Recentemente, nós do TecMundo noticiamos um fato curioso: a mais recente Build do Windows 10 Technical Preview, cujo código é 10056, trazia entre suas novidades um tema na cor preta que altera radicalmente o visual do sistema operacional. Esse recurso pegou muita gente de surpresa, mas vale lembrar que o Windows Phone já realiza essa divisão (tema claro e tema escuro) desde o seu lançamento.

É importante observar, contudo, que a Build 10056 ainda não foi disponibilizada oficialmente pela Microsoft. Quem teve acesso ao ISO dessa versão adquiriu o arquivo de maneiras alternativas, baixando-o via torrent ou sites de compartilhamento livre de documentos. Sendo assim, ressaltamos que não é seguro instalar tal Build em seu computador, visto que ela não conta com a aprovação da companhia de Bill Gates sequer para ser utilizada como preview técnico.

Ainda assim, caso você já tenha instalado tal Build na sua máquina, saiba que é muito fácil ativar o novo tema escuro do Windows 10: tudo o que você precisa fazer é efetuar uma rápida mudança no registro do sistema. Simplesmente abra o Painel de controle, entre no setor “Sistema e Segurança” e execute o “Editor de Registro” (“Registry Editor”). Siga o seguinte caminho de diretórios: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ Themes, e, aqui, crie uma nova Chave chamada “Personalize”.

Dentro dessa Chave recém-criada, simplesmente clique com o botão direito no mouse em uma área vazia e crie um novo valor DWORD (de 32 bits). Nomeie-o como “SystemUsesLightTheme”, abra-o clicando duas vezes em seu ícone e atribua seu valor como 0, assim como exemplificado na imagem acima. Pronto, o tema escuro já deve estar ativo em seu computador!

Ainda não está claro se esse recurso estará disponível de uma forma mais acessível ao usuário na edição final do Windows 10, mas é bem provável que a escolha do tema claro ou escuro estará junto com as outras ferramentas típicas de personalização do sistema operacional. Só nos resta esperar pelo lançamento oficial do SO.

Cupons de desconto TecMundo: