O que esperar da WWDC 2014, o grande evento da Apple neste ano

5 min de leitura
Imagem de: O que esperar da WWDC 2014, o grande evento da Apple neste ano
Imagem: Apple

Na próxima segunda-feira (2 de junho), a Apple vai realizar a edição 2014 da WWDC (Worldwide Developers Conference), que é o maior evento da empresa para desenvolvedores. Nos últimos anos, a conferência foi utilizada para mostrar novidades dos sistemas operacionais preparados em Cupertino, o que inclui as mudanças completas que aconteceram no iOS 7 — apresentado em 2013.

Um ano antes, a WWDC 2012 foi marcada pelo lançamento do iOS 6 e do Mac OS X Mountain Lion — que chegou aos consumidores por apenas US$ 20. E, para este ano, quais serão as novidades apresentadas pela Apple? Nós fizemos um apanhado com o que é mais esperado para o evento e agora vamos mostrar tudo isso para você. O que você mais espera para a WWDC? Será que isso será mostrado?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

iOS 8

No ano passado, o sistema operacional portátil utilizado por iPhones e iPads foi totalmente remodelado. Com isso, ele teve o design transformado e surgiu com ícones mais chapados e um layout moderno, depois de vários anos sem grandes transformações nos traços do SO. Para este ano, há pouquíssimas chances de que alguma novidade visual seja anunciada, mas isso não significa que SO portátil não seja citado no evento.

Apesar de não ganhar novos traços, espera-se que o iOS seja mostrado com algumas novidades bem interessantes para os consumidores. Isso inclui alguns pequenos ajustes no código do sistema para deixá-lo mais leve para os usuários de iPhones e iPads, além de algumas melhorias que podem tornar os recursos de multitarefas mais fluidos. Especula-se também que teremos novos apps oficiais na conferência.

Além de melhorias em mapas e na Siri, um dos aplicativos que está sendo esperado seria relacionado ao mundo fitness. Há alguns rumores que apontam para o lançamento do iWatch já na WWDC 2014 — apesar de as chances disso não serem tão grandes quanto os fãs da Maçã esperam —, o que obrigaria a fabricante a mostrar aplicativos de integração entre smartphones e acessórios logo. Será que isso vai acontecer na próxima semana?

OS X 10.10

Apesar de o iOS ser o principal sistema operacional da Apple para boa parte dos consumidores brasileiros, é bem possível que o grande foco da WWDC 2014 não esteja nos portáteis, mas sim nos computadores. Isso porque há especulações bem contundentes que apontam que o Mac OS X vai surgir no evento com novidades gráficas e funcionais, em uma tentativa da Apple de ampliar as vendas do SO.

O que se espera no evento da próxima segunda-feira é que um novo Mac OS X seja mostrado de ponta a ponta. Ou seja, desde o layout das telas iniciais até o design de menus pode ser reformulado. Ainda existe a dúvida se a Apple vai tentar distanciar o sistema operacional dos traços exibidos no iOS ou se vai haver uma aproximação definitiva — lembrando que hoje existem algumas similaridades visuais, mas pouco funcionais.

Um dos principais objetivos da Apple na WWDC é promover as novidades para que desenvolvedores considerem interessante dedicar o tempo disponível criando ferramentas para os sistemas da fabricante. Por essa razão, o evento deve ser marcado também por uma série de apresentações de recursos do Mac OS X que podem atrair mais consumidores — o que é também um atrativo para programadores independentes.

iTunes Radio

Apesar de o iTunes Radio não ter sido um fracasso comercial, ele não cresceu tão rapidamente quanto a Apple esperava para o serviço. Por causa disso, ele deve voltar a aparecer na WWDC deste ano para que os consumidores sejam estimulados a contratar os planos presentes nele. É claro que nisso devem surgir algumas mudanças, como a separação dele do app-padrão de músicas, ficando mais independente.

Uma das especulações que estão circulando até o momento mostram que o iTunes Radio terá também um sistema de reconhecimento de músicas. De forma similar ao que acontece no Shazam, os consumidores vão poder utilizar os microfones integrados aos sistemas para fazer com que o aplicativo faça verificações em servidores centrais para mostrar ao usuário quem está tocando e qual é a canção, dando ainda links para download e acesso aos vídeos, por exemplo.

Novos Macs

Além de novidades relacionadas aos sistemas operacionais, a Apple também vai mostrar novos equipamentos para consumidores durante a WWDC. Começando pelos computadores mais robustos, a empresa deve mostrar algumas pequenas melhorias nos componentes presentes nos Mac Pro e também nos iMacs. Não há muitas expectativas acerca de grandes anúncios nesse nicho.

Por outro lado, os notebooks da Maçã podem ganhar um novo e excelente recurso. Segundo especulações de analistas de mercado e especialistas em tecnologia de todo o mundo, o Macbook Air deve ganhar uma nova versão, desta vez com tela Retina de altíssima resolução para oferecer melhores resultados aos usuários. Outras novidades não devem fugir muito das costumeiras atualizações de hardware.

O que mais?

Tudo o que foi falado até agora faz parte do ciclo natural das keynotes anuais na WWDC. Mas existem também algumas variáveis que precisam ser citadas neste artigo. Quais seriam os outros assuntos abordados pela Apple no evento? Confira agora alguns dos principais aparelhos que podem ganhar destaque na segunda-feira.

Controlador de games

Assim como a Samsung já possui um controlador para games portáteis de smartphones e tablets, existem alguns rumores apontando para algo similar sendo lançado pela Apple. Essa informação ainda é bem rasa e não foi reforçada por fontes muito relevantes, mas, se a guerra entre Apple e Samsung continua a crescer, isso pode ser revelado em um futuro não tão distante.

iWatch

Sendo cogitado há algum tempo, está mais do que na hora de os relógios inteligentes da Apple serem revelados. Com as principais fabricantes de Android já lançando os aparelhos deste segmento, o mercado para a Apple vai se fechando enquanto ela não mostra que possui um concorrente de peso para os SmartWatches e Gears presentes nas prateleiras — é claro que isso não significa fracasso comercial, mas é evidente que a liderança vai ficando mais longe.

Por causa disso, as grandes expectativas são de que a Apple apresente o iWatch na próxima segunda-feira. Se isso acontecer mesmo, teremos também aplicativos de controle e integração direta aos iPhones. Mais do que isso, algumas demonstrações de como o relógio pode oferecer mais possibilidades aos consumidores são presença obrigatória no evento — como sempre, é bom aguardar alguns vídeos na demonstração.

Beats

Recentemente, a Apple anunciou a compra da empresa Beats Audio — fabricante de alguns dos fones de ouvido mais vendidos de todo o mundo, graças ao design arrojado e às campanhas de marketing pesadas que foram feitas. Mas será que alguma novidade relacionada aos fones de ouvido será mostrada já na conferência de desenvolvimento deste ano?

A verdade é que as chances de isso acontecer são bem pequenas. A Apple não costuma fazer nada às pressas e, a menos que um projeto grandioso da Beats seja incorporado em tempo recorde pela Maçã, não é viável demonstrar nenhuma novidade no áudio já nesta edição do evento. São mais prováveis novidades desse tipo sendo mostradas no lançamento dos iPhones em setembro.

.....

Essas são as principais expectativas que temos para a WWDC, que acontece na próxima segunda-feira (2 de junho). Você imagina que outras informações serão mostradas durante o evento? O que será que vai ser o grande foco da Apple na conferência? É o que vamos descobrir juntos na Worldwide Developers Conference 2014.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.