Bully 2 ainda pode ser lançado após GTA 6?

7 min de leitura
Imagem de: Bully 2 ainda pode ser lançado após GTA 6?
Imagem: Rockstar

Já dizia o ditado: "quem tem pressa come cru". Essa talvez seja a frase que melhor define a estratégia da Rockstar — afinal, o estúdio demora muito tempo para lançar novos jogos das suas principais franquias. Mas para que apressar a arte, não é mesmo? GTA 6, ao que tudo indica, está "logo ali", após mais de 10 anos de soberania de GTA 5 no mercado. Mas o que vem em seguida? Bom, muitos torcem para que seja Bully 2.

Embora a Rockstar tenha permanecido silenciosa sobre o futuro da franquia, diversos rumores da sequência têm alimentado a chama da esperança nos últimos anos. Muitos deles sugerem que o estúdio estaria, em algum ponto, trabalhando na produção de Bully 2, explorando novos lugares, mecânicas de jogo e tentando manter o espírito irreverente do original.

Neste novo especial do Voxel vamos debater se Bully 2 pode ser lançado depois de GTA 6, assim como relembrar o que sabemos até o momento — e tem muito material bacana para explorar, incluindo artes vazadas, mapas conceituais e muito mais.

Bully: clássico, polêmico e sem igual

Ambientado na escola fictícia Bullworth Academy, a primeira versão de Bully foi lançada em 2006 para PS2 e tornou-se instantaneamente um clássico cult nos videogames. Os jogadores assumem o papel de Jimmy Hopkins, um adolescente problemático que navega pelas complexidades do internato, enfrentando desafios acadêmicos, se envolvendo em intrigas e criando inimizades entre diversos grupos de estudantes.

Bully é um dos jogos mais polêmicos da Rockstar.Bully é um dos jogos mais polêmicos da Rockstar.Fonte:  Rockstar 

Bully introduziu mecânicas bem divertidas de gerenciamento, incluindo aulas de diferentes matérias onde os jogadores participam de atividades para avançar academicamente. Porém, a cereja do bolo é o conceito de reputação, onde as interações sociais moldam a percepção de Jimmy na escola — e haja diplomacia para lidar com nerds, valentões, playboys e professores.

Apesar das polêmicas envolvendo bullying, agressões e assédio, assuntos bastante pautados na mídia dos anos 2000, o “simulador de escola” foi ovacionado pela crítica especializada — no Metacritic, sua média é de 87 pontos, baseados em 69 reviews. Os elogios foram direcionados à originalidade da proposta, à trilha sonora envolvente e à representação autêntica do ambiente escolar.

Jimmy tinha que manter a diplomacia entre os grupos da escola.Jimmy tinha que manter a diplomacia entre os grupos da escola.Fonte:  Rockstar 

Bully não apenas conquistou jogadores com seu estilo único, mas também desafiou as expectativas do público, provando que jogos podem sim explorar narrativas maduras, mesmo em contextos aparentemente "infantis".

Mesmo anos após seu lançamento, o clássico de PS2 permanece como um marco na história dos videogames, lembrado carinhosamente pelos fãs como uma aventura que transcende as barreiras do tempo. Portanto: sim, já estamos prontos (há muito tempo) para Bully 2.

Bully 2 quase saiu do papel

Há tantos rumores sobre Bully 2 quanto estrelas no céu, mas uma série de publicações do perfil "Bully2Info" feitas no X (antigo Twitter) em junho de 2017 causou um certo alvoroço na rede social. O motivo? Diversas artes conceituais da sequência, incluindo cenários e personagens, foram compartilhadas por lá. Confira:

Posteriormente, em janeiro de 2022, uma extensa reportagem da Game Informer afirmou que esses vazamentos eram legítimos. Além disso, diversas fontes anônimas envolvidas no projeto deram uma ideia de como a esperada sequência poderia ter sido.

Segundo consta, a Rockstar New England era a responsável pela produção do jogo entre 2008 e 2010, mas não deu continuidade ao projeto para priorizar outras grandes produções da época, como Red Dead Redemption e Max Payne 3.

Porém, de acordo com outro relatório, desta vez publicado pelo VGC em outubro de 2019, o desenvolvimento da sequência teria ocorrido entre 2010 e 2013 e durado cerca de 12 a 18 meses antes do estúdio engavetá-la.

Em todo caso, como não tem nada oficial divulgado, considere uma janela de produção entre 2008 e 2013 — já que há essa disparidade de informações nos relatórios do VGC e da Game Informer, ambos veículos de boa credibilidade na indústria.

Como seria Bully 2?

Considerando a reportagem mais recente (da Game Informer), após a estreia de GTA 4 em 2008, o cronograma de grandes lançamentos da Rockstar diminuiu, também marcando uma profunda mudança na direção de suas produções. É exatamente por esse motivo que o anúncio de um novo jogo da casa tornou-se um evento tão aguardado pelos fãs.

Bully 2 estava alinhado à essa estratégia, pois era a chance que o estúdio precisava para deixar a propriedade em pé de igualdade com outras grandes franquias da Rockstar. Segundo um dos ex-desenvolvedores entrevistados pela Game Informer, "houve muito foco na caracterização do personagem e na profundidade dos sistemas para ver se conseguiríamos colocá-lo [Bully 2] no páreo com GTA".

A intenção, segundo as fontes do Game Informer, era colocar Bully 2 no páreo com a franquia GTA.A intenção, segundo as fontes do Game Informer, era colocar Bully 2 no páreo com a franquia GTA.Fonte:  Rockstar 

De acordo a estimativa, cerca de 50 a 70 pessoas da Rockstar New England trabalharam no projeto, cotado para ter um mapa tão grande quanto o de GTA 4, sendo "três vezes maior" que o do Bully original. A intenção, aparentemente, era que as ações do protagonista, que mais uma vez seria Jimmy Hopkins, tivessem um impacto considerável na experiência — tanto para o bem quanto para o mal.

Aqui, um desenvolvedor menciona que Red Dead Redemption 2 herdou parte desse sistema. "Nós realmente queríamos ter certeza de que as pessoas se lembrassem do que você fez, então se você fez uma brincadeira com o seu vizinho, eles vão se lembrar disso", explicou.

Red Dead Redemption 2 herdou o sistema de honras da suposta build de Bully 2.Red Dead Redemption 2 herdou o sistema de honras da suposta build de Bully 2.Fonte:  Game Informer 

Além disso, o texto da Game Informer afirma que Bully 2 tinha uma build com cerca de seis a oito horas de gameplay, onde era possível explorar parte do mapa, interagir com NPCs e objetos e até completar missões. Segundo dois desenvolvedores anônimos, se a produção tivesse sido continuada, seriam necessários cerca de mais dois ou três anos para lançar o jogo.

Rumores, rumores e mais rumores

Claro, em meio às reportagens do VGC e da Game Informer, houveram outros insiders da indústria que também deram seus pitacos sobre a potencial produção de Bully 2.

O usuário "Tez2", um dos vazadores mais conhecidos da Rockstar, afirmou no fórum oficial de GTA em dezembro de 2020 que o estúdio teria cancelado pela segunda vez a produção da sequência em 2017 para dar foco em Red Dead Redemption 2 e GTA 6.

Já Tom Henderson, jornalista e insider de boa credibilidade, afirmou em dezembro de 2021 que Bully 2 poderia ter sido mostrado durante o The Game Awards 2021. Segundo a publicação no X, a expectativa foi criada depois que "algumas pessoas viram um material fazendo alusão a uma possível revelação em breve", embora as informações ainda estivessem um "pouco confusas".

Referência a Bully 2 foi encontrada em códigos vazados de GTA 5.Referência a Bully 2 foi encontrada em códigos vazados de GTA 5.Fonte:  Rockstar 

Por fim, as especulações mais recentes publicadas pelo usuário "Liam" no X mostram referências de Bully 2 em códigos vazados de GTA 5 — que também apontam para um potencial DLC cancelado do Trevor. Mas, ainda assim, não fornecem informações suficientes que nos levem a acreditar que a sequência esteja em produção atualmente.

Bully 2 pode ser lançado após GTA 6?

Bom, fica realmente difícil prever quais serão os próximos passos da Rockstar após o lançamento de GTA 6, considerado por muitos como a estreia mais aguardada de todos os tempos.

Vale ressaltar que mais rumores tomaram conta das redes recentemente, mas, infelizmente, não são o que os ansiosos por Bully 2 esperavam: segundo o perfil "MyTimeToShineH", Red Dead Redemption 3 estaria "oficialmente em produção" — embora nada tenha sido confirmado oficialmente pela Rockstar.

Será que Bully 2 é o próximo grande jogo após a estreia de GTA 6?Será que Bully 2 é o próximo grande jogo após a estreia de GTA 6?Fonte:  Rockstar 

Com muita sorte, GTA 6 pode chegar em 2024 ou 2025 — mas não leve isso ao pé da letra. Posteriormente, quem sabe lá para 2028 ou 2029, quiça 2030, a Rockstar possa lançar um novo jogo. E olha que Bully 2 nem é garantido — mas tomara que esteja nos planos.

Por fim, também é válido ressaltar que todas as informações contidas no texto NÃO foram confirmadas oficialmente pela Rockstar. Portanto, tenha atenção na interpretação para não criar expectativas demais.

Você gostaria de viver novas aventuras com Jimmy Hopkins? Comente nas redes sociais do Voxel suas expectativas e o que espera da potencial sequência!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.