Dia Mundial do Hip-Hop: relembre 9 vezes em que rappers apareceram nos games

5 min de leitura
Imagem de: Dia Mundial do Hip-Hop: relembre 9 vezes em que rappers apareceram nos games
Imagem: Reprodução/EA Games

Conhecido como um dos principais movimentos iniciados no guetos, neste domingo (12) é lembrado o Dia Mundial do Hip-Hop. E apesar de ser conhecido principalmente como um estilo musical, a manifestação do hip-hop se tornou cultural e influencia roupas, filmes, danças, artes visuais e até a fala (através das gírias).

E como não poderia deixar de ser diferente, o estilo conhecido pelo sinônimo de rap (apesar de as duas palavras não significarem exatamente a mesma coisa) também chegou aos video games. Além das dezenas de canções que estão na trilha sonora dos jogos, os próprios artistas do movimento representaram a cena em vários títulos.

Para homenagear a data, o Voxel listou 9 vezes em que rappers apareceram em games. Confira, abaixo, a seleção completa!

1. Travis Scott no Fortnite

O rapper Travis Scott virou um fenômeno de audiência nos últimos anos. Percebendo que ele arrasta multidões em seus shows, a Epic Games foi rápida em planejar uma colaboração do cantor com seu principal game.

Em 2020, durante a pandemia, o autor de hits como Butterfly Effect, Antidote, Goosebumps e Wake Up realizou uma apresentação virtual dentro de Fornite. Quem estava jogando naquele momento teve uma experiência diferenciada que contou com uma versão gigante de Scott cantando sucessos como Sicko Mode.

2. Dr. Dre em GTA Online

Uma fala do Snoop Dogg em outubro do ano passado deixou os fãs de GTA em alerta. O rapper havia dito que o produtor musical e colega Dr. Dre estava produzindo músicas para um novo game da franquia e que as canções eram ótimas.

A informação deixou muita gente empolgada com a possibilidade de um possível GTA 6 estar a caminho. Contudo, no final das contas, Dr. Dre estava na verdade produzindo conteúdo para The Contract, um DLC de GTA Online.

Além da trilha sonora exclusiva, o próprio Dr. Dre deu as caras no game e aparece auxiliando o personagem Franklin.

3. ScHoolboy Q em PGA Tour 2K21

Considerado um rapper não tão do mainstream assim, ScHoolboy Q é o nome artístico de Quincy Matthew Hanley. Ele tem importantes colaborações com músicos como Kanye West, Macklemore and Ryan Lewis e Kendrick Lamar, com quem forma o grupo de hip-hop Black Hippy (junto de Ab-Soul e Jay Rock).

Apreciador do golfe desde criança, ele realizou um sonho ao ser convidado para participar do game PGA Tour 2K21. Ele não apenas apareceu em um vídeo publicitário do game, mas também foi um personagem jogável.

4. J. Cole em NBA 2K23 Dreamer Edition

J. Cole, que é vencedor do Grammy Awards de Melhor Canção de Rap em 2020 – pela música A Lot, com 21 Savage – virou capa do principal jogo de basquete. A Dreamer Edition de NBA 2K23 aparece estampada pelo artista, que é fã confesso do esporte.

Só que J. Cole não emprestou seu rosto somente para a capa. Ele participou da trilha sonora e aparece como um personagem no modo MyCareer. “NBA 2K tem sido um lugar para descobrir novos talentos musicais através e continua a ser um padrão de ouro para mostrar todas as coisas que envolvem a cultura do basquete”, disse o artista em comunicado.

5. Stormzy em Watch Dogs Legion

Watch Dogs Legion é um game que dividiu opiniões quando foi lançado em 2020. Apesar disso, o título da Ubisoft trouxe momentos marcantes como a aparição do rapper britânico Stormzy.

O cantor – que ficou bastante popular por parcerias com bandas como o Linkin Park – aparece especificamente na missão Fall on My Enemies. Na side quest, o jogador precisa proteger um drone de contraterrorismo enquanto o game toca uma música com um clipe inédito protagonizado por Stormzy.

6. 21 Savage, Snoop Dogg e Nicky Minaj em Call of Duty

Em 11 de agosto de 1973 o artista jamaicano DJ Kool Herc utilizou toca-discos e um microfone para rimar em cima de batidas improvisadas. Naquela noite no bairro do Bronx, em Nova Iorque, nascia o hip-hop.

A Activision resolveu homenagear os 50 anos deste movimento cultural e lançou nada menos que três novas skins para Call of Duty: Modern Warfare II. Snoop Dogg, Nicki Minaj e 21 Savage viraram personagens jogáveis, sendo que a rapper virou a primeira operadora feminina da história do game.

E vale lembrar que o próprio Snoop Dogg já havia aparecido em CoD: Vanguard e CoD: Warzone como operador, em 2022.

7. 50 Cent em 50 Cent: Bulletproof

Muita gente não sabe, mas Curtis James Jackson III não só esteve presente em um game, mas em um game com o próprio nome e história. 50 Cent: Bulletproof foi um jogo lançado em 2005 – auge da carreira do rapper – para PS2, Xbox e PSP.

Além dos tiroteios, o título contava com uma trilha sonora com mais de 13 músicas novas de 50 Cent. O lançamento surpreendeu tanto que até ganhou uma sequência chamada 50 Cent: Blood on the Sand, que chegou para PS3 e Xbox One em 2009.

8. Logic em The Last of Us Parte 2

Sir Robert Bryson Hall II é o nome de batismo do rapper Logic. Natural do estado de Maryland, nos Estados Unidos, ele é um típico nerd dos anos 90.

Fã de video games e usuário assíduo das redes sociais, ele já falou durante mais de uma oportunidade sobre seu apreço pela franquia The Last of Us. Como qualquer fã de Ellie e Joel gostaria ele conseguiu quase que por sorte participar da continuação do jogo original do PlayStation 3.

Depois de alguns contatos e até um teste negado para interpretar o personagem Jesse, ele conseguiu ao menos dar voz a um vilão do grupo dos Cascavéis. Confira, abaixo, o músico contando como foi a história em seu canal do YouTube:

9. Busta Rhymes, Ice T, Sean Paul, Xzibit e outros em Def Jam: Fight for NY

A lista não poderia ser encerrada de melhor forma a não ser pelo game que reuniu várias das principais notáveis do mundo do rap da primeira década dos anos 2000. Def Jam: Fight for NY foi, na verdade, o segundo jogo da franquia de luta entre rappers.

Pegando emprestado o nome da gravadora que revelou vários nomes importantes do rap, o título acabou se tornando um completo clássico do PS2, Game Cube e Xbox.

Além de gigantes como Flavor Flav, Freeway, Ludacris, Busta Rhymes, Ice T, Sean Paul e Xzibit, até mesmo atores como Danny Trejo e Carmen Electra deram as caras como personagens jogáveis.

E aí, qual a sua aparição favorita dos rappers nos games? Acha que ficou faltando a presença de alguém? Não esqueça de seguir o Voxel no X (antigo Twitter) e Instagram para saber todas as novidades do mundo dos jogos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.