Análise 8BitDo Receiver: um “controle extra” de Switch por preço de banana

5 min de leitura
Imagem de: Análise 8BitDo Receiver: um “controle extra” de Switch por preço de banana
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Se você é um dono orgulhoso de Nintendo Switch, certamente já se deparou com jogos de multiplayer de sofá que permite vários jogadores brincarem de uma só vez e faltou controle para todo mundo jogar. Claro, o par de Joy-Cons quebra um galho, mas eventualmente você vai se deparar com jogos de mais de dois jogadores, como Overcooked 2 e Super Smash Bros. Ultimate.

Nesse momento, cabe algumas opções: comprar um controle mais barato, como os modelos com fio ou o SF30 Pro da 8BitDo, comprar um Pro Controller ou um novo par de Joy-Cons (algo que sai bem caro), ou se virar com o Receiver Bluetooth da 8BitDo e aproveitar os recursos que você já tem, garantindo um controle extra por um preço bem baixo. Mas o que ele faz? Basicamente, faz funcionar controles de PS4 e Xbox One no seu Nintendo Switch.

8BitDo Receiver: um receptor para controles terceiros

Se você tem um Nintendo Switch, é bem possível que tenha um PS4 ou Xbox One (ou quem sabe o controle de Xbox One para jogar no PC) em casa. Ou quem sabe até um controle de console mais antigo, como o Pro Controller de Wii U, um controle de PS3 ou até o Wii Mote. O que o Receiver Bluetooth da 8BitDo faz é conectar esses controles de outros consoles no seu Switch ou PC.

Sim, você pode jogar Switch com um controle de PS4 ou Xbox One com este receptor sem fio. Em outras palavras, por um preço bem pequeno você consegue aproveitar os seus outros controles dentro de casa no seu Switch sem precisar comprar um joystick novo.

A8BitDo Receiver

O processo é bem simples, mas varia para cada controle. O procedimento é o mesmo: você deve segurar o botão de sincronização no receptor da 8BitDo e realizar algum procedimento no joystick que será pareado. Apesar de não ser algo fácil de decorar, a página oficial do produto tem um manual que explica muito bem como realizar cada passo a passo.

Além da serventia para o Switch, o receptor também pode ser uma mão na roda para jogar em qualquer PC ou notebook. Se você não tem conexão Bluetooth no seu computador, basta realizar o mesmo procedimento do Switch para parear os controles, incluindo os produtos da própria 8BitDo, como o SF30 Pro. Simples e fácil. E, além dos consoles e PC, o adaptador também funciona em Android TV box e em Raspberry Pi (que não testei por não ter um disponível).

A

Por fim, mas não menos importante, um aspecto legal do produto é que a 8BitDo realiza atualizações constantes para o adaptador. Seguindo o tutorial do site, você pode atualizar o firmware do adaptador e ganhar melhorias ou correções de problemas através do PC.

O 8BitDo Receiver funciona bem?

A opinião sobre o 8BitDo Receiver pode ser desmembrada em duas partes: a jogatina no PC e a jogatina no Nintendo Switch. No computador, tive zero problemas. Os controles conectaram facilmente e foi fácil jogar qualquer coisa, seja jogos da Steam, retrô games da GOG ou até mesmo alguns títulos no emulador. Sem segredos por aqui.

Depois de jogar algumas horas no Switch, achei a experiência bem satisfatória. Os controles funcionaram bem e sem lag aparente, apesar de ter encontrado alguns bugs. Talvez o pior problema em um primeiro momento seja o layout dos botões: apesar de saber que eram invertidos, a memória muscular demora um pouco para compreender que mesmo sendo um controle de Xbox One/PS4, eu deveria apertar o botão “errado” para os comandos.

A

Alguns títulos oferecem a opção de trocar a disposição de comandos, como Final Fantasy XII: The Zodiac Age, mas na grande maioria será necessário se adaptar a usar um controle de outro console no Switch. Não é algo negativo do produto, claro, mas é válido ressaltar.

O que há de bom e o que há de ruim

Primeiro, vamos à parte positiva: além de funcionar muito bem, fiquei surpreso ao ver que controles que têm sensor de movimento como o DualShock 4, de PS4, aproveitam a tecnologia e até mesmo são compatíveis com games de Switch. Em Super Mario Odyssey, por exemplo, é possível usar o sensor de movimentos para jogar o chapéu, assim como no Pro Controller de Switch. Outras funções, como a vibração, também estão presentes.

Galeria 1

Outra coisa bacana é que ao ligar o Switch novamente e o controle pareado, o joystick automaticamente se conectou ao 8BitDo Receiver, sem precisar sincronizá-lo novamente. Infelizmente, não é possível ligar o console do modo de descanso a partir dos controles sincronizados no 8BitDo Receiver.

Apesar de funcionar tudo muito bem, vale lembrar que certamente o suporte ao controle do Xbox One e DualShock 4 do PS4 não é algo oficial pela Nintendo. Portanto, por melhor que o 8BitDo Receiver funcione, a execução pode não ser perfeita.

Teste de lag:

Durante meus testes, encontrei apenas um bug que me fez desligar e ligar o Switch para corrigir. Ao ajustar a intensidade da vibração no game Super Dragon Ball World Mission, sair da intensidade leve para a forte fez com que o controle não parasse mais de vibrar. O único jeito de resolver o problema foi resetar o Switch.

A

O problema técnico provavelmente aconteceu por algum recurso do Joy-Con, que tem o recurso HD Rumble, uma vibração mais precisa, algo que o DualShock 4 não tem. Como isso aconteceu neste caso, nada impede que coisas similares ocorram durante vibrações normais do controle ou no uso do sensor de movimentos.

Gostou da ideia? Você pode encontrar o 8BitDo Bluetooth Receiver aqui por um preço bem em conta!

Vale a pena?

Sem dúvidas, o 8BitDo Receiver é um produto bem curioso e que traz um excelente custo-benefício. Por um valor muito, muito menor que um controle novo para Switch, você pode aproveitar seus outros joysticks para jogar com mais pessoas no portátil da Nintendo. Além disso, o uso no PC se provou muito bom e pode ser um ótimo adaptador wireless para quem não tem bluetooth no computador.

Entretanto, vale mencionar que o receptor não é perfeito – e seria impossível ser. Além de ter encontrado pequenos bugs, não há um suporte oficial da Nintendo. Apesar de a 8BitDo realizar atualizações constantes que melhoram a experiência, nada impede que alguma atualização de firmware da Nintendo cause problemas no futuro. Mas, por enquanto, o 8BitDo Receiver continua sendo uma opção realmente muito boa para adicionar um controle novo ao Nintendo Swich.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.