Como é uma pokébola por dentro? Entenda como funciona o item

3 min de leitura
Imagem de: Como é uma pokébola por dentro? Entenda como funciona o item
Imagem: CBR
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O mundo de Pokémon possui diversas curiosidades e peculiaridades, e certamente uma delas diz respeito às pokébolas. Esses pequenos itens estão presentes nos jogos desde o primeiro game e em estilos variados, mas sempre com o mesmo tamanho esférico e pronta para abrigar qualquer criatura.

Porém, uma coisa que sempre fica no imaginário das pessoas é tentar entender como algo tão pequeno consegue guardar criaturas como Charizard, Kyogre e muitas outras de proporções enormes. Se você também tem essa curiosidade, e é exatamente sobre isso que falaremos nas linhas a seguir.

A seguir, confira como funciona uma pokébola e como o item consegue guardar monstros gigantes em um compartimento de bolso.

Como é o interior de uma pokébola?

Quem acompanha o anime certamente já reparou que, ao capturar um bichinho, a pokébola bate nele e o transforma em energia, mandando-o quase de maneira imediata para o seu interior. Desse ponto em diante, muitas teorias e especulações surgiram na rede, mas uma entrevista feita pelo site Kotaku em 2016 pode ter a resposta oficial para essa questão.

Em entrevista ao site, Junichi Masuda, produtor de Pokémon Sun and Moon, deu algumas pistas de como as criaturas se comportam quando estão confortavelmente abrigadas dentro de suas casas esféricas. De acordo com ele, o interior do item é bem confortável para o pokémon.

Olhando por fora, o interior de uma pokébola não parece ter nada muito especial. (Fonte: Screenrant)Olhando por fora, o interior de uma pokébola não parece ter nada muito especial. (Fonte: Screenrant)Fonte:  Screenrant/Reprodução 

"Acho que é seguro dizer que é bastante confortável em uma pokébola, é um ambiente bastante confortável. Possivelmente seria algo equivalente a uma suíte de luxo de um hotel bastante caro", comentou o produtor.

Dessa forma, também podemos deduzir que as pokébolas são capazes de criar o ambiente perfeito para cada criatura. Apesar de serem extremamente iguais em seu exterior, cada item de captura pode se adaptar ao tipo de criatura dentro dela, gerando um ambiente mais quente para um Blaziken, áreas geladas para um Glaceon ou um tema mais digitalizado para Porygon, apenas para citar alguns exemplos.

Todo pokémon gosta de andar em pokébola?

A pergunta acima pode parecer meio óbvia, já que nos games praticamente qualquer criatura é carregada para cima e para baixo em uma pokébola. Porém, a animação nos mostrou que não são todos os pokémon que aceitam morar dentro desses ambientes virtuais.

Um dos exemplos mais práticos é o Piakchu de Ash, que desde a primeira temporada da animação sempre se recusou andar em uma pokébola. O Meowth que acompanha Jesse e James (a carismática dupla de vilões da Equipe Rocket) também segue pelo mesmo caminho, e certamente outras criaturas devem pensar da mesma forma.

Pokébola é a forma mais prática de carregar qualquer criatura de um lado para o outro. (Fonte: Screenrant)Pokébola é a forma mais prática de carregar qualquer criatura de um lado para o outro. (Fonte: Screenrant)Fonte:  Screenrant/Reprodução 

Uma das explicações mais aceitas para isso diz respeito à interação não apenas com o treinador, mas também com outras criaturas da mesma espécie, algo que algumas criaturas não trocam por nada. Ou seja, assim como animais de verdade, alguns pokémons possuem uma preferência por um ambiente externo, mesmo que sua casa digital seja confortável.

Afinal, apesar de gerar um lar confortável, a pokébola também isola o monstrinho do convívio com o mundo real. Dessa forma, é importante que ele deixe esse ambiente de tempos em tempos não apenas para tomar um ar fresco, mas também para socializar.

Itens extremamente antigos

Ok, falamos ali em cima que a pokébola é um item capaz de replicar de maneira digital o ambiente perfeito para uma criatura, o que já nos leva a entender que certamente há muita tecnologia envolvida nesse processo. Porém, o fato é que talvez nem sempre as coisas tenham sido dessa forma.

Pokébola de madeira pode ser a prova de que o item não precisa necessariamente de tecnologias absurdas para cumprir sua função. (Fonte: Twitter)Pokébola de madeira pode ser a prova de que o item não precisa necessariamente de tecnologias absurdas para cumprir sua função. (Fonte: Twitter)Fonte:  Twitter/Reprodução 

Em Pokémon Legends: Arceus, por exemplo, temos um tipo de pokébola que é feita de madeira, e mesmo a animação já mostrou que algo que simulava esse item já era popular para essa finalidade em tempos antigos.

Em um dos episódios, por exemplo, Ash e Brock descobrem as ruínas de Pokémopolis, e no local eles conseguem enxergar dois grandes contêineres que eram capazes de guardar um Alakazam e um Gengar gigantes em um esquema muito parecido com o visto nas pokébolas - e isso nos faz pensar que, de fato, o ato de capturar pokémon é uma prática com alguns séculos de existência e que possivelmente não vai terminar e tão cedo.

E você, sabia sobre todos esses detalhes referentes às pokébolas nos games de Pokémon? Gostaria de compartilhar algo mais sobre esse vasto universo? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel usando nossas redes sociais.

--

Jogo Pokemon Scarlet/Violet, Nintendo Switch

6% off
Imagem: Jogo Pokemon Scarlet/Violet, Nintendo Switch
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Pokemon Scarlet/Violet, Nintendo Switch

Os jogos Pokémon Scarlet e Pokémon Violet são os primeiros RPG de mundo aberto da série Pokémon. À medida que desfruta das características da série - conhecer, juntar-se a, lutar contra, treinar e trocar Pokémon - poderá mergulhar numa aventura recém-evoluída.

R$ 989,99

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.