, efeitos de transição e assim por diante.

Exemplo de GIF sendo criado no Photoscape

2ª Aula — Como encontrar GIFs prontos

Criar seus próprios GIFs é divertido, mas, às vezes, você pode estar ocupado demais para desenvolver sua própria imagem animada. Dessa forma, segue abaixo uma lista com alguns bancos de dados repletos de excelentes animações para você baixar e usar à vontade.

GIPHY: sim, ele ataca novamente!

Já citamos o GIPHY como uma ótima pedida na hora de criar um GIF do zero, e ele retorna em nosso artigo como uma fonte para encontrar imagens animadas prontas. O mais bacana é que ele separa os arquivos em diferentes categorias e oferece um canal específico para stickers, que nada mais são do que GIFs no formato de “figurinhas”.

O GIPHY também é útil para encontrar GIFs prontos

Buffer Mood Board: ideais para suas mensagens

O Mood Board é o catálogo de GIFs criado pelo próprio Buffer. O diferencial do site é reunir imagens animadas apropriadas para serem usadas em conversas — dessa maneira, o serviço separa os arquivos em categorias como “Obrigado”, “Olá”, “Animado” e “Feliz”. O mais bacana é que todas as animações são filtradas, de forma que você jamais encontrará algo que seja NSFW (Not Safe for Work, ou Não Apropriado para o Trabalho).

O Buffer possui um database próprio de animações

Google Imagens: o mais óbvio

Muita gente se esquece que o Google Imagens também consegue encontrar GIFs com facilidade. Basta acessar o site e usar a caixa de pesquisa para realizar uma busca pelo termo que desejar. Quando surgirem os resultados, clique em “Ferramentas de pesquisa”, abra o menu “Tipo” e selecione a opção “Animação”.

Não se esqueça do Google Imagens!

Tumblr: jamais se esqueça dele

Os GIFs já existiam muito antes do Tumblr nascer, mas, com certeza, foi essa plataforma de blogging que popularizou o uso das imagens animadas. Afinal, muita gente possui um site em tal serviço somente para publicar as melhores animações que encontra na web. O que muita gente não sabe é que o Tumblr possui um canal específico que reúne milhares de GIFs extraídos dos sites que ele hospeda. Clique aqui e seja feliz.

Você se lembra do Tumblr? Também dá para achar GIFs através dele

Imgur: mais uma opção

O Imgur é um serviço famoso para hospedagem de fotografias. Embora as animações não sejam o seu foco, o site possui um canal (r/gifs) destinado exclusivamente às imagens animadas. O único problema é que, em sua interface principal, o Imgur mostra os GIFs de forma estática, logo, é necessário clicar em cada um deles para reproduzi-los. De qualquer maneira, é mais uma ótima pedida para encontrar obras prontas.

Não é a melhor opção, mas é outra alternativa

3ª Aula — Como usar GIFs para alavancar a sua marca

Se você trabalha com marketing digital ou simplesmente possui um negócio próprio e deseja engajar seus fãs com a sua marca, há diversas maneiras de empregar os GIFs em sua estratégia de mídias sociais. As imagens animadas são excelentes para:

  • Mostrar a personalidade da sua marca: consumidores gostam de empresas “humanas”, autênticas, que se comunicam com uma linguagem jovial e contemporânea — mas claro, sem exageros;
  • Mostrar um produto: quer um exemplo? Confira abaixo o GIF que a grife Marie Claire utilizou para mostrar aos seus seguidores qual é a mais nova tendência em calçados femininos.
  • Fazer um pequeno tutorial: é mais eficaz do que um texto e mais rápido do que um vídeo. Ensine seus seguidores a fazer alguma coisa com uma animação simples;
  • Apresentar dados: em vez de mostrar números em gráficos e tabelas, que tal criar um GIF animado que facilite a vida de seus fãs? Veja, abaixo, um tweet do Centro de Jornalismo Investigativo, que usou um criativo GIF para comparar a quantidade de cafeína presente em uma garrafa de Coca-Cola e em 50 copos de café.
  • Contar uma história: este é, provavelmente, o uso mais óbvio dos GIFs. Sequencie fotografias para mostrar um acontecimento ou passagem do tempo. Grandes marcas têm criado animações para mostrar a evolução de seus logotipos ao longo dos anos, por exemplo;
  • Oferecer uma prévia: por bem ou por mal, os GIFs naturalmente carregam consigo o conceito de “vídeos em miniatura”. Se aproveite dessa alcunha e utilize-os para mostrar uma prévia de um vídeo que você vá publicar em um futuro próximo.

Vale observar que essas são apenas algumas dicas de como usar GIFs de maneira inteligente nas redes sociais. Não estamos definindo regras ou receitas prontas para o sucesso. Use a criatividade e divirta-se usando esses elementos divertidos para engajar o seu público.

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