Windows 10: build 10558 vazada traz enxurrada de novidades; confira tudo

4 min de leitura
Imagem de: Windows 10: build 10558 vazada traz enxurrada de novidades; confira tudo

Se você achou que a Microsoft ia deixar o Windows 10 nos PCs de lado para dar atenção especial ao lançamento da versão mobile da plataforma, saiba que estava bem enganado. Isso porque uma imagem vazada da build 10558 do SO para computador mostra que a companhia está preparando um bom número de novidades para agradar o público que ela conquistou.

E antes que você pense que estamos falando apenas de correções de bugs ou melhorias que vão passar despercebidas, já avisamos: por mais que não sejam alterações gigantescas, são várias mudanças que, juntas, prometem aperfeiçoar (e muito) nossa experiência com o Windows 10.

“O que há de novo?”

Para quem está se fazendo a pergunta acima, não se preocupe. Nós preparamos uma lista com algumas das adições trazidas na nova build do sistema operacional da Microsoft. Confira a lista em detalhes logo abaixo:

Messaging

Depois de tanto tempo de espera, o aplicativo de mensagens instantâneas da Microsoft que havia sido prometido pela empresa ainda no início de 2015 teve seus primeiros sinais de existência. Segundo o site WinBeta, o software (atualmente chamado apenas de “Messaging”) deverá centralizar diversos programas de mensagem, como Skype e SMS, em um mesmo app disponível tanto nos PCs quanto no Windows 10 Mobile.

Infelizmente, pouco foi revelado sobre o app em si. Apesar de estar na lista de aplicativos do Windows 10 e poder até mesmo ser ativado, ele não está em funcionamento para que você se comunique com outras pessoas, e seu visual é idêntico àquele visto no Windows Phone.

Mesmo assim, a data de seu surgimento sugere que o software possa ser revelado oficialmente muito em breve.

Find My Device

Já comum em praticamente todas as plataformas móveis do mercado, o Windows 10 finalmente vai passar a contar com um software para ajudar você a localizar seu computador. A informação vem de um tweet feito pelo membro do Twitter Gustave M, que também trouxe uma imagem das configurações para ativar a função.

“Nova ferramenta Find My Device e opções”

A má notícia? O Find My Device ainda não está funcionando, então não é possível testá-lo para saber que ferramentas ele oferece.

Ícones

Não se limitando ao software acima, Gustave mostrou que vários ícones do Windows 10 vão receber uma mudança e tanto no visual. Segundo ele, são aproximadamente 4 mil ícones novos, entre imagens do Painel de Controle, acessórios, impressoras 3D, dispositivos de som e do Editor de Registro. Confira a galeria abaixo para ter uma ideia:

Instalação em outros discos

A nova build também traz uma novidade ótima para os donos de PCs híbridos, tablets e aparelhos que trabalham com armazenamentos externos. Agora é possível baixar e instalar apps em outros discos ou partições que não o “C:”.

Em contrapartida, é preciso notar que essa é uma configuração global, o que quer dizer que o local de instalação não é definido de acordo com o aplicativo, mas sim para todos os apps disponíveis. Ao menos você ainda tem uma opção a mais do que fazer.

Microsoft Edge

Outro software a ganhar melhorias foi o navegador Edge. Segundo o WinBeta, a primeira e mais perceptível mudança fica por parte de sua interface, que passou por uma “limpeza” e agora apresenta menos opções e botões. Nenhuma ferramenta foi retirada, é claro – elas apenas passaram para o menu do browser.

Junto disso, também foi apresentada uma ferramenta de visualização prévia de abas. Basicamente, você poderá usar isso para dar uma “espiada” em outra aba, mas sem precisar trocar de página acessada, o que pode significar uma grande economia de tempo. O software já funciona perfeitamente e vem ativado como padrão no Edge; para usá-lo, é só colocar o mouse sobre a aba desejada.

Menu Iniciar

Assim como no caso do Edge, o Menu Iniciar do Windows 10 passou por uma mudança pequena, mas significativa para quem deseja interagir com os tiles. Como a imagem abaixo mostra bem, agora você pode abrir um novo menu de contexto para controlar as opções do sistema operacional.

Pode não parecer uma grande adição, mas acredite: ela ajuda um bocado. Afinal, ela não apenas oferece opções de maneira mais organizada, mas também ícones explicativos, para tornar toda a experiência de uso mais intuitiva.

Windows Spotlight

Lembra-se do Spotlight, aquela ferramenta que prometia dar mais vida para a tela de bloqueio do seu Windows 10? Pois bem, a novidade antes era exclusiva do Windows 10 Home. Mas parece que, após um bom número de reclamações, os donos da versão Enterprise – bem como da Windows 10 Pro – da plataforma finalmente terão a chance de usá-la.

“Usuários da Enterprise, estou feliz em anunciar que nós temos o Spotlight também”

Rumores ainda são rumores

É sempre importante lembrar, porém, que estamos falando de um vazamento. Logo, como em todos os casos desse tipo, não tome as informações desses rumores como verdade absoluta, por mais reais que elas pareçam.

Infelizmente, tudo o que podemos fazer é aguardar pacientemente até que a Microsoft confirme (ou negue) as promessas dessa build. Mas talvez, com sorte, tenhamos uma resposta surgindo amanhã (6), com o evento da companhia para trazer sua nova linha Windows Mobile. E se for verdade, é bem provável que as novidades sejam parte da tão esperada primeira “grande” atualização do Windows 10.

Você gostou das novidades que o Windows 10 pode trazer em breve? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.