Apesar de boicote, Hogwarts Legacy é o maior lançamento da WB Games

2 min de leitura
Imagem de: Apesar de boicote, Hogwarts Legacy é o maior lançamento da WB Games
Imagem: Warner Bros. Games/Reprodução

A Warner Bros. Games anunciou ontem (23) que Hogwarts Legacy vendeu 12 milhões de cópias nas duas primeiras semanas. Arrecadando US$ 850 milhões (cerca de R$ 4,3 bilhões na cotação atual) globalmente, o lançamento já é o maior da história da empresa.

A publisher também informou que o jogo ultrapassou os recordes de vendas no Xbox Series X/S, PlayStation 5 e PC e que quebrou recordes de streaming ao se tornar o jogo single-player mais assistido de todos os tempos na Twitch, com cerca de 1,28 milhões de espectadores simultâneos.

E os números não pararam por aí, já que a comunidade está bastante engajada. Até os últimos dias, foram jogadas 280 milhões de horas de Hogwarts Legacy e o Wizarding World Digital aumentou em 300% o tráfego em relação a média mensal de visitantes.

“Estamos muito entusiasmados e orgulhosos de ver a resposta a Hogwarts Legacy por parte dos jogadores, fãs do Wizarding World que são novos nos games e também dos críticos de todo o mundo”, afirmou David Haddad, presidente da Warner Bros. Games.

“Nossa equipe de desenvolvimento na Avalanche entregou uma experiência incrível e de alta qualidade no Mundo Bruxo, que realmente cumpre a fantasia dos fãs de estar em Hogwarts, e nossas equipes de publicação executaram uma campanha de lançamento de impacto global”, acrescentou.

Sucesso apesar do boicote

Desenvolvido pela Avalanche Studios e pelo selo Portkey Games, Hogwarts Legacy é ambientado no universo de Harry Potter, que se tornou umas das maiores franquias de todos os tempos da cultura pop.

Apesar da ligação direta com a série do bruxinho, a criadora do universo, J.K. Rowling, não está envolvida diretamente no game. Nos últimos anos ela tem sofrido várias acusações de transfobia por causa de publicações em redes sociais.

Por causa da postura da escritora, que chegou a dizer que estava “preocupada com o ativismo trans”, vários grupos de jogadores lançaram campanha em boicote ao game. As ações para que as pessoas não comprem Hogwarts Legacy partiram principalmente da comunidade LGBTQIA+.

“Ser um aliado é algo que você faz; não é quem você é”, chegou a dizer Valerie, streamer queer que organizou um protesto na Twitch. “É assim que você gasta seu dinheiro, é assim que você gasta seu tempo… se o seu apoio vier com restrições ou exceções, como comprar e jogar um jogo como este, você não está sendo um aliado”, afirmou.

Streamers estão doando para causa trans ao jogar Hogwarts Legacy

Por causa do burburinho causado nas redes sociais, antes do lançamento a WB Games fez questão de distanciar o jogo da autora da saga Harry Potter. No FAQ oficial, a empresa diz expressamente que “essa não é uma nova história de J.K. Rowling".

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.