Manutenção de veículos da Waymo será feito pela Avis Budget Group

1 min de leitura
Imagem de: Manutenção de veículos da Waymo será feito pela Avis Budget Group

A Waymo, braço da Alphabet que ficou responsável pelo desenvolvimento de veículos autônomos, acredita que precisa manter seu foco no sistema de direção e não ficar se preocupando com a manutenção da sua frota de Chrysler Pacificas.

Por isso, a “irmã da Google” resolveu deixar que os cuidados com as minivans sejam feitos pela Avis Budget Group, conhecida pela sua rede de aluguel de veículos. A empresa ficará responsável pela manutenção e serviços gerais de suporte à frota da Waymo.

Não há qualquer detalhe sobre a parte financeira dessa parceria – a primeira do tipo a surgir até agora –, apenas é sabido que o acordo deve durar anos. As garagens e oficinas da Avis na região de Phoenix, que também é onde acontecerão os primeiros testes públicos das minivans, foram adaptadas para que trocas de olho, limpeza, rodízio de pneus e instalação de componentes sejam feitos.

A única parte que não será de competência da Avis é o hardware que permite que o veículo ande sozinho por aí, que é o caso dos sensores LiDAR e das câmeras espalhadas pela carroceria.

O CEO da Waymo, John Krafcik, disse em uma declaração que a grande quantidade de pontos de manutenção da Avis pelo mundo pode ajudar a empresa a levar a tecnologia a mais lugares e a mais pessoas. Considerando a distância que esses carros vão percorrer por dia, é esperado também que o desgaste seja bastante acelerado, o que vai requerer uma manutenção mais frequente – e é aí que essa parceria entre a Waymo e a Avis pode fazer todo o sentido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.