7 jogos cancelados que poderiam ter sido incríveis

4 min de leitura
Imagem de: 7 jogos cancelados que poderiam ter sido incríveis
Imagem: Repositório de imagens NZN

Quase todo gamer já teve aquela sensação horrível de ver um jogo muito aguardado sendo cancelado. Sejam de franquias já muito conhecidas ou IPs totalmente novas e promissoras, não dá para negar que é bem frustrante ver vídeos de gameplay, imagens promocionais e diversas promessas indo para o lixo. O pior é saber que muitos desses títulos cancelados poderiam ser incríveis.

Infelizmente, seja por gastos exorbitantes, fechamento de estúdios ou por problemas ao longo do desenvolvimento, essa é uma situação bem normal na indústria dos games. Por isso, vamos relembrar com bastante saudades desses jogos cancelados que poderiam ter sido maravilhosos. Confira a lista completa logo abaixo!

7. Fable Legends

Para iniciar nossa lista, temos o famoso Fable Legends, que foi muito aguardado pelos fãs da franquia. O game que estava sendo desenvolvido pela Lionhead Studios foi anunciado formalmente em 2013 e teria vários elementos cooperativos online, algo que parecia deixar a premissa do título ainda mais interessante.

Muito ambicioso, o projeto teria custado mais de US$ 75 milhões à Microsoft, um valor extremamente alto para um jogo que nunca viu a luz do dia. O cancelamento oficial ocorreu quando a Lionhead foi fechada em 2016, nos deixando bem curiosos com o que Fable Legends poderia ter sido. Felizmente, devemos ver um novo título da série em breve, desta vez nas mãos da Playground Games.

6. Star Wars 1313

Há muitos motivos pelos quais os fãs de Star Wars podem não gostar da Disney, incluindo o cancelamento do game que a LucasArts havia revelado na E3 de 2012, o Star Wars 1313. Infelizmente, após a aquisição bilionária da franquia, a Disney encerrou o desenvolvimento do título ainda em 2013.

Pelo que foi mostrado, o jogo teria Boba Fett como protagonista e focaria em sua vida como mercenário em Corascant, além de prometer bastante ação nos combates em terra e no espaço. Infelizmente, a Disney nunca mais falou sobre um possível revival desse projeto ou de algum jogo com uma temática parecida.

5. Doom 4

Anunciado ainda em 2007, Doom 4 estava planejado como um reboot da franquia e contava com vídeos de gameplay bem interessantes. Só que o projeto sofreu muitas dificuldades ao longo dos anos e foi resetado em 2011. Segundo a Bethesda, o motivo do conceito original de Doom 4 ter sido deixado de lado é que ele estava ficando parecido demais com Call of Duty e fugindo da proposta real da franquia.

A boa notícia é que o esforço dos desenvolvedores não foi em vão, já que após descartarem Doom 4, eles começaram a focar no jogo que viria se tornar DOOM, o reboot que saiu em 2016 e foi sucesso de crítica e público. Embora essa história tenha terminado em sucesso, sempre bate aquela curiosidade de como seria o game original se ele tivesse sido lançado do jeito que era originalmente.

4. Prey 2

Prey 2 também é um caso interessante, tendo sido anunciado em 2006 como a sequência direta do título original lançado alguns meses antes. Infelizmente, o desenvolvimento do game só se iniciou em 2009, quando os seus direitos foram transferidos para a Bethesda, mas vários problemas levaram ao seu cancelamento em 2014.

Foi apenas em 2017 que o novo Prey foi lançado, mas sem ter relação alguma com o game original, nos deixando sem saber como a tal sequência realmente seria.

3. Star Wars Battlefront III

Depois de dois títulos incríveis lançados em 2004 e 2005, a LucasArts já estava com os planos de trazer Star Wars Battlefront III logo em seguida. O game teve seu desenvolvimento iniciado pela Free Radical Design ainda em 2006 e prometia uma transição perfeita entre batalhas no espaço e em terra firme. Não havia um fã da franquia de George Lucas que não estava ansioso para ver esse avanço nas plataformas da época.

Infelizmente, o projeto foi cancelado em 2008 quando a Free Radical Design falhou em cumprir as metas e objetivos estabelecidos para o desenvolvimento do game. Segundo um dos fundadores do estúdio, Steve Ellis, boa parte de Star Wars Battlefront II já estava pronto, o que deixa esse caso ainda pior. É claro que a EA lançou seus próprios jogos sob o título Battlefront alguns anos depois, mas a qualidade era bem diferente.

2. Scalebound

Facilmente um dos jogos cancelados mais conhecidos da indústria, Scalebound também era muito aguardado e possuía grandes ambições. Esse é outro título que seria publicado pela Microsoft, mas que estava sendo desenvolvido pela Platinum Games de forma exclusiva para o Xbox One. Ele foi anunciado em 2014 como um Action RPG com dragões que funcionariam como nossos companheiros, um modo cooperativo de até 4 jogadores e um enorme mundo aberto.

Infelizmente, o jogo foi cancelado em 2017 sem que os motivos fossem revelados, mas Atsushi Inaba, da Platinum, chegou a revelar em 2019 que tanto seu estúdio como a Microsoft tinham falhado com o projeto. Até onde se sabe, os direitos do game continuam com a antiga empresa de Bill Gates, mas não há indícios que o projeto será retomado algum dia.

1. Silent Hills

É quase impossível falar de jogos cancelados que seriam incríveis sem mencionar Silent Hills, aquele que teria uma parceria dos sonhos entre Hideo Kojima, Junji Ito e Guillermo del Toro. O projeto foi cancelado depois dos problemas que Kojima teve com a Konami e saiu da empresa após 29 anos trabalhando por lá. Tudo o que os jogadores tiveram antes disso foi a P.T., um teaser jogável do conceito inicial de Silent Hills.

Embora possa parecer pouco, essa demo que nos fazia dar voltas nos corredores de uma casa era mais assustador do que maioria de jogos de terror completos da época e viralizou com diversos trechos de gameplay no YouTube. Além disso, esse teaser de menos de 30 minutos foi o bastante para influenciar diversos games indies e de estúdios grandes que vieram nos anos seguintes. Se algo tão curto conseguiu tudo isso, imaginem o que teria sido da obra completa.  Infelizmente, nunca saberemos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.