Quantas vezes você não pensou em transformar um vídeo de que gostou em um belo GIF animado? Infelizmente, muita gente acha que não tem a menor habilidade para fazer algo assim, mas o fato é que existem várias ferramentas perfeitas para ajudá-lo a criar essas imagens – e o GIF Maker vem exatamente para isso.

Criado pelo Giphy, este serviço online surpreende pela simplicidade extrema. Tudo o que você precisa fazer, para converter um vídeo, é adicionar o link do YouTube na barra principal. Não se preocupe, aliás, se não quiser usar um vídeo desse serviço: embora ele não tenha suporte a outros sites, como Vimeo ou Dailymotion, você pode fazer o upload direto de arquivos para o GIF Maker.

Fazendo isso, o programa dá acesso ao controle principal; basta determinar o tempo de início do registro e sua duração, arrastando barras de rolagem pela tela. Se quiser, você ainda pode aproveitar para colocar textos adicionais na animação ou mesmo criar tags para sua postagem. Por fim, é só clicar em “CREATE GIF” e pronto! Seu GIF animado vai estar pronto em instantes.

Achou a ferramenta familiar? Não é à toa. O GIF Maker funciona de maneira quase idêntica ao conversor feito pelo Imgur no começo do ano. Não que isso seja ruim, é claro; essa, todavia, é uma dica para aqueles que gostaram da ideia daquele serviço, mas prefeririam uma interface um pouquinho diferente.

Conhece algum outro método bacana para criar GIFs? Comente no Fórum do TecMundo