Melhores apps de Windows Phone: 26/06/2014

8 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 26/06/2014
Imagem: vNext

Telefones celulares são dispositivos com dezenas de utilidades. Nos últimos tempos, tem crescido o número de pessoas que utilizam seus dispositivos portáteis para encontrar seu par amoroso – e é por isso que começamos nossa última seleção semanal do mês de junho com um aplicativo perfeito para quem quer começar um namoro usando o poder da santa internet.

A lista desta semana também engloba alguns excelentes programas para quem gosta de ler, um software com potencial para desbancar o Skype e até mesmo um app voltado para os amantes do vinho, uma das bebidas mais tradicionais e apreciadas do mundo. Por outro lado, também trazemos ótimos games para quem quer transformar seu Windows Phone em uma estação de jogatina móvel. A maioria dos títulos é gratuita, mas os pagos estão sendo vendidos por um precinho bem camarada!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sempre é bom lembrar que todos os aplicativos listados nesta matéria podem ser adquiridos diretamente através da Windows Phone Store, loja de apps oficial do sistema operacional. Para baixá-los, simplesmente clique em seus nomes ou faça com que seu smartphone leia seus QR Codes. Também ressaltamos que alguns dos programas aqui apresentados só estão disponíveis para a Store norte-americana, sendo necessário alterar a região do seu aparelho para conseguir acessá-los. Caso você não seja como proceder para realizar tal alteração, clique aqui para conferir um pequeno tutorial.

Por fim, observamos que todas as informações sobre compatibilidade e requisitos mínimos para que cada app funcione corretamente (memória RAM e versão do SO, por exemplo) são retirados de suas descrições oficiais na loja do Windows Phone ou no site do desenvolvedor. Caso algum software não funcione em seu smartphone cuja configuração é igual ou superior à requerida, não deixe de nos avisar através dos comentários ou pela ferramenta de colaboração do leitor. Boa diversão!

APLICATIVOS

6tin

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Ele está de volta! Originalmente batizado como 6tindr, o 6tin é o melhor cliente não oficial do famosíssimo aplicativo Tinder para Windows Phone. O programa é desenvolvido pelo mítico Rudy Huyn, que tem o costume de criar clientes de serviços diversos para o sistema operacional da Microsoft – e, geralmente, tais softwares alternativos são tidos como melhores do que os oficiais! Sim, estamos falando do homem por trás do 6tag, 6snap, 6six, Fuse e CloudSix.

Para quem não sabe, o Tinder é um serviço voltado para quem busca encontrar um par amoroso nas redondezas de sua residência. Depois que você fizer login com suas credenciais do Facebook, o programa passa a lhe apresentar usuários do sexo oposto que morem perto de você e que tenham interesses gerais parecidos com os seus (filmes, músicas, hobbies etc.).

Frente a um usuário sugerido, você tem duas opções: rejeitá-lo ou mostrar interesse em conhecê-lo. Se a pessoa também tiver interesse em bater um papo com você, um chat privado entre vocês dois é criado automaticamente e... Bom, a partir desse momento, tudo depende de suas habilidades de conquista.

Vivino Wine Scanner

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Lançado originalmente para iOS e Android, o Vivino é um velho conhecido por quem gosta de apreciar vinhos de alta qualidade. Trata-se de um aplicativo pra lá de completo, através do qual você pode fotografar os vinhos que consome, escrever análises públicas e receber recomendações personalizadas com base em seus gostos pessoais (estilo de bebida, faixa de preço etc.).

Completamente gratuito, o serviço possui um alto apelo social: todos os usuários possuem um perfil e podem interagir entre si, sendo possível compartilhar suas experiências etílicas com seus melhores amigos através do Gmail, Facebook, Twitter e agenda local de contatos. Contudo, uma das coisas mais legais do Vivino é a possibilidade de colocar um determinado vinho na sua lista de desejos e ser alertado pelo app quando você estiver próximo de uma loja que o possui em estoque.

ooVoo Video Call

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Disponível há algum tempo para outras plataformas (Android, iOS, Windows, Mac OS X e Facebook), este serviço de nome peculiar finalmente ganhou uma versão para WP. Tentando competir com o Skype, o ooVoo nada mais é do que um serviço de videoconferências, permitindo que você converse com amigos e familiares através da câmera frontal de seu dispositivo móvel. Diferente do produto da Microsoft, contudo, ele é completamente gratuito, permitindo que você mantenha conversas com até 12 pessoas e realize chamadas de voz sem desembolsar um único centavo.

De acordo com seus desenvolvedores, o ooVoo diferencia-se de outras soluções de videoconferência por conta de sua exclusiva tecnologia batizada como Video SuperClear. Ela faz com que as chamadas de vídeo consumam menos de seu plano de dados, mas sem diminuir a qualidade de imagem e som. Vale observar que você pode adicionar amigos no serviço através do Facebook, Twitter, Gmail e agenda local de contatos.

Scribd

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Outro cliente oficial de um serviço bastante conhecido. O Scribd é considerado uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, servindo como abrigo para mais de 400 mil livros e 900 editoras. Obviamente, esse número não engloba documentos enviados por outros usuários (que incluem obras publicadas de forma independente, materiais didáticos, relatórios, manuais etc.). Tudo isso é disponibilizado gratuitamente ou é posto à venda por valores acessíveis.

Através deste aplicativo oficial, você consegue navegar por todo o catálogo de documentos do serviço, baixar e comprar novos títulos, ler os conteúdos já disponíveis no seu acervo pessoal e até mesmo fixar seus livros prediletos na tela inicial de seu smartphone (conseguindo acessá-los rapidamente em uma ocasião posterior). App essencial para quem ama literatura!

Kobo Books

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Como você pode perceber, a seleção desta semana está repleta de clientes oficiais para serviços famosos. Conhecido por sua parceria com a Livraria Cultura e sua linha de eReaders (leitores de e-books), o Kobo é um gigantesco marketplace de livros digitais. Através dele, você consegue comprar e ler títulos do mundo inteiro e de todas as áreas possíveis: biografias, infantis, ficção científica, finanças, histórias em quadrinhos, terror, romance etc.

O aplicativo é recomendado sobretudo para quem possui um eReader da marca (Glo, Mini, Aura HD e outros), visto que é possível manter sua biblioteca sincronizada entre os seus dispositivos. Para isso, basta fazer login em ambos os aparelhos com as mesmas credenciais. O programa conta com uma série de recursos secundários interessantes, como a possibilidade de fixar seus títulos prediletos como lives tiles e ativar o “Modo Noturno” para ter uma leitura mais confortável em locais escuros.

JOGOS

GT Racing 2: The Real Car Experience

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 1 GB

Atenção, fãs de jogos de corrida: hora de pisar fundo no acelerador neste novo capítulo da franquia GT Racing. Desenvolvido pela Gameloft (famosa por fazer games caprichados para aparelhos móveis), o título segue o estilo free-to-play, permitindo que você o baixe sem pagar nada e invista dinheiro real para adquirir itens premium caso ache necessário. Ao todo, o game oferece 67 carros, 13 circuitos e pelo menos 1,4 mil eventos diferentes. A produtora promete adicionar 28 novos desafios por semana.

Como de praxe em jogos do gênero, GT Racing 2 não se limita ao modo single player e incentiva os jogadores a se divertir online. Há duas formas de jogar em grupo: de maneira competitiva ou cooperativa, criando uma equipe com outros pilotos que possuem o mesmo objetivo que você. Por sinal, basta assistir ao trailer acima para ver que o game apresenta gráficos excelentes e uma física bastante realista.

Heroes of Order & Chaos

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 1 GB

Famoso em suas versões para iOS e Android, o MMO Heroes of Order & Chaos finalmente ganha uma edição para Windows Phone! O game adota uma jogabilidade estilo MOBA (lembrando muito títulos de PC como League of Legends e DotA 2), na qual você deve selecionar um entre mais de 40 personagens diferentes para encarar batalhas acirradas contra o grupo de oponentes. Alguns mapas possuem suporte para duas equipes de três jogadores; outros, contudo, permitem até dois times de cinco membros cada.

Como todo MOBA que se preze, Heroes of Order & Chaos conta com dezenas de upgrades que podem ser adquiridos para seus personagens. Quanto mais evoluído ele estiver, maior será seu desempenho em campo. Mas não pense que basta treinar um herói exaustivamente para vencer as batalhas: é essencial ter uma boa comunicação com seus amigos e bolar uma boa estratégia de equipe, especialmente na hora de criar emboscadas (ou escapar de uma).

Tile Rider

  • R$ 3,99
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Tile Rider é um jogo que se inicia com uma premissa bizarra mas divertida: você encarna um homem comum que foi sugado para dentro de seu smartphone. Vendo-se em um ambiente hostil e maluco (no qual robôs de faxina tentam apagar tudo o que veem pela frente e vírus mortais espalham-se livremente pelos cenários), sua missão é simplesmente atravessar as fases usando os recursos que estiverem à sua disposição.

Uma das características mais interessantes do game é o fato de que ele possui diversas mecânicas diferentes. Em alguns níveis, você controla uma espécie de carro capaz de atingir altíssimas velocidades; em outras, você comanda uma torre de defesa equipada com metralhadoras de munição infinita. Com gráficos psicodélicos e trilha sonora empolgante, Tile Rider possui uma edição de demonstração com as oito primeiras missões do jogo – vale a pena experimentá-lo.

Death Worm

  • R$ 3,99
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Uma gigantesca minhoca maligna aparece repentinamente e começa a engolir tudo o que vê pela frente. As forças militares locais são convocadas para tentar eliminar esse monstro o mais rápido possível. Quem você acha que é preciso controlar em Death Worm? A minhoca, é claro! Crie um verdadeiro inferno em terra e se alimente de tudo o que puder: pessoas, animais, pássaros, tanques, helicópteros, aviões, prédios... Enfim, nada é grande o suficiente para encher o estômago da nossa amiguinha.

Death Worm possui 60 níveis divididos em quatro locais diferentes. Há também três divertidos mini games, um modo de sobrevivência, 50 variedades de inimigos e três minhocas desbloqueáveis que você pode usar para tocar o terror. O título custa R$ 3,99, mas você pode baixar uma versão gratuita de testes na qual apenas os primeiros cenários são acessíveis.

Angry Birds Epic

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Os pássaros nervosos estão de volta... Mas, desta vez, em uma divertida e hilária aventura medieval! Angry Birds Epic é um game gratuito que se passa no aclamado universo criado pela Rovio e que já fez aparições em todas as plataformas possíveis. No jogo, você controla novamente as aves mais estressadas do mundo dos video games, mas deve enfrentar batalhas épicas em uma jogabilidade que lembra muito alguns RPGs clássicos.

Conforme o enredo se desenvolve, você é desafiado a explorar cenários belíssimos e variados – todos repletos de inimigos prontos para frustrar os planos de nossos heróis, obviamente. Para combatê-los, é essencial aprimorar as habilidades dos protagonistas, fazendo com que eles subam de nível e equipando-os com itens cada vez mais poderosos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.