Hugo Barra não deveria ser um nome desconhecido para nós, brasileiros. Esse indivíduo, nascido Minas Gerais, Belo Horizonte, foi ninguém menos do que o vice-presidente de uma das companhias mais respeitadas de todo o mundo – a Google.

Em setembro de 2013, Barra saiu da Gigante das Buscas e mudou-se para a Xiaomi com a promessa de transformá-la na próxima “Google” e “Apple”. Com a ajuda do brasileiro no comando da empresa, a companhia chinesa já chegou ao Brasil e ainda promete: "Xiaomi será uma potência global até 2016".

Apesar de ter trabalhado algum tempo como vice-presidente na ex-empresa, Barra não esconde a admiração que tem por uma das maiores concorrentes da Google – a Apple. Em uma entrevista para o WSJD Live, Hugo Barra deu a seguinte declaração a respeito de um dos mais recentes produtos anunciados pela Maçã: “O iPhone 6 é o smartphone mais bonito já construído”. O vídeo que você confere abaixo é o anúncio oficial do Xiaomi Mi 4, um dos acusados de copiar o estilo do iPhone.

Essa frase veio em resposta a uma pergunta sobre a semelhança entre os aparelhos da Apple com os da Xiaomi. O mineiro já havia falado sobre esse assunto em outra oportunidade, alegando categoricamente que a companhia chinesa não está copiando a Maçã.

Barra não deixou barato essas críticas em relação à aparência de seus aparelhos, e retrucou dizendo que a Apple também fez o mesmo: “[O design do iPhone 6] é muito parecido com o dos dispositivos da HTC. É claro que eles possuem um detalhe surpreendente, mas a linguagem de design é um tanto familiar”.

O brasileiro também comenta sobre a barra de notificações e menu de configurações rápidas do iOS, que, segundo o executivo, foi inspirado no Android. Tomando cuidado com as palavras utilizadas, Barra argumenta que a semelhança entre os produtos da Xiaomi com outros do mercado deve-se a “falta de confiança” dos engenheiros da companhia chinesa.

“É uma luta, mas acho que estamos aprendendo e progredindo. Quando vocês olharem o que estamos para lançar, verão algumas coisas realmente únicas”, promete Hugo Barra.

Cupons de desconto TecMundo: