A HoYoverse, desenvolvedora de Genshin Impact, está aquecendo os motores para lançar seu novo jogo, Honkai: Star Rail. O lançamento traz uma aventura espacial pós-futurista com enormes mundos para se explorar e combate por turnos, chegando dia 26 de abril para PC, Android, iOS, e futuramente para PlayStation 4 e 5.
A estética dos personagens segue a mesma de outros jogos da empresa, inclusive com rostos familiares para quem já jogou Honkai Impact 3rd. Contudo, a HoYoverse já confirmou que, mesmo com o nome parecido, o novo título traz um universo independente e com histórias únicas.
Honkai: Star Rail — RPG de Fantasia espacial
Em Honkai: Star Rail, o jogador assume a protagonista, Trailblazer, que embarca no Expresso Astral — um trem espacial — para explorar vários mundos em uma aventura e combater ameaça conhecida como O Câncer de Todos os Mundos.
Assim como a Viajante de Genshin Impact, é possível escolher se Trailblazer será homem ou mulher, mas a escolha também é apenas estética, não alterando a narrativa. No início da jornada, a personagem principal tem uma Stellaron implantada em seu peito, uma espécie de semente capaz de destruir mundos inteiros.
Protagonista de Honkai: Star Rail pode ser homem ou mulher, e consegue manipular mais de um elementoFonte: Honkai: Star Rail via HoYoverse
A fantasia espacial pós-futurista, leva a protagonista aos mais diversos cenários, em busca de desvendar os mistérios por trás das Stellaron. A história se inicia na Estação Espacial Herta, e sua ambientação futurista.
Deste ponto, os jogadores são levados a planetas gelados, como Jarilo-VI, ou o planeta capital Xianzhou, e sua premissa silkpunk, carregada de fantasia oriental. Ao longo da aventura, os jogadores são auxiliados por inúmeros personagens com suas próprias histórias e motivações.
Xianzhou é um mundo com temática silkpunk e estética oriental pós-futuristaFonte: Honkai: Star Rail via HoYoverse
Personagens familiares e inéditos
Uma das marcas registradas da HoYoverse é utilizar versões alternativas de personagens já estabelecidos em outros de seus jogos. Quem já jogou Honkai Impact 3rd irá reconhecer Himeko, Bronya, Seele, entre outros. Ainda que carreguem nome e feições parecidos, se tratam de personagens únicos, sem relação direta entre os dois universos.
Himeko
Diferente de sua versão em Honkai Impact, Himeko tem uma personalidade mais tranquila. A cientista e exploradora recorre menos à força bruta e mais a estratégias precisas, e utiliza fogo e várias invenções para causar dano em área.
Bronya
A Bronya de Star Rail traz alguns traços da sua versão de Honkai Impact, mas com design mais maduro. Uma curiosidade é que artes conceituais recentes levantaram o rumor de que sua versão para Genshin Impact seria, supostamente, Tsaritsa, líder dos Fatui e Arconte de Gelo do continente de Snezhnaya.
Bronya já apareceu em Honkai Impact, mas sua versão de Star Rail é mais madura.Fonte: Honkai: Star Rail via HoYoverse
Seele
Seele é a personagem mais próxima de sua versão apresentada em Honkai Impact, tanto em design quanto personalidade. Seele utiliza uma foice e o elemento Quantum para desferir golpes poderosos em alvos únicos.
March 7th
Uma figura completamente inédita é March 7th. A personagem original foi encontrada à deriva congelada no espaço. March 7th não tem recordações de sua vida antes de ser resgatada pela tripulação do Expresso Astral, e por isso tomou a data de seu resgate, 7 de março, como sua identidade.
Lista completa
No lançamento, Honkai: Star Rail contará com 28 personagens (27 + a protagonista) alinhados a diferentes facções. Divididos em raridades de 4 ou 5 estrelas, eles podem ser adquiridos em sistemas de gacha e banners temporários, assim como em Genshin Impact:
Sistema de gacha para adquirir personagens é quase idêntico ao de GenshinFonte: HoYoverse via ClutchPoints
- Expresso Astral
- Himeko
- Welt
- Dan Heng
- March 7th
- Trailblazer (protagonista)
- Caçadores de Stellarons
- Kafka
- Silver Wolf
- Blade
- Estação Espacial Herta
- Arlan
- Asta
- Herta
- Belobog
- Gepard
- Bronya
- Seele
- Clara
- Sampo
- Pela
- Serval
- Natasha
- Hook
- Xianzhou Luofu
- Jing Yuan
- Yanqing
- Bailu
- Fu Xuan
- Tingyun
- Sushang
- Qingque
- Guilda de Marcadores
- Luocha
Jogabilidade
Star Rail traz um forte elemento de exploração, mantendo muito do que foi estabelecido em Genshin Impact. A navegação entre planetas é feita por meio do trem intergalático, Expresso Astral, e cada planeta traz seu próprio mundo aberto, mas proporcionalmente menores, quando comparados a Teyvat.
Exploração
Os quebra-cabeças para completar missões opcionais e descobrir áreas secretas se mantém, mas com uma abordagem mais restrita, pelo que pode ser visto até então. Outra semelhança nas mecânicas de jogo são os personagens alinhados a elementos da natureza:
- Fogo
- Gelo
- Vento
- Raio
- Físico
- Imaginário
- Quantum
Trailblazer, assim como a Viajante, é capaz de se adaptar e manipular mais de um elemento, sugerindo que sua progressão deve estar alinhada a evolução da história.
Combate
A principal diferença de Honkai: Star Rail para com os outros jogos da HoYoverse é o combate por turnos. O jogador tem a sua disposição até quatro membros de sua equipe, e como na maioria dos RPGs por turno, atributos específicos influenciam a ordem que cada um irá agir em combate.
Combate por turnos favorece a estratégia na composição de equipes.Fonte: HoYoverse via HoYoLAB
Este fator tático valoriza a experiência de diversificar a times dependendo do tipo de encontro. Isso também aumenta a relevância de personagens de suporte, dano em área, cura, e a utilização dos vários elementos.
Modos especiais
Além da história principal, o novo título também traz modos especiais de jogo para manter a comunidade engajada entre as atualizações. O modo Forgotten Hall oferece desafios com hordas de adversários a serem derrotados em um número limitado de rodadas. Seria o equivalente ao Abismo Espiral de Genshin.
Já o Simulated Universe, é uma experiência inédita, e talvez o principal trunfo de Honkai: Star Rail. Neste modo, os jogadores se deparam com mapas criados proceduralmente, no melhor estilo roguelike, diversificando um pouco a experiência endgame.
Para participar dessas atividades os jogadores utilizam pontos de energia, que aqui chamam Trailblazer Power — idêntico ao famigerado sistema de Resina. As recompensas dos diversos modos vão de Light Cones (armas) e Relics (artefatos), aos itens para evolução de personagens e moeda interna para utilizar em microtransações.
Ao que tudo indica, Star Rail não deve ter modo PvP, eliminando um dos principais fatores Pay-to-Win entre jogos gratuitos.
O que esperar de Honkai: Star Rail?
Apesar do apelo por ter os personagens mais recentes, Genshin Impact já provou que é possível aproveitar o jogo ao máximo, mesmo com companheiros mais comuns, e até bem poderosos — Bennett está aí para provar.
Honkai: Star Rail parece seguir o mesmo formato, apresentando um jogo completo, com histórias ricas, mas gratuito. Diferente de outros títulos com microtransações, o sistema de gacha está presente como formato de monetização, mas não é sua essência, nem limita a experiência principal dos jogadores.