Morando no Brasil, cracker chileno rouba 22 mil dados de cartões de crédito

1 min de leitura
Imagem de: Morando no Brasil, cracker chileno rouba 22 mil dados de cartões de crédito
Imagem: PDQ Machines

A Trend Micro, empresa de segurança cibernética sediada no Japão, afirma ter detectado uma nova praga virtual que tem os consumidores brasileiros como principal alvo. O malware em questão se chama FighterPOS e consegue infectar máquinas de cartões diretamente nos pontos de venda, sendo capaz de extrair dados sensíveis dos cartões de crédito das vítimas.

De acordo com um longo estudo publicado pela Trend Micro, tudo indica que o criador do FighterPOS é um cracker chileno identificado simplesmente como AlejandroV. O cibercriminoso atualmente mora no Rio de Janeiro e comercializa o código malicioso por 18 bitcoins (cerca de US$ 5,2 mil ou R$ 16 mil) no mercado negro da internet.

A companhia estima que 113 dispositivos estejam infectados com a praga e mais de 22 mil dados de cartões de crédito já tenham sido roubados no Brasil em apenas um mês, ainda que outros países já estejam sendo vítimas do FighterPOS (o malware foi detectado também nos Estados Unidos, no México, na Itália e no Reino Unido).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.