Criadores de conteúdo para o YouTube sabem que há muito trabalho envolvido no desenvolvimento, na edição e no upload de vídeos para a plataforma da Google, um processo que geralmente leva algumas horas. Agora, no entanto, parece que a empresa está trabalhando em uma solução que vai permitir que seus usuários consigam realizar isso tudo com mais facilidade diretamente a partir de seus dispositivos móveis.

Atualmente, já existe um app para Android e iOS chamado YouTube Creator Studio, mas esse programa serve apenas para que você gerencie as estatísticas do seu canal e interaja com espectadores por meio dos comentários. A Google também possui um aplicativo para dispositivos da Apple chamado YouTube Capture, mas o software parece ter sido abandonado, pois não recebe atualizações desde 2013.

Interface do YouTube Creator Studio para Android

Recentemente, o Phandroid recebeu uma dica anônima informando que a Gigante das Buscas começou a fazer testes da versão Beta de um novo app de criação de vídeos. Segundo o email da fonte misteriosa, não parece que a companhia pretende atualizar um dos programas já existentes, mas sim mostrar algo totalmente novo baseado em modelos prontos que facilitariam o processo de edição.

Voltado para empresas?

Como as inscrições para o período de experimentação começaram há pouco tempo, ainda não há detalhes sobre os recursos que devem estar disponíveis na novidade. Segundo o email recebido pelo informante, a ideia é que o processo de gravação, envio e publicação dos vídeos seja facilitado. Embora a mensagem faça parecer que a iniciativa pode ser principalmente voltada para empresas, o YouTube teria afirmado que qualquer um poderia usar a novidade.

O YouTube Capture está disponível para iOS, mas não recebe atualizações desde 2013

Até o momento, o novo app está sendo testado apenas para iOS e não há menções sobre planos de levá-lo para o Android ou outras plataformas. Seja a novidade algo totalmente inédito ou então a aguardada atualização do YouTube Capture, não parece improvável que algum dia ela chegue à Google Play Store. Por enquanto, podemos apenas esperar para saber mais.

O que você acha da possibilidade de um novo app do YouTube para facilitar a edição e o envio de vídeos direto do seu celular? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: