Desde abril deste ano o sistema operacional Windows XP parou de receber atualizações da Microsoft e declarou o fim de uma era. Isso significa o encerramento de atualizações de manutenção, de assistência técnica, de segurança e também do Microsoft Security Essentials, tornando-o extremamente vulnerável a ataques de hackers.

Apesar disso, estimativas da NetMarketShare calculam que 24% dos computadores do mundo ainda utilizam o sistema operacional de 13 anos atrás. O Tecmundo já mencionou 8 motivos para você abandonar o Windows XP, mas se você ainda não se convenceu , aqui vai mais um motivo: ele ainda é o preferido de cibercriminosos.

Fonte: Divulgação/NetMarketShare

Uma pesquisa recente realizada pela empresa de segurança Proofpoin revelou uma grande operação de hackers russos. Eles descobriram um servidor que controla uma botnet composta por 500 mil computadores infectados, sendo que a maioria deles utilizava o Windows XP.

As máquinas eram contaminadas por um malware chamado Qbot, que rouba informações bancárias online e adiciona ao computador uma rede botnet que era alugada para outros criminosos. Segundo a empresa, a rede pode transferir dados roubados e se infiltrar em organizações.

Se você ficou convencido que utilizar o Windows XP atualmente não é uma boa escolha, indicamos para você um guia completo de como atualizar seu PC e proteger suas informações sigilosas.

Cupons de desconto TecMundo: