Os 20 melhores games lançados no PS5 em 2023

8 min de leitura
Imagem de: Os 20 melhores games lançados no PS5 em 2023
Imagem: Kamil S/Unsplash

O ano de 2023 foi importante para a Sony em games. O PlayStation 5 está cada vez mais estabelecido no mercado, ultrapassando 46 milhões de unidades vendidas e batendo recordes dos consoles anteriores.

O console já é o terceiro mais popular do Brasil e teve novidades importantes ao longo do ano. A Sony apresentou uma nova versão Slim do modelo, mais compacta e voltada para a reprodução de conteúdos digitais, além do acessório PS Portal, focado em streaming.

Na parte dos jogos, foram vários os grandes lançamentos para o console, de diferentes gêneros e estúdios. A seguir, confira uma seleção com alguns desses títulos imperdíveis, desde exclusivos até games multiplataforma.

Os melhores jogos de 2023 no PS5

20 . Avatar: Frontiers of Pandora

Para quem é fã dos jogos de história da Ubisoft, vale a pena ficar de olho em Avatar: Frontiers of Pandora. Adotando um mundo aberto, o título de nova geração traz narrativa conectada com os filmes de James Cameron.

Enquanto a fórmula claramente inspirada em Far Cry pode agradar os fãs da série da Ubisoft, o título sofre com certa repetição após um tempo, como dito na nossa review completa. No entanto, os gráficos de ponta e ambientação tornam o título interessante para os fãs de Avatar.

19. Horizon: Call of the Mountain

O PlayStation VR 2 é uma das novas apostas da Sony, e já no seu lançamento tivemos uma sólida leva de jogos para explorar o seu potencial. Entre eles, nenhum foi melhor sucedido do que Horizon Call of the Mountain.

O título uma grande amostra do quão glorioso o futuro da realidade virtual pode ser... caso os estúdios estejam dispostos a investir no ramo da mesma forma que a Guerrila Games e a Firesprite fizeram, é claro.

18. Humanity

Essa surpreendente adição day one ao catálogo da PlayStation Plus Extra é um daquelas jogos malucos e super carismáticos que, infelizmente, se tornaram cada vez mais raro com o passar das gerações. Em Humanity, comandamos um cão guia espiritual que precisa conduzir a alma de humanos até a luz em puzzles muito desafiadores ao melhor estilo Lemmings. O título é ideal para relaxar e quebrar um pouco a cuca.

17. Like a Dragon: Ishin!

Quem é fã da franquia Like a Dragon — a antiga Yakuza — sabe bem que o maior charme da série são os seus personagens inesquecíveis, cidades imersivas e o clima ora bobo, ora violento que norteia as suas missões principais e paralelas. Tudo isso está presente nesse remake do derivado Like a Dragon: Ishin, mas agora com um sistema de combate mais ágil e variado, com direito a quatro estilos de luta diferentes, desde as mãos nuas até uma mistura de pistola e espada.

Para quem curte o clima da franquia da Sega e uma ambientação histórica no Japão, vale a pena dar uma chance para Like a Dragon: Ishin! Você pode conferir mais detalhes na nossa análise completa do jogo.

16. Star Wars: Jedi Survivor

Em 2023, a força esteve novamente com a Respawn e a EA Games! Após o sucesso de Star Wars Jedi: Fallen Order, o estúdio por trás de Titanfall realizou aprimoramentos em sua fórmula e lançou um novo jogo da série bem recebido pela crítica.

Star Wars Jedi Survivor continua a saga do personagem Cal Kestis trazendo missões melhor estruturadas e uma narrativa empolgante. O game é definitivamente um blockbuster de primeira.

15. Dead Space

Algumas vezes um jogo é tão bom que, para mantê-lo excelente, tudo o que você precisa fazer é dar uma bela repaginada visual, acrescentar algumas melhorias de qualidade de vida, e aumentar o valor de produção com novos diálogos e uma inteligência artificial ainda mais esperta.

Este é exatamente o caso do remake de Dead Space, que chegou no início de 2023 e, após tantos lançamentos, acabou passando despercebido por muitos gamers. No entanto, fique atento: o game é um dos melhores lançamentos de terror do ano e entrega uma experiência de ponta no PS5.

14. Sea of Stars

Sea of Stars é um RPG dos mesmos criadores de The Messenger que homenageia o gênero, em especial títulos das eras de 16 bits. Quem é fã de Chrono Trigger, por exemplo, vai se sentir em casa.

O título tem gráficos de qualidade com cenários deslumbrantes, batalhas criativas e muitas missões paralelas envolvendo personagens carismáticos. Além disso, preste bastante atenção nos diálogos, que são cheios de referências ao universo dos RPGs.

13. Lies of P

Desenvolvido pela Neowiz Games, Lies of P é um soulslike que se passa no universo de Pinóquio. O clássico personagem criado por Carlo Collodi já está em domínio público, o que permite a elaboração de diferentes histórias com o boneco de madeira.

Com elementos de ação e RPG, o título tem gráficos de qualidade e um combate desafiador, ideal para quem já é fã de jogos como Bloodborne e Elden Ring. O título foi um sucesso e, além de uma sequência, ganhará também um DLC.

12. Viewfinder

Esse jogo independente da Sad Owl Studios é um dos títulos em primeira pessoa mais criativos do ano. Esse jogo de puzzle é baseado em fotografias do tipo Polaroid e como essas imagens podem ser usadas para mudar a perspectiva espacial de cenários em 3D.

Desenvolvido desde 2019, Viewfinder tem uma narrativa bem elaborada é uma das surpresas mais obscuras do catálogo do PS5.

11. Hogwarts Legacy

O aguardado jogo de mundo aberto da franquia Harry Potter gerou muita polêmica por causa das declarações da criadora da saga, J.K. Rowling. Ainda assim, o jogo foi um sucesso de vendas e também ganhou uma versão para PS4.

Hogwarts Legacy foi elogiado por transportar o jogador para o cotidiano como aluno na escola de bruxaria, participando de aulas, aprendendo feitiços e se deparando com criaturas místicas.

10. Octopath Traveler II

Esse RPG da Square Enix é uma sequência do primeiro Octopath Traveler, lançado em 2018. O formato de narrativa é o mesmo do anterior: são oito personagens jogáveis, cada um com a sua própria narrativa e elementos de jogabilidade.

Com ótima recepção da crítica, o título é considerado uma das grandes ausências da The Game Awards 2023.

9. Mortal Kombat 1

Mortal Kombat 1 é um "reset" na linha do tempo da franquia. Mostrando um novo universo controlado por Liu Kang, que virou Deus do Fogo depois dos eventos de Mortal Kombat 11, o jogo traz velhos elementos e personagens reimaginados. Fora a campanha e as partidas online, o jogo adicionou um novo formato de gameplay single-player baseado em um jogo de tabuleiro.

Além de lutadores adicionados via DLC, o título terá mais uma expansão de história e "algumas surpresas" no futuro.

8. Diablo IV

O aguardado quarto capítulo da franquia da Blizzard se passa cerca de 50 anos de Diablo III: Reaper of Souls e tem como destaque a presença caótica de Lilith, Rainha dos Súcubos e mãe de Santuário.

Com vários estilos de jogo entre as cinco classes disponíveis, Diablo IV conta com um universo rico, gráficos mais elaborados e muitos recursos de acessibilidade.

7. Armored Core VI: Fires of Rubicon

Grande lançamento da FromSoftware no ano, Armored Core VI: Fires of Rubicon é um título de ação com mechas um pouco nichado, porém de alta qualidade e com altíssimas possibilidades de customização.

Focado na construção e combate de robôs gigantes, o game tem mapas enormes e mecânicas ao mesmo tempo complexas e satisfatórias, que exigem dedicação para serem dominadas. Leia o nosso review e embarque você também nesse mundo.

6. Resident Evil 4 Remake

A Capcom vem se mostrando cada vez mais capacitada quando o assunto é fazer belos remakes. Depois de concorrer ao prêmio de melhor jogo do ano com Resident Evil 2 Remake no TGA em 2019, a empresa lançou o sucesso Resident Evil 4 neste ano.

Trazendo uma releitura moderna do game protagonizado por Ashley e Leon, o game ganhou o coração do público e crítica com seus belos gráficos e jogabilidade. Como bem pontuando na análise do Voxel, parece que "um raio cai sim duas vezes no mesmo lugar".

5. Street Fighter 6

Depois de um quinto capítulo com recepção de morna para negativa, Street Fighter 6 devolveu a Capcom ao ringue com estilo. O jogo de luta reconquistou a comunidade ao mesmo tempo em que se renovou em gameplay e personagens.

O modo World Tour foi bem recebido pelos fãs e o suporte do estúdio fará com que o título permaneça por alguns anos como um dos grandes do gênero de luta.

4. Final Fantasy XVI

A aclamada franquia da Square Enix está de volta com um novo capítulo inédito. Final Fantasy XVI era um dos jogos mais esperados do ano e, como mostra a nossa análise, atendeu às expectativas.

Com mais referências ocidentais e um gameplay ainda mais focado em ação, o título apresenta uma história de alta qualidade com personagens marcantes, além de mapas construídos de forma mais aberta que o tradicional da saga. Para 2024, a tendência é que a franquia siga em alta com Final Fantasy VII Rebirth, a segunda parte do remake de FF7.

3. Marvel's Spider-Man 2

A Insomniac Games ampliou os próprios horizontes com Marvel's Spider-Man 2, sequência do elogiado título de 2018. O novo capítulo do Homem-Aranha com mundo aberto traz uma aventura conjunta de Peter Parker e Miles Morales com uma navegação fluida pela cidade e novas ameaças. Quer saber o que achamos? Veja aqui a review do Voxel.

2. Alan Wake 2

A sequência do primeiro Alan Wake levou anos para sair do papel, mas compensou a espera. Desenvolvido pela Remedy, o jogo continua a saga do escritor que dá nome ao título, agora preso em uma dimensão perturbadora.

Alan Wake 2  divide a campanha entre Wake e Saga Anderson, uma agente do FBI que tenta desvendar os mistérios da região de Bright Falls. O jogo foi extremamente elogiado em especial pela narrativa de terror e  já ganhou conteúdos adicionais .

1. Baldur's Gate 3

O GOTY da TGA 2023 é também um dos grandes RPGs dos últimos anos. Baldur's Gate 3 tem combate por turnos, uma narrativa densa e mecânicas complexas, o que pode afastar alguns jogadores.

Porém, essas são também as suas principais características. O título da Larian Studios foi um fenômeno em todas as plataformas pela história dinâmica com inúmeras possibilidades e a interação com um universo rico e cheio de personagens marcantes.

O ano de 2023 foi cheio de grandes lançamentos para o PlayStation 5 e o próximo também promete. Desses títulos, qual foi o seu favorito? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.