The Last Story é fruto de um projeto intrigante feito pela Nintendo em parceria com o estúdio Mistwalker, de Horonobu Sakaguchi (um dos criadores de Final Fantasy). Cenários esplendorosos tentam cativar os fãs do gênero RPG que possuem um console de última geração da Nintendo. O trabalho de arte é muito chamativo.
O conde Arganon é a principal autoridade do território conhecido como Ruri Island e é um pouco diferente dos outros nobres, pois possui grandes ambições. A cidade de Ruri é o centro do território (agindo como o centro de operações dos personagens principais), que está prestes a presenciar mudanças drásticas. Ficção científica? Não, senhor, pois os desenvolvedores tentaram minimizar a quantidade de elementos desse tipo no game.
O sistema de combate deste RPG mistura ações em tempo real e comandos realizados por turnos. A batalha em si é em tempo real, mas há comandos pré-selecionados, o que exige que o gamer pense nas ações a serem empregadas. Somente um protagonista está nas mãos do gamer, enquanto os demais são dominados pela inteligência artificial. Ainda assim, certas ordens podem ser feitas aos outros participantes da batalha.