7 jogos que foram um completo fracasso mundial

3 min de leitura
Imagem de: 7 jogos que foram um completo fracasso mundial
Imagem: Gearbox Software

O mundo dos games recebe diversos títulos todos os meses, sendo que esse não é um cenário exclusivo da geração atual de consoles. No passado também tínhamos opções em quantidade considerável, por isso não era difícil encontrar alguns jogos que foram um fracasso.

Aliás, é exatamente sobre isso que falaremos aqui nessa lista: títulos que em algum momento até chamaram a atenção do público, mas terminaram como jogos que foram um fracasso.

1. Duke Nukem Forever

Já vamos começar essa lista de jogos que foram um fracasso com Duke Nukem Forever, além de ser um dos que teve o maior período de desenvolvimento – foram 14 anos entre o seu anúncio e o lançamento.

Foram tantas idas e vindas nesse desenvolvimento que parte do público perdeu o interesse ao longo do caminho. Os bravos e valentes que ainda se mantiveram no grupo da esperança acabaram se deparando com um jogo com gráficos abaixo da média, diversos bugs e outros problemas que certamente contribuíram para o seu fracasso.

2. Superman 64

O Nintendo 64 diversos games que ainda hoje habitam a memória dos jogadores, e entre eles está Superman 64 – mas, infelizmente, em um sentido não muito agradável.

O pacote entregue pelo game faz com que ele seja um dos jogos que foram um fracasso. A parte gráfica parece ter sido feita às pressas, os controles quase não ofereciam precisão e o game também contava com vários outros problemas técnicos. Ou seja: você dificilmente vai achar alguém que fala bem dele.

3. Kingdoms of Amalur: Reckoning

Kingdoms of Amalur: Reckoning era um daqueles projetos que tinha tudo para dar certo. Entre os nomes que compunham seu time estava Todd McFarlance (criador de Spawn) e o escritor R.A. Salvatore, bastante famoso entre os amantes de fantasia. Porém... Bem, já sabe que, se ele aparece aqui, tivemos problemas.

O que faz deste título um dos jogos que foram um fracasso foi o fato de ter sofrido constantes mudanças em seu desenvolvimento. Por conta disso, o número de cópias vendidas (1,2 milhão) não conseguiu cobrir os custos de produção (US$ 75 milhões), algo que, inclusive, levou sua produtora à falência.

4. E.T. O Extraterresre

O filme E.T. O EXtraterrestre fez um baita sucesso e até hoje é lembrado com carinho por muitas pessoas que tiveram contato com ele. Porém, o mesmo não pode ser dito sobre este game lançado para o saudoso Atari.

E.T. foi um dos primeiros games baseados em filme, ele foi bastante desejado por diversas pessoas depois de seu anúncio. Entretanto, a Atari acabou produzindo tantas cópias do jogo que acabou com milhares delas encalhadas, e um prejuízo que pode ter beirado US$ 536 milhões.

Com isso, não é preciso muito para perceber que ele entra, com louvor, nessa lista de jogos que foram um fracasso.

5. eFootball 2022

A Konami tinha um produto consolidado enquanto trabalhava com a franquia Pro Evolution Soccer. Porém, em 2021 ela teve a ideia entregar ao mundo eFootball 2022, uma versão gratuita de jogo de futebol que acabou não agradando muito.

Não demorou para que a rede ficasse repleta de opiniões negativas sobre o game, que trouxe diversos bugs já no lançamento e mudanças em sua jogabilidade. Levou um tempo até que a produtora acertasse alguns desses problemas, mas até que isso acontecesse muita gente já tinha perdido o interesse no jogo.

6. Harry Potter: Wizards Unite

Vamos colocar em nossa lista um título mobile que, ao menos em seu conceito, poderia ter dado muito certo: Harry Potter: Wizards Unite.

Com a sua experiência em títulos que utilizavam realidade aumentada e o fato de precisar se mover para alcançar os objetivos ou encontrar novas criaturas, a Niantic parecia ter outra galinha dos ovos de ouro em suas mãos.

Porém, o número de jogadores foi caindo ao longo do tempo, até o momento em que ela se viu obrigada a fechar os servidores do game - e, por conta disso, ele está na nossa lista dos jogos que foram um fracasso.

7. Mighty No. 9

Mighty No. 9 tem uma história curiosa, já que pode ser considerado um sucesso e, ao mesmo tempo, um fracasso.

Explicando: o game teve uma das campanhas mais rentáveis dentro do Kickstarter, acumulando milhões para o desenvolvimento de sua campanha (encabeçada por Keiji Inafune, criador de Mega Man). Isso, por si só, já fez muitos investirem dinheiro nesse projeto.

Entretanto, ele acabou ficando abaixo das expectativas quando foi lançado, levando muitos que o financiaram a se arrependerem de ter feito isso. Ou seja: estamos diante de mais um jogo que foi cancelado.

E você, lembra de mais algum jogo que foi um fracasso? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores usando as redes sociais do Voxel.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.