Samsung pode ter primeiros aparelhos com Miracast, o concorrente do AirPlay

1 min de leitura
Imagem de: Samsung pode ter primeiros aparelhos com Miracast, o concorrente do AirPlay

A Wi-Fi Alliance – associação comercial que regula boa parte dos padrões wireless domésticos – anunciou uma nova certificação. Trata-se da Miracast, uma tecnologia sem-fio para o streaming de vídeos em televisores a partir do carregamento em smartphones, tablets e computadores. Não se assuste se pensa que já viu algo parecido em algum lugar, pois o conceito é realmente o mesmo utilizado pelo AirPlay da Apple.

A Miracast deve funcionar com base nas conexões Wi-Fi Direct (uma criação da Intel), que tentavam realizar o mesmo feito – tecnologia que não decolou da maneira que as fabricantes desejavam. Mesmo com o relativo fracasso anterior, Intel e Wi-Fi Alliance já conseguiram bons parceiros para os testes da nova tecnologia.

Broadcom, Marvell, MediaTek, Railink e Realtek anunciaram que vão adaptar suas placas de rede para funcionar com o novo padrão. Além delas, NVIDIA e Sony Mobile também anunciaram suporte para a tecnologia Miracast. Com isso, chips integrados utilizados em portáteis devem começar a contar com as novas possibilidades de conexão em breve.

Samsung pode sair na frente

Atualmente, alguns dispositivos da Samsung já contam com uma tecnologia que funciona com o mesmo protocolo wireless da Miracast. Trata-se do AllShare existente nos Galaxy S3, Galaxy Note 2 e Galaxy Note 10.1. A empresa sul-coreana pode ingressar no consórcio dos novos padrões oferecendo os primeiros aparelhos compatíveis, mas para isso precisa realizar algumas modificações nos gadgets.

(Fonte da imagem: Reprodução/ArsTechnica)

Atualmente, somente televisores da Samsung conseguem conexão direta com os aparelhos por meio das conexões AllShare. Para que a Wi-Fi Alliance certifique os aparelhos com o selo Miracast, é preciso que a fabricante modifique alguns padrões para garantir a interoperabilidade com televisores de outras marcas.

Fonte: ArsTechnica e Wi-Fi Alliance

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.