Confira os 7 consoles que foram fracasso mundial

3 min de leitura
Imagem de: Confira os 7 consoles que foram fracasso mundial
Imagem: Kickstarter

Desenvolver videogame nem sempre é garantia de sucesso. Ainda que diversos profissionais dediquem tempo e dinheiro para dar vida a várias ideias, em alguns casos eles podem acabar gerando consoles fracassados.

E, como você já deve ter notado, será exatamente sobre alguns videogames fracassados que falaremos neste artigo. Aliás, aproveite para deixar uma mensagem em nossas redes sociais dizendo se teve ou chegou a ter contato com algum desses consoles em sua vida. Vamos lá:

1 - Virtual Boy

Essa é provavelmente uma das maiores pedras no sapato da Nintendo, que em uma tentativa de inovar acabou dando um tiro no próprio pé ao criar um dos maiores consoles fracassados dos últimos tempos.

A ideia do Virtual Boy era apresentar a realidade virtual de outra forma para o público, oferecendo uma experiência de imersão em diversos jogos. Porém, ele não caiu no gosto dos jogadores e a casa de Mario cessou sua produção menos de um ano depois de seu lançamento.

Enquanto a Big N ressaltou que o console não foi bem por conta do alto preço, limitação no 3D e poucos títulos, o público destacou elementos como dores, náusea e vista cansada como problemas, muito disso conta dos gráficos vermelhos entregues pelo console.

2 - N-Gage

Atualmente é comum termos jogos em nosso celular e utilizá-lo tanto como aparelho quanto como videogame. A Nokia até tentou algo do gênero no passado com o N-Gage, mas para variar não deu muito certo.

O problema do N-Gage é que ele não funcionava bem como videogame, muito menos como celular. Além disso, seus jogos não eram tão atrativos graficamente falando, o que fez a fabricante de aparelhos desistir dessa aposta pouco tempo depois, adicionando mais um nome à lista dos consoles fracassados.

3 - Neo Geo Pocket

Aqui temos mais um portátil que figura entre os consoles fracassados. Neste caso, falamos do Neo Geo Pocket, a iniciativa da SNK para tentar concorrer com o Game Boy da Nintendo e que, para variar, falhou em sua missão.

Mesmo trazendo uma qualidade técnica considerável para os jogos lançados (vale lembrar que apenas nove deles viram a luz do dia), ele não teve força para atrair a atenção do público. Por conta disso, foi descontinuado três anos após o seu lançamento.

4 - Apple Pippin

Quem olha o iPhone, iPad e outros aparelhos da maçã, talvez nem se recorde de que ela também aparece na lista dos consoles fracassados com a tentativa de emplacar no mercado dos games com o Apple Pippin.

Ele chegou às lojas no mesmo período do Nintendo 64 e do primeiro PlayStation. A proposta da empresa da Maçã era oferecê-lo como um PC barato, mas o público acabou enxergando ele como um videogame mais caro – por conta disso, vendeu apenas 42 mil unidades em seu ciclo de vida.

5 - Ouya

Em 2012, o Ouya surgiu no Kickstarter como uma proposta que atraiu a atenção do público por abrir muitas portas para desenvolvedores. O motivo? Usar o sistema Android em sua base de programação.

Entretanto, o que parecia um sonho se tornou um pesadelo quando os compradores viram que ele tinha uma biblioteca de jogos bem menor que a planejada, além de vários problemas técnicos e de hardware que o colocaram na lista dos videogames fracassados pouco tempo após o lançamento.

6 - PSP Go

A Sony já tinha algumas versões do PSP no mercado quando decidiu lançar o PSP Go, que ao menos na cabeça dos executivos tinha tudo para dar certo. Porém, a história nos mostra que ele só conseguiu um espaço na lista dos videogames fracassados.

Um dos principais aspectos do PSP Go é o fato dele não possuir espaço para mídia física, ou seja, todos os jogos precisam ser baixados. E é aí que mora um dos problemas, pois a bateria dele diminui absurdamente quando está conectado ao Wi-Fi – e nem vamos comentar sobre a qualidade de seu material aqui, que é bem duvidosa.

7 - Zeebo

Por fim, fecharemos nossa lista com um console nacional que, infelizmente, acabou ganhando espaço entre os videogames fracassados.

Produzido pela Tectoy, o Zeebo vinha com a proposta de trazer acesso a alguns jogos antigos, como Quake 2, FIFA Soccer 09 e outros. Porém, ele acabou virando mais um caso daqueles consoles que já foi visto por muitos como ultrapassado, e nem mesmo os dois cortes de preço em menos de um ano (passando de R$ 499 para R$ 299) foram capazes de salvá-lo.

E para você, quais são os consoles que deixaram a desejar no quesito variedade de jogos, qualidade de exibição, performance e todas as experiências que desejamos ter em um Videogame? Fique de olho aqui no Voxel que sempre trazemos mais listas como essa!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.