'Dubsmash pornô' engana mais de 500 mil usuários na Google Play

1 min de leitura
Imagem de: 'Dubsmash pornô' engana mais de 500 mil usuários na Google Play
Imagem: E3 Langi

O Dubsmash se tornou um verdadeiro fenômeno nas lojas de apps para smartphones nas últimas semanas, e, por isso, criminosos têm tentado surfar na sua fama. De acordo com os desenvolvedores do Avast, um app falso chamado “Dubsmash 2” foi publicado na Play Store em 17/04,  e, antes da Google conseguir removê-lo de lá, mais de 500 mil pessoas fizeram o download do malware e foram enganadas.

Apesar de mal-intencionada, a ferramenta não abria nenhuma brecha de segurança no sistema e tinha como finalidade apenas usar o smartphone ou tablet do usuário para gerar acessos para sites pornôs. Uma URL criptografada contida no código do app baixava uma lista com outras URLs que levavam aos sites de conteúdo adulto. O app então fazia o navegador do Android acessar esses endereços automaticamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para disfarçar suas atividades no smartphone, o malware se camuflava na gaveta de aplicativos com um ícone de uma engrenagem e o título “Settings IS”. Isso dificultava para o usuário enganado descobrir para onde tinha ido o tal Dubsmash 2 e também evitava a desinstalação rápida.

Os especialistas em segurança do Avast dizem que o app não representou nenhum tipo de perigo para os usuários que o instalaram, já que era muito simples e tinha como objetivo apenas gerar acessos para sites pornôs.

Se você sofreu com esse problema, uma simples desinstalação pode resolver a situação. Acesse o app de “Configurações”, clique em “Aplicativos” ou “Apps”, selecione o item “Settings IS” na lista e o desinstale normalmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.