Android: como ativar o anti-aliasing e deixar os games mais bonitos

1 min de leitura
Imagem de: Android: como ativar o anti-aliasing e deixar os games mais bonitos

Atenção: esta dica pode não gerar bons resultados em aparelhos com hardware mais fraco.

Se alguns anos os gamers acostumados com consoles riam de quem esperava por bons títulos nos portáteis, hoje essa divisão é praticamente nula. É claro que ainda existem diferenças nas possibilidades, mas os games para smartphones têm sido cada vez mais completos e poderosos.

E assim como acontece nos PCs, os jogos para smartphones também permitem alguns ajustes por parte dos consumidores — não com as mesmas possibilidades de configuração, é claro.

Uma das possibilidades de ajuste está na aplicação de anti-aliasing nos games mais pesados. Isso significa que os jogos teriam certas suavizações nos serrilhados dos gráficos. Mas como fazer isso?

É o que vamos explicar agora mesmo! Mas antes, é importante deixar claro: esta dica é ideal para quem possui aparelhos mais potentes, pois demanda recursos de processamento maiores do que os habituais. É bom deixar claro também que isso pode aumentar o consumo de bateria dos aparelhos.

Como aplicar o anti-aliasing

O primeiro passo para isso é habilitar o modo Desenvolvedor no seu smartphone. Para isso, você terá que ir até "Configurações" e então procurar por "Sobre o telefone". Em seguida, toque várias vezes o demonstrativo "Número da versão".

Você verá a mensagem "Você agora é um desenvolvedor". Volte para a janela de configurações e escolha a nova opção "Programador" — antes não disponível. Agora é só arrastar a tela até encontrar a opção "Forçar 4x MSAA".

Pronto! Agora o sistema de MSAA (multi-sample anti-aliasing) está ligado e seus jogos podem rodar muito mais suaves.

Repetindo o que dissemos antes: esta dica é ideal para quem possui aparelhos mais potentes e que tenham baterias mais robustas. O TecMundo não recomenda o uso da opção em aparelhos de entrada e nem durante o carregamento das baterias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.