10 jogos com gráficos realistas que floparam

4 min de leitura
Imagem de: 10 jogos com gráficos realistas que floparam
Imagem: Sony Computer Entertainment

Quem é fã de jogos sabe que, conforme o tempo passa, novas tendências são lançadas entre o desenvolvimento de novos títulos, algo que impacta significativamente alguns projetos e franquias.

Nesse sentido, nas últimas décadas, diversas produções focaram em trazer gráficos mais realistas para seus personagens, narrativa e jogabilidade, fazendo com que isso se tornasse uma característica impactante e importante para a obra como um todo.

Porém, nem sempre apostar nesse realismo pode ser bom no final das contas. Em meio ao hype gerado por conta das considerações prévias dos estúdios, muitos fãs acabam ficando empolgados e ansiosos com esses lançamentos. Mas será que eles conseguem suprir essa expectativa?

Logo abaixo, confira uma lista recheada de jogos com gráficos realistas que floparam consideravelmente por inúmeros motivos. Aproveite!

10. Aliens: Colonial Marines

(Sega/Reprodução)(Sega/Reprodução)Fonte:  Sega 

A franquia Alien já foi capaz de impressionar os fãs de diversas formas, além de também conseguir elogios com parte da crítica especializada. Porém, quando Colonial Marines foi lançado oficialmente em 2013, apostando em gráficos mais realistas, o susto foi imediato e a qualidade prometida por meio de trailers e materiais promocionais não se confirmou (e não só nos gráficos, já que era inteiro quebrado, com problemas na inteligência artificial, bugs e muito mais).

Além disso, muitos argumentaram que o jogo contava com uma narrativa confusa e cheia de detalhes desinteressantes, que, justamente, não agregavam em nada para o todo.

9. Marvel vs. Capcom: Infinite

(Capcom/Reprodução)(Capcom/Reprodução)Fonte:  Capcom 

Em linhas gerais, crossovers quase sempre acabam gerando produtos empolgantes e que criam enorme expectativa nos fãs. Os desenvolvedores de Marvel vs. Capcom sabiam muito bem disso, até que decidiram lançar o jogo Infinite, também impulsionados pelo sucesso que a Marvel fazia com seus filmes no cinema.

O resultado, porém foi muito abaixo do esperado e a Capcom não conseguiu atingir sua própria meta de vendas. Os fãs também não abraçaram o título, dando feedbacks, em sua maioria, negativos a respeito dos gráficos, personagens e estilo de jogo.

8. Overkill's The Walking Dead

(Overkill Software/Reprodução)(Overkill Software/Reprodução)Fonte:  Overkill Software 

Com a benção de Robert Kirkman, criador dos personagens dos quadrinhos também vistos na série de televisão, os estúdios Starbreeze Studios e Overkill Software se uniram para produzir um jogo que conseguisse dar um frescor à franquia após diversas tentativas fracassadas.

Porém, com uma recepção bastante negativa, a Skybound Entertainment, proprietária do jogo, decidiu cancelar as versões que chegariam para PlayStation e Xbox, além de removê-lo efetivamente do Steam.

7. Alpha Protocol

(Sega/Reprodução)(Sega/Reprodução)Fonte:  Sega 

Aqui temos mais um caso no qual a expectativa pode ter sido o fator que mais atrapalhou do que contribuiu para o fracasso de Alpha Protocol. Contando com uma equipe criativa potente que já havia entregado alguns sucessos, os fãs estavam curiosos para saber o que poderia sair desse título da Obsidian.

E, embora tenha trazido muita ação e espionagem para o centro das atenções, o título não conseguiu empolgar, sobretudo por conta de alguns atrasos e desentendimentos internos.

6. Duke Nukem Forever

(Apogee Software/Reprodução)(Apogee Software/Reprodução)Fonte:  Apogee Software 

Sendo o quarto lançamento da franquia, Duke Nukem Forever prometeu muito e mais um pouco aos fãs que aguardavam ansiosos por mais um título empolgante baseado no personagem titular. E mesmo com uma boa repaginada nos gráficos, o jogo não conseguiu empolgar, pois parecia algo datado e sem muita inspiração.

O reflexo disso veio posteriormente nas vendas, que não conseguiram bons resultados e ainda amargaram conforme a crítica especializada soltava suas impressões.

5. Anthem

(Electronic Arts/Reprodução)(Electronic Arts/Reprodução)Fonte:  Electronic Arts 

Aqui temos mais um caso em que os desenvolvedores prometeram muito e não entregaram quase nada. Dispostos a “revolucionar a ação multiplayer online”, Anthem foi lançado em fevereiro de 2019 nas plataformas PC (Microsoft Windows), PlayStation 4 e Xbox One.

Porém, não demorou muito para que as vendas despencassem consideravelmente, afinal, os comentários de quem já havia jogado foram disseminados com rapidez e a crítica não se importou em destacar todos os pontos negativos do título.

4. Lawbreakers

(Nexon/Reprodução)(Nexon/Reprodução)Fonte:  Nexon 

Apesar de contar com uma premissa instigante, gráficos impressionantes e um marketing robusto, nada disso foi suficiente para salvar Lawbreakers, o primeiro jogo produzido pela já extinta Boss Key Productions, de Cliff Bleszinski, ex-diretor criativo da Epic Games (e criador de Gears of War).

Com um lançamento tímido, de acordo com Bleszinski, faltou interesse do público em aproveitar os mecanismos oferecidos pelo jogo, visto que se tratava de um jogo de tiro aparentemente comum.

3. Final Fantasy XIV

(Square Enix/Reprodução)(Square Enix/Reprodução)Fonte:  Square Enix 

A franquia Final Fantasy já estava totalmente consolidada entre os jogadores quando mais um título foi lançado em 2010. Seguindo o sucesso de ideias anteriores, Final Fantasy XIV, no entanto, não foi bem recebido pelo público, principalmente por conta de todos os elementos confusos presentes na narrativa.

Apesar dos gráficos potentes, parecia que algo ainda estava faltando. O resultado foi catastrófico e a crítica especializada não poupou negatividade. Contudo, anos depois, um relançamento foi encomendado para corrigir todas as falhas.

2. Mass Effect: Andromeda

(Electronic Arts/Reprodução)(Electronic Arts/Reprodução)Fonte:  Electronic Arts 

Após não ter obtido muito sucesso com Mass Effect 3, de 2012, a BioWare tinha altas esperanças com Mass Effect: Andromeda, de 2017. A desenvolvedora parecia ter investido fortemente em correções e os fãs estavam ansiosos pelo que viria a seguir. Mesmo assim, quando o título ficou disponível, a decepção ficou escancarada.

Andromeda ainda possuía muitos erros em todos os quesitos principais de um jogo, incluindo enredo, animações e mecânica. Isso se refletiu nas vendas que ficaram praticamente estáticas depois de um tempo.

1. The Order: 1886

(Sony Computer Entertainment/Reprodução)(Sony Computer Entertainment/Reprodução)Fonte:  Sony Computer Entertainment 

Por fim, para encerrar essa lista de jogos com gráficos realistas que floparam, é preciso falar de The Order: 1886, lançado em 2015 exclusivamente para o PlayStation 4. Em linhas gerais, tratava-se de um jogo também cercado de muita expectativa, principalmente por tudo o que os trailers entregavam em termos de qualidade gráfica.

Contudo, o design impressionante não foi suficiente para fazer com que o público se interessasse pelo restante. Além disso, parte da crítica apontou que o enredo poderia ser muito confuso, visto que em meio a inúmeros elementos e personagens, tudo se resolvia de forma muito rápida.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais curiosidades interessantes sobre diversos jogos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.