Microsoft libera nova versão do Win10 para PC e mobile; confira novidades

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft libera nova versão do Win10 para PC e mobile; confira novidades

A Microsoft liberou ontem à noite uma nova atualização para o Windows 10 Insider Preview. Estamos falando da Build 14367, que chega com um bocado de correções e três novidades mais importantes. É interessante notar que essa atualização já está sendo distribuída, mas apenas para os participantes do Insider Program cadastrados no anel de atualizações rápido.

Se você não faz parte desse programa de testadores, é possível se inscrever aqui e conferir as novidades do Windows assim que a Microsoft fizer a liberação. Se você já é parte do Insider Program, vamos ao que interessa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Idiomas

Se você está utilizando um computador com tela sensível ao toque e suporte a canetas Stylus, fique sabendo que o SO em sua Build 14367 agora é capaz de identificar mais idiomas na escrita à mão. Os maiores idiomas suportados nessa atualização são o indonésio, o malaio e, pela primeira vez, idiomas nativos africanos, como Swahili, Xhosa e Zulu. O português já faz parte da lista há algum tempo.

Feedback

A segunda novidade interessante para os testadores é o novo atalho de teclado para enviar feedback de bugs ou sugestões para a Microsoft. O comando Windows+Shift+? Não vai mais funcionar, e, em vez disso, você deverá utilizar Windows+F. Isso fará uma captura de tela automática e abrirá o Feedback Hub para você anexar essa imagem junto com seus comentários.

Ferramenta de reinstalação

Por fim, se você gosta de fazer instalações limpas no seu PC quando grandes atualizações do Windows 10 chegam, a Microsoft colocou uma nova opção para fazer isso no app de Configurações do sistema. O procedimento é diferente da restauração e funciona de forma mais simples e rápida. Você pode conferir mais detalhes sobre isso aqui.

Além dessas três novidades, a criadora do Windows melhorou a integração de notificações entre o Windows 10 no PC e no smartphone e consertou uma série de pequenos bugs relacionados ao Centro de Ações. Confira a lista completa de correções aqui. No Windows 10 mobile que está recebendo essa atualização, não houve nenhuma nova função inserida, mas problemas no Continuum, na Cortana e na Área de Notificações foram resolvidos.

Menos bugs

Com essa nova Build, a Microsoft praticamente eliminou os grandes bugs da versão prévia do Windows 10 e, por enquanto, só existe um problema conhecido listado na versão para PC. No Mobile, há apenas dois. Isso não quer dizer, entretanto, que ambos estejam completamente estáveis, mas esse polimento todo está preparando a plataforma para o Anniversary Update, que deve trazer uma série de grandes novidades para o sistema operacional. Confira mais detalhes aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.