Videochamadas estão chegando ao WhatsApp. Quer experimentar? Saiba como!

2 min de leitura
Imagem de: Videochamadas estão chegando ao WhatsApp. Quer experimentar? Saiba como!

Recentemente, os usuários do WhatsApp foram surpreendidos com uma notícia incrível: o recurso de chamadas por voz está liberado para todos os dispositivos equipados com Android. Essa função, que proporciona algumas mudanças na interface do aplicativo, permite realizar ligações sem custo para um contato da agenda, oferecendo uma alternativa para as tradicionais conversas de texto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa era uma notícia bastante aguardada por todos, uma vez que a funcionalidade estava sendo distribuída aos poucos através de convites enviados aos usuários. Em fevereiro, os primeiros sortudos puderam testar o recurso; no mês seguinte, um novo pacote de convites foi distribuído e agora a “festa está liberada” para todo mundo.

Chamadas de voz no WhatsApp.

A “BOMBA”: videochamadas ao estilo “Skype”

Porém, o motivo pelo qual essa matéria está sendo redigida é outro, mas igualmente surpreendente: o WhatsApp está implementando o recurso de videochamadas no mensageiro, funcionalidade que já está disponível para alguns usuários seletos e vai ser distribuído através do mesmo esquema de convites.

O TecMundo conseguiu colocar as mãos nesse update “secreto” do WhatsApp e viemos trazer, em primeira mão, as nossas primeiras impressões sobre esse recurso e oferecer um “surpresinha” para os leitores. Mas acalmem-se, uma coisa de cada vez.

Botão de videochamadas no WhatsApp.

Videochamadas no WhatsApp: como elas funcionam

Quem já testou as ligações por voz no mensageiro, não vai se assustar com o funcionamento das videochamadas. O GIF abaixo ilustra bem como ficou a nova interface do WhatsApp.

Ao lado do novo ícone de chamadas por voz, aquela tradicional imagem de uma câmera tomou o lugar do clipe que era usado para adicionar anexos na conversa. Clicando sobre esse botão, a videochamada é iniciada, habilitando a câmera frontal do aparelho para que o destinatário possa ver o rosto de quem está ligando ao atender a ligação.

Videochamada em andamento no WhatsApp.

Surpresinha do TecMundo

Assim como as ligações por voz, as videochamadas só estão habilitadas para quem recebeu um convite. Porém, aqueles que estão com esse recurso funcionando, podem realizar chamadas em vídeo para os contatos para habilitar a funcionalidade em outros dispositivos. E é aqui que entra a surpresinha do TecMundo.

Como vocês puderam ver, nós estamos com as videochamadas habilitadas no WhatsApp de vários aparelhos. Nós gostaríamos muito de poder distribuir essa nova funcionalidade para todos os leitores, mas vamos priorizar aqueles que fizerem um “pedido”.

Quer experimentar as videochamadas do WhatsApp?

O pedido – muito simples, diga-se de passagem – consiste em compartilhar esta matéria através do Facebook. Como muitos devem saber, os compartilhamentos ficam registrados na rede social, permitindo-nos saber quais usuários realmente realizaram tal ação.

O TecMundo vai escolher, de forma aleatória, mil usuários por semana (durante o próximo mês) para fazer uma videochamada e habilitar o recurso nesses aparelhos. Entraremos em contato por inbox pedindo o número dessas pessoas, dispensando a necessidade de informá-los para nós.

.....

Atualizado: pessoal, esta foi a nossa famosa travessura de primeiro de abril, o Dia da Mentira, portanto a notícia é completamente falsa. Sendo assim, o recurso de videochamadas do WhatsApp ainda não foi anunciado, — mas hey! —, o volume de interessados foi tão grande que esperamos do tio Zuck uma agilidade para criar este recurso no mensageiro em breve.

Pedimos nossas sinceras desculpas a quem levou a brincadeira tão a sério, nossas pegadinhas deste dia geralmente costumam ser bem boladas e a cada ano ficamos mais afiados. Enviamos a quantidade de acessos e buzz que gerou aos responsáveis pelo desenvolvimento do WhatsApp, esperamos que eles realmente vejam que esta demanda é muito desejada!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.