Confira os jogos que roubaram a cena durante a E3 2011

12 min de leitura
Imagem de: Confira os jogos que roubaram a cena durante a E3 2011

Img_normal

Assim como a sua antecessora em 2010, a edição deste ano da E3 (Electronic Entertainment Expo) foi também marcada pelo contraste. Marcada pela diferença entre tecnologias diametralmente opostas, entre estilos clássicos e inventivos de se criar blockbusters, entre superproduções milionárias e pequenos títulos tão baratos quanto criativos.

Por parte das tecnologias, talvez não fosse assim tão difícil traçar linhas razoavelmente claras para as tendências reveladas e fortalecidas para a última edição da feira: as jogatinas baseadas na captura de movimentos buscam a consolidação; o 3D luta por um lugar definitivo ao sol; o jeito clássico de se jogar demonstra que dificilmente será completamente substituído.

Entretanto, ao se tratar do atulhado rol de jogos que deram as caras durante a E3 2011, a coisa toda fica um tanto mais... Subjetiva. Não que alguns critérios objetivos não mereçam destaque, é claro.

Mass Effect 3, por exemplo, foi nomeado pela EEDAR (Pesquisa e Design de Entretenimento Eletrônico, na sigla em inglês) como o produto de revenda mais promissor dentre os presentes na atual edição da feira. O critério utilizado foi bastante simples: o órgão observou os hábitos dos mais de 20 milhões de visitantes dos sites IGN.com e GameTrailers.com durante a E3.

Img_normalO resultado: o blockbuster da BioWare encabeçou a lista dos jogos mais visitados durante o período nos referidos sites — com milhares de compradores em potencial consumindo cada novo naco de informação. O órgão estima ainda que ME 3 pode vender até 20% mais que o seu antecessor, que desembarcou mais de 2 milhões de unidades apenas na primeira semana de prateleiras.

Mas a lista traz também outras pedradas que foram capazes de manter a atenção de legiões de jogadores durante a E3 2011, como Battlefield 3, The Elder Scrolls V: Skyrim e o promissor Uncharted 3: Drake’s Deception — embora títulos como Tomb Raider e BioShock Infinite apareçam em posições surpreendentemente baixas (décimo terceiro e décimo sexto, respectivamente). Confira a lista completa abaixo:

  1. Mass Effect 3
  2. Battlefield 3
  3. The Elder Scrolls V: Skyrim
  4. Call of Duty: Modern Warfare 3
  5. Assassin’s Creed Revelations
  6. Uncharted 3: Drake’s Deception
  7. Batman: Arkham City
  8. The Legend of Zelda: Skyward Sword
  9. Halo 4
  10. Infamous 2
  11. Duke Nukem Forever
  12. Star Wars: The Old Republic
  13. Tomb Raider
  14. Gears of War 3
  15. Rage
  16. BioShock Infinite
  17. Super Mario 3DS
  18. Resistance 3
  19. Halo: Combat Evolved Anniversary
  20. Street Fighter X Tekken

Mas a EEDAR também mencionou outros destaques. O Xbox 360, por exemplo, comemora um final de feira como o sistema com maior intenção de compras; segundo o órgão, isso se deve ao crescente interesse do público pelas interações possibilitadas pela tecnologia do Kinect, sobretudo no que diz respeito aos títulos hardcore.

Enquanto isso, no TecMundo Games...Demonstrações que roubaram a cena durante a E3

Img_normalBem, números, bases de cálculo e estatísticas aparte, o TecMundo Games resolveu também elencar as aparições de maior destaque durante a última edição da E3. Naturalmente, inúmeros títulos foram levados para o palco e para os estandes da feira, de maneira que, é claro, nem todos podem estar na lista abaixo.

Mas vejamos alguns títulos que realmente conseguiram atrair para si os holofotes da E3 2011 — lembrando que a ordem abaixo é completamente aleatória:

The Legend of Zelda: Skyward Sword

Skyward Sword demonstrou sem sombra de dúvidas que os títulos first party da Nintendo são excelentes quando o assunto é consolidar uma nova tecnologia. Afinal, basta assumir o controle do Wii Remote (com o Wii MotionPlus, naturalmente) para entender que os controles do Wii não são apenas um apêndice interessante aqui, mas sim parte essencial da experiência de jogo que compõe a nova aventura de Link. Ademais, novos personagens, inimigos e detalhes da história mostraram que a franquia vai muito bem, obrigado.

BioShock Infinite

No topo da colina, há uma cidade iluminada... Mas é melhor não perguntar o que exatamente ilumina a tenebrosa Columbia. A demonstração de BioShock Infinite liberada para a E3 2011 trouxe uma miríade de detalhes sobre a nova cidade flutuante, sua população em pé de guerra e também sobre certa moça misteriosa que aguarda salvamento. Ah, sim: você também pode conhecer Songbird, guardião de Elizabeth e um terrível adversário em potencial.

Tomb Raider

Mesmo com o resultado mediano dos últimos títulos da série, o novo Tomb Raider tem causado bastante burburinho, tanto entre o público quanto entre a mídia especializada. Ok, verdade seja dita: parte desse alvoroço se deve ao belíssimo vídeo inaugural produzido pela Crystal Dynamics. Entretanto, não se pode negar que a leitura mais realista de uma musa que nasceu de uma brincadeira gráfica pode, é claro, representar uma nova direção. Além disso, o resgate do passado de Lara Croft parece guardar boas surpresas para 2012.

Saints Row: The Third

Eis um título que levou uma quantidade absurda de pólvora e violência gratuita para a última edição da E3. Ok, sem problemas. Essa era mesmo a ideia. Entretanto, ao conferir a demonstração de Saints Row: The Third levada para o palco da E3 — com ação ininterrupta e nonsense, mas também incrivelmente absorvente — é impossível não considerar que a Volition Inc. esteja cada vez mais próxima de se livrar do título pouco lisonjeiro de “cópia de GTA”. Em outras palavras, The Third parece perfeitamente capaz de fortalecer uma linguagem própria para Saints Row.

Mass Effect 3

O trailer de Mass Effect 3 produzido para a E3 2011 provavelmente deu um novo sentido para o termo “responsabilidade”. Trata-se de algo mais ou menos assim: “Ei! Você aí! Eu tenho uma novidade: o destino da Terra, de toda a humanidade e de uma galáxia inteira está em suas mãos!”. É claro, além do seu novo “pepino” interestelar, o vídeo trouxe também um título com muita ação e belas imagens dos planetas que servirão de palco para a guerra sem precedentes.

Uncharted 3 Drake’s Deception

Conforme você deve ter lido na prévia do BJ,a terceira edição de Uncharted deixou na E3 basicamente duas impressões: a de ser um jogo (ainda mais) belo e a de ser capaz de produzir ação inovadora e ininterrupta. Que o diga quem viu a sequência levada para o palco, na qual um aflito Nathan Drake luta, simultaneamente, contra dezenas de inimigos em um navio prestes a ir a pique. O vídeo também mostrou algumas boas utilizações do mini games clássicos da franquia, demonstrando ainda novas formas de ação stealth.

Super Mario 3DS

Afinal, após muito rumor e especulação, é fato: Mario voltará a utilizar seu inesquecível traje Tanooki em Super Mario 3DS. Mas não foi apenas esse detalhe que ganhou novas cores durante o trailer produzido para a E3 2011. A nova e promissora incursão 3D do encanador parece ainda uma homenagem mais que bem-vinda ao estilo de jogo encontrado em Super Mario 64 e, posteriormente, em Mario Galaxy. É esperar para ver.

LittleBigPlanet Vita

A criação em LittleBigPlanet é algo aparentemente sem limites. Bem, e por que seria diferente na versão para o PlayStation Vita? De acordo com o que se pode apreender da última E3, o novo portátil da Sony tem tudo para ser mais uma aposta certeira de Sackboy e Cia.

Sound Shapes

Um mundo inteiramente forjado em movimentos musicais, ritmos e figuras abstratas. É exatamente isso que Sound Shapes pretende levar para o PlayStation Vita. No momento, pode-se dizer simplesmente que o game deixou as audiências da E3 batendo discretamente os pés no chão de acordo com um ritmo irresistível.

Rayman Origins

Que tal explorar as origens do herói sem membros da Ubisoft? É claro, se for possível se juntar com mais dois amigos, a coisa toda pode ficar ainda mais interessante. A demonstração levada a cabo durante a última edição da E3 apresentou dois cenários de Rayman Origins: um terrestre, no qual vale destaque para certa homenagem — Tetris, alguém? —, e um aquático no qual o objetivo era escapar de dois vermes gigantes. Enfim, Rayman em busca de suas raízes.

Papo and Yo

Qualquer um procurando por algo genuinamente novo e alternativo no PS3 deveria dar uma olhada em Papo & Yo. A começar pela inspiração um tanto mórbida do seu criador, Vander Callabero, que diz ter se baseado no relacionamento com seu pai alcoólatra. Aqui você deve assumir os passos de um menino sul-americano, encontrando um caminho através da cidade onde vive. Há ainda um parceiro rinoceronte que, embora goste muito de ajudar com os puzzles, tem sérios problemas com seu vício por comer sapos — sim, esse é o resultado mais material da inspiração de Callabero.

Forza Motorsport 4

Embora o histórico de Forza com certeza ajude na hora de compor a expectativa para a sua quarta edição, fato é que muito gente anda pouco esperançosa em relação à interação do título com o Kinect. Bem, a despeito disso, fato é que Forza Motorsport levou um belo espetáculo para a E3 2011, com pistas e carros mais bem construídos. Afinal, jogando com um volante, com um controle tradicional ou com o Kinect, a experiência central do simulador parece perfeitamente capaz de garantir a continuidade do interesse pela franquia.

FIFA 12

Então FIFA anda se repetindo nas edições mais recentes? Sem problemas, já que FIFA 12 deve trazer a maior adição para a franquia em quatro anos, conforme alardeou representante da EA Vancouver. Em entrevista ao site OXM.co.uk, o desenvolvedor líder da sucursal, Aaron McHardy, afirmou que a engine de impacto do game “é a mudança mais significativa” desde que a franquia foi “reconstruída para a atual geração de consoles”. Ademais, a demonstração durante a E3 ainda trouxe uma mecânica geral mais apurada e animações de cair o queixo.

Battlefield 3

Battlefield 3 é uma combinação bastante promissora entre dois títulos que, individualmente, já causavam grande estrago. Trata-se dos enormes ambientes de Battlefield 2 aliados às mecânicas de destruição de cenário de Battlefield: Bad Company 2. Isso pelo lado da jogabilidade, é claro. Graficamente, BF 3 assume uma posição sem precedentes na franquia, trazendo algumas das mais belas imagens da atual geração de games — passando da modelagem dos personagens aos cenários urbanos e veículos bélicos.

The Elder Scrolls V: Skyrim

Skyrim tem demonstrado ser perfeitamente  capaz de dar continuidade à emblemática franquia The Elder Scrolls. Em vez de reinventar a roda, a nova edição parece perfeitamente capaz de representar o passo seguinte na evolução da franquia, aliando um novo sistema de combate — baseado na utilização individual de cada um dos braços do protagonista — à mitologia já consagrada da série. Adicionalmente, há ainda batalhas contra dragões. Muitas batalhas contra dragões.

Hitman: Absolution

Absolution certamente levou para a E3 2011 uma das demonstrações mais surpreendentes. Boa parte desse impacto veio do novo direcionamento dado ao bom e velho Agente 47, que dessa vez vai além do status de arma contratada, assumindo uma trama mais elaborada e cheia de reentrâncias. Isso sem contar as belas demonstrações de habilidades e ação stealth que também ocuparam um lugar no palco.

Call of Duty: Modern Warfare 3

Eis a maior pedra no sapato de Battlefield 3 — e vice-versa, é claro. Embora seja o último fruto de uma série que gera novos títulos na velocidade de um casal de coelhos, a demonstração de Call of Duty: Modern Warfare 3 levada para o palco da E3 2011 não deixou de surpreender. Novamente, havia ali belos gráficos e uma sequência impecavelmente dramática de guerra. Adicionalmente, MW 3 ganha pontos com a adição do serviço Elite, que deve organizar estatísticas e batalhas ranqueadas.

Assassin’s Creed: Revelations

A nostalgia de uma velha memória embalada por boa música. A demonstração de Revelations durante a E3 conseguiu prender desde o fã mais devoto da série até aquele que apenas começou a se interessar pela linhagem dos assassinos. Afinal, havia ali ação, demonstrações de habilidade e o naco do que deve ser uma história das mais cheias de reviravoltas. Naturalmente, o tema desenvolvido pelo músico e diretor de filmes Yoann Lemoine apenas serviu para intensificar o efeito.

Luigi’s Mansion 2

Luigi’s Mansion foi um dos títulos que acompanharam o lançamento do hoje saudoso Game Cube, servindo ainda como um dos primeiros títulos a demonstrar o potencial estereoscópico do console. Mais de dez anos se passaram, e Luigi’s Mansion 2 será também pioneiro, dessa vez com o Nintendo 3DS. A ação, entretanto, já é velha conhecida: trata-se da mesma aventura assombrada — com destaque para a jogabilidade descomplicada.

Street Fighter X Tekken

Crossovers sempre carregam consigo uma questão implícita que poderia ser colocada da seguinte forma: “e se”. Street Fighter X Tekken não é exceção. Trata-se aqui da mesma zona de conforto para experimentações. Dessa forma, Street Fighter se torna mais rápido e utiliza mecânica baseada em tag, enquanto que Tekken é planificado para se adequar a um sistema bidimensional mais clássico. O resultado, embora sumariamente desrespeitoso com as tradições de ambos os títulos, é algo tremendamente promissor e divertido.

Batman: Arkham City

Belas curvas e uma tática infalível. O trailer de Batman: Arkham City trouxe a bela e mortal Mulher-Gato em toda a sua glória, agora como personagem jogável — os diferenciais em relação aos atributos são óbvios, é claro.

Halo 4

Não há muito o que dizer por enquanto, já que Halo 4 se sustenta no momento sobre a fama construída pelos seus antecessores. Trata-se, em suma, de um novo Halo, e também do nascimento de uma nova trilogia que deve trazer o icônico Master Chief de volta em algum momento de 2012.

Star Wars: The Old Republic

Uma simples sequência de KOTOR teria sido razoável. Entretanto, em vez disso, BioWare e LucasArts resolveram levar as histórias típicas de Star Wars para o universo orgânico de um MMO. Naturalmente, as finalidades para a utilização da Força ainda podem ser escolhidas; basta escolher entre o Império Sith e a República Galáctica. Para mais detalhes, talvez seja uma boa conferir o trailer de Star Wars: The Old Republic liberado especialmente para a E3 (abaixo).

Gears of War 3

A política de “não fazer prisioneiros” permanece em Gears of War 3, embora com algumas adições interessantes. Por exemplo, o renovado modo Horde que fará parte da terceira edição da franquia — que deve também ser a última a trazer a história de Marcus Fenix.

Rage

“As pessoas costumam desaparecer por estas bandas”, é o aviso que surge após alguns segundos do trailer de Rage para a E3 2011. Basta assistir mais um pouco para entender o porquê. Não que universos pós-apocalípticos sejam algo genuinamente novo. Mas sim, a jogabilidade e os nacos de história revelados pela Bethesda durante a feira sem dúvida conseguiram chamar alguma atenção.

Resistance 3

A esperança da humanidade parece decrescer conforme Resistance ganha novas versões. Senão, basta conferir a sequência de Resistance 3 demonstrada durante a última edição da E3. Eis um retrato breve: a resistência humana falhou miseravelmente em extirpar a ameaça alienígena dos Chimera. Nas grandes cidades, restam apenas escombros e alguns poucos espíritos desesperados prontos para dar a última cartada.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.