10 jogos exclusivos do PS4 que marcaram os 10 anos do console

6 min de leitura
Imagem de: 10 jogos exclusivos do PS4 que marcaram os 10 anos do console
Imagem: Voxel

O PlayStation 4 completa 10 anos nesta quarta-feira (15), e uma das principais marcas do console é a sua lista de games exclusivos. Foram dezenas de títulos que ajudaram a cativar ainda mais a comunidade, com alguns ganhando completamente o coração dos jogadores.

Para comemorar o aniversário, o especial do Voxel trouxe os exclusivos favoritos do PS4. Prepare-se para resgatar algumas de suas memórias com o console nas linhas a seguir!

10. Ratchet & Clank

A dupla Ratchet e Clank já era bem conhecida quando o PlayStation 4 foi lançado. Por isso, Ratchet & Clank foi bem recebido logo após o seu lançamento, não demorando muito para se tornar um dos sucessos do console.

Tal como visto nos outros títulos, a proposta aqui é passar por diversos estágios que mesclam elementos de ação e plataforma. Enquanto lida com inimigos variados usando armas, o game vai apresentando mais detalhes da história de origem dos personagens.

O título também permite alternar entre os personagens em algumas seções, e há até mesmo trechos em que a exploração a pé dá espaço para fases de batalhas com naves.

9. Gran Turismo Sport

Para quem possui um PS4 e é fã de corridas, Gran Turismo Sport se tornou um game indispensável.

Além de visuais de cair o queixo, o título também permite participar de eventos sancionados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Para isso, é possível escolher um dos 137 carros disponíveis na garagem e depois visitar 19 localidades diferentes nessa jornada.

Somado a isso, o time também adicionou o modo Scapes para os fãs de fotografia, além da opção Sport para aqueles que gostam de competir online com pessoas de diversos lugares do mundo.

8. Shadow of the Colossus

Uma coisa que o PlayStation 4 fez bem foi abraçar versões melhoradas de alguns títulos lançados em plataformas anteriores. Neste sentido, um dos nomes de destaque no console foi Shadow of the Colossus, título originário do PS2.

Em uma aventura regada a diversos momentos de ação, temos a chance de acompanhar a história de Wander. Ele é um herói que acaba sendo convencido por, uma entidade misteriosa, a matar 16 criaturas gigantes para resgatar sua amada.

Com um mundo bem vasto para explorar, o título dá ao jogador sensação de liberdade para lutar e desbravar cada ambiente que está à frente. Além disso, os confrontos contra chefes exigem ações únicas, fazendo cada combate ser especial.

7. Ghost of Tsushima

Quando falamos de IPs que nasceram no PlayStation 4, uma das primeiras lembradas por diversas pessoas é Ghost of TsushimaE com razão, já que estamos falando de um grande jogo desenvolvido pela Sucker Punch, que anteriormente trabalhou na franquia inFamous.

Ghost of Tsushima é um game ação que bebe da mesma fonte de Dark Souls e outros títulos da From Software. A história aqui nos dá a chance de acompanhar um samurai chamado Jin Sakai, que precisa enfrentar diversos inimigos para defender a ilha de Tsushima durante a primeira invasão mongol do Japão.

O game apresenta diversas áreas para explorar e inimigos que vão exigir ações variadas durante o combate. Por conta desse pacote completo, não demorou para se tornar um dos games favoritos de diversos jogadores.

6. Uncharted 4: A Thief's End

Uncharted 4: A Thief's End encerra a jornada de Nathan Drake no universo de Uncharted. Como o jogo derradeiro do herói, espere por momentos marcantes de combate e muitos desdobramentos para a história — com direito a um final satisfatório, que vamos evitar falar por aqui para evitar spoilers.

Além da campanha principal, o game também foi bastante elogiado por conta de seu multiplayer, que ainda hoje consegue atrair a atenção dos fãs de um bom tiroteio online.

Outro ponto forte do game é a sua ambientação, que graças ao poder de processamento do PS4 conseguiu gerar cenários ainda mais belos e detalhados. 

5. Bloodborne

Bloodborne é um daqueles RPGs desenvolvidos pela From Software. Para quem não conhece, esse é o mesmo estúdio responsável por Demon Souls e Dark Soulsentão já é possível imaginar o que vem por aí.

A proposta é avançar pelos estágios derrotando os inimigos e adquirindo recompensas, sempre com cautela para não ser surpreendido por um oponente mais forte. Aqui, a ambientação gótica e soturna é o principal diferencial em relação aos outros títulos.

Outra novidade é que o personagem, agora, possui uma arma de fogo. Ela aparece para proporcionar momentos de contra-ataque, mecânica muito bem-vinda em algumas situações.

4. Marvel's Spider-Man

O jogo do Cabeça de Teia para PS4 é tido como um dos melhores de ação lançados para o console. Nele, o jogador controla uma versão mais madura de Peter Parker, que precisa vestir seu traje para proteger Nova York enquanto encara alguns dilemas pessoais.

Neste game, o Aranha passa por poucas e boas para balancear a vida de herói e civil, algo que acompanhamos durante a jornada principal. Ao mesmo tempo, ainda é preciso lidar com diversos inimigos perigosos nessa aventura, como Scorpion, Shocker e muitos outros.

Dessa forma, Marvel's Spider-Man se torna um prato cheio para qualquer dono de PlayStation 4, e ainda hoje pode ser considerado um game belo e bem completo.

3. Horizon: Zero Dawn

A Guerrilla Games fez bastante sucesso entre os donos de PlayStation graças ao seu trabalho com a franquia Killzone. Entretanto, ela decidiu apostar em uma abordagem diferente com Horizon: Zero Dawn, e o resultado foi o game bastante competente em várias frentes.

Horizon nos apresenta à Aloy, personagem que vive em um futuro em que os seres humanos já não são encontrados em abundância no planeta. Por conta disso, algumas criaturas autônomas passam a aparecer e se tornam as mais poderosas do mundo.

É neste contexto que somos convidados a participar de combates diretos, com direito à coleta de loot, criação de novas armas e estratégias variadas para encarar os oponentes. Tudo isso também é combinado com um ciclo de dia e noite, alterando algumas mecânicas e até mesmo os personagens que você encontra pelo caminho.

2. God of War

God of War é uma franquia que dispensa muitas apresentações. Após derrotar todos os deuses do Olimpo, Kratos encara novos desafios neste reinício para a série, dessa vez encarando divindades da mitologia nórdica.

Um dos diferenciais deste título é que Kratos está sempre acompanhado de seu filho Atreus. Nos combates, é possível combinar as habilidades de ambos para enfrentar nomes como Baldur, as Valquírias e muitos outros que não vão facilitar o avanço nessa jornada.

Outro ponto importante é uma mudança quase que completa no arsenal utilizado por Kratos. Com a ausência das lâminas, o protagonista passa a usar um machado e outros recursos para mostrar que, não importa a mitologia, ele sempre será um assassino de deuses.

1. The Last of Us Part 2

Fechamos a lista com The Last of Us Part 2, game que foi bastante aguardado pela comunidade. Aqui, temos a chance de ver uma Ellie mais madura e capaz de lidar com os perigos que aparecem em seu caminho sozinha.

Com uma protagonista mais velha, o nível de violência também aumentou, permitindo inclusive abordar temas mais maduros em seu enredo. 

Além das explorações na campanha principal, dá para se aventurar em uma opção multiplayer com diversos mapas, armas e inimigos, ajudando a ampliar o tempo investido nesse vasto universo criado pela Naughty Dog.

E para você, quais são os melhore exclusivos para PS4? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.