Golpe: criminosos espalham link para 'ativar vídeo-chamada' no WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Golpe: criminosos espalham link para 'ativar vídeo-chamada' no WhatsApp

A empresa de segurança virtual Kaspersky Lab encontrou uma nova fraude correndo em grupos do WhatsApp. Criminosos criaram uma página web para smartphones e estão espalhando seu link para oferecer a suposta ativação de um novo recurso no mensageiro: a possibilidade de realizar vídeo-chamada.

Não é preciso dizer que isso se trata de um golpe, uma vez que o WhatsApp não conta com a tal possibilidade. É possível apenas realizar chamadas de voz pelo app, e isso já está disponível para toda a base de usuários.

Quando a vítima toca no link achando que conseguirá ativar as vídeo-chamadas, ela é levada para uma página web mobile que pede o seu número de celular. Depois de fazer o tal cadastro, a pessoa é convidada a compartilhar um link com 10 contatos ou em três grupos dos quais faça parte. Somente depois disso a vítima teria o recurso ativado.

Perigo

A Kaspersky comenta que é perigoso informar o número de telefone em sites suspeitos como esses. “Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Os links compartilhados pelo golpe ainda levam o usuário a instalar vários softwares de procedência duvidosa, que tentam enganar a pessoa com truques mostrados de acordo com o dispositivo e sistema operacional que ela usa para navegar.

Vale lembrar novamente que o recurso de vídeo-chamadas não existe no WhatsApp e qualquer corrente que você receba falando sobre a possibilidade pode ser um algum tipo de golpe. No ano passado, nós do TecMundo até fizemos uma brincadeira de 1° de abril sobre o assunto.

Tem um novo golpe no WhatsApp. Já viu o que é para não cair nessa? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.