Windows 10: plataforma quase não cresceu em abril de 2016

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: plataforma quase não cresceu em abril de 2016
Imagem: Extreme Tech

Depois de quase um ano de crescimento firme e forte, parece que estamos vendo os primeiros sinais de estagnação da nova versão do sistema operacional da Microsoft. Segundo o serviço Net Market Share, conhecido por analisar detalhadamente o mercado web do mundo todo, a plataforma conseguiu alcançar apenas 14,35% do mercado total de SOs durante o mês de abril – uma diferença mínima, se comparado aos 14,15% atingidos em março.

O Windows 10 não foi a única plataforma afetada por isso, vale notar. Basicamente, todas as outras plataformas da Microsoft para PC sofreram uma queda do mercado: o Windows 7, por exemplo, caiu de 50% de domínio para 48,8%, enquanto o Windows XP foi de 10 para 9,66%, diminuindo a presença do SO de 90% para 89,2%. Pode parecer um valor pequeno, em um primeiro momento, mas é um número gigantesco, para apenas um mês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mercado de PCs e seus sistemas operacionais, no mês de abril de 2016

E quem ficou com a fatia perdida pela Microsoft? Obviamente, a Apple e o Mac OS X, que cresceu de 7,7% para 9,2% do mercado. Isso mostra que, curiosamente, embora o mercado de computadores como um todo esteja sofrendo, o sistema da gigante de Cupertino pode se destacar em meio ao declínio de todos os concorrentes.

Um marco de crescimento ou de queda?

Seja essa uma queda momentânea ou o começo de um enorme declínio para a plataforma, o fato é que a empresa deve conseguir mais um impulso na adoção do Windows 10 em um futuro próximo. Afinal, com a chegada da atualização de aniversário do sistema operacional a apenas algumas semanas de distância, é provável que muitos curiosos queiram dar uma chance para a nova plataforma.

Por outro lado, a data do aniversário do Windows 10 – e, por sua vez, do fim dos upgrades grátis do Windows 8 para seu sucessor – pode marcar o fim do crescimento da plataforma como um tudo, graças a uma combinação da diminuição do mercado de PCs e o interesse cada vez menor do público em softwares pagos. Resta a nós esperar para ver o resultado disso.

Qual é o melhor Windows? Windows 7 ou 10? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.